I Conferência de Ações Afirmativas na UFES

Imagem da página inicial da Conferência

Pré-Conferência de Ações Afirmativas da UFES

Carta convite aberta à comunidade universitária e sociedade civil organizada

 

Prezados,

 

O Departamento de Cidadania e Direitos Humanos (DECIDH) da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (PROAECI), vem por meio deste, agradecer os estudantes, coletivos estudantis, grupos de pesquisa e extensão, professores, técnicos-administrativos, entidades representativas (SINTUFES, ADUFES, DCE), gestores e movimentos da sociedade civil organizada que tem, até este momento, estado conosco no processo de construção da

I Conferência de Ações Afirmativas da Universidade Federal do Espírito Santo. Agradecemos ainda aos que não puderam estar presencialmente nos encontros e reuniões, mas que compõem esse movimento e trilham na universidade um caminho de fortalecimento das ações afirmativas.

 

A Conferência, prevista para o primeiro semestre de 2018, está sendo proposta como espaço-tempo de avaliar a trajetória de uma década de ações afirmativas na UFES – tomando como marco a primeira turma de ingressantes pelo sistema de cotas -, e formular uma agenda propositiva comum que subsidie as ações e práticas na Universidade Federal do Espírito Santo, com foco para a sustentabilidade sociocultural, territorial, educacional, científica de estudantes indígenas, quilombolas, negros/as, mulheres, LGBTs, pessoas com deficiência e população do campo no âmbito da universidade.

 

Vimos, desde junho deste ano, realizando rodadas de conversas e discussões com estudantes, servidores e gestores desta universidade, bem como com a sociedade civil organizada, no sentido de apresentar e colocar para debate a proposta de realização de uma Conferência de Ações Afirmativas na UFES. Nesse processo dialogado, decidiu-se pela realização de uma pré-conferência, com participação aberta, a fim de propiciar um “aquecimento” das discussões, bem como oportunizar que pontos relacionados ao modo de funcionamento da conferência,

tais como metologia de participação, temas dos grupos de trabalho, plenária final, dentre outros, sejam deliberados coletivamente.

 

Entendemos que a riqueza e a potência de uma Conferência reside justamente no processo coletivo de construção. Ao propor um percurso dialógico, apostamos na construção coletiva de reflexões e encaminhamentos que, sendo fiados em um espaço de debates ampliado, fortalecem o grau de comprometimento dos diferentes atores na construção de uma agenda de ações afirmativas que se constitua como princípio ético-político orientador das práticas na UFES.

 

Desse modo, convidamos todos e todas para ocupar este espaço da Pré-Conferência, que será realizada em 28 de novembro de 2017, no auditório do CCE, no campus Goiabeiras da UFES, conforme programação que será amplamente divulgada.

 

Para mais informações e para realizar a inscrição, acessar: Site: http://eventos.ufes.br/AcoesAfirmativas Página do facebook: https://www.facebook.com/AcoesAfirmativasUFES

 

O contato conosco pode ser feito também pelo telefone 3145-5358 ou pelo e-mail:

acoesafirmativas.ufes@gmail.com

 

Cordialmente,

 

Departamento de Cidadania e Direitos Humanos – DECIDH

Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania - PROAEC

Conferências disponíveis

Não há conferências em andamento. Veja os arquivos para edições anteriores das conferências.