Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública-PPGGP

O PPGGP foi criado com o intuito de atender uma demanda servidores técnico-administrativos que reivindicavam a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e desenvolver novas competências. 

A UFES, analisando a ideia, iniciou um debate com um grupo integrado por professores de vários departamentos do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) por entender que a gestão pública é uma área de conhecimento multidisciplinar, que envolve conteúdos e teorias de várias áreas do conhecimento reunidas nesse centro, notadamente: Administração, Direito, Contabilidade e Economia. 

A partir da soma de esforços de professores desses quatro departamentos, foi proposta a criação do primeiro mestrado profissional do CCJE, visando à convergência de interesses de pesquisa em torno da gestão pública. O Programa foi aprovado pela CAPES no APCN de 2010 e iniciou suas atividades em outubro de 2011. A homologação foi feita por meio da Portaria MEC nº 656, de 22 de maio de 2017, publicada no DOU em 27 de julho de 2017, Seção 1, p. 20.

O CIPGP

O CIPGP é um Congresso do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública –PPGGP da Universidade Federal do Espírito Santo- UFES, Mestrado Profissional em Gestão Pública, que tem sua primeira edição em 2018. Ele vem promover a rede de pesquisadores e fomentar a produção e disseminação do conhecimento científico.

Parceiros PPGGP

A primeira turma de mestrandos teve início no segundo semestre de 2011 e, no ano seguinte, além dos técnicos da Ufes, participaram do processo seletivo servidores do Instituto Federal de Ensino do Espírito Santo (IFES), com quem foi firmado o primeiro acordo de cooperação.

A partir dessa primeira experiência outras instituições e órgãos do governo se interessaram pelo programa, dando início a uma série de acordos. Na presente data, além do Ifes, são também parceiros do programa: Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), Advocacia Geral da União (AGU), Ministério Público Federal (MP), Procuradoria do Trabalho da 17ª Região (MPT), Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE), Tribunal de Contas da União (TCU), Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Superintendência Regional da Polícia Federal no ES (SRPF/ES), Corpo de Bombeiros Militar do ES (CBMES), Governo do Estado do Espírito Santo, Superintendência Regional da Polícia Rodoviária Federal (SRPRF/ES) e Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/ES).

 

 

 

 



Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .