Congresso Nacional Africanidades e Brasilidades: Culturas e Territorialidades

Imagem da página inicial da Conferência

Em 2012 ocorreu na Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes no campus Goiabeiras o I Congresso Nacional Africanidades e Brasilidades: Ensino, pesquisa e crítica. O evento tinha como objetivo central pensar as questões de africanidades e brasilidades, buscando evidenciar a construção intercambiável das identidades de seus povos ao longo de mais de  500 anos ao mesmo tempo em que divulgou o quão os fluxos Brasil-África tornaram possível produtos culturais e intelectuais tão importantes para o diálogo Brasil/África. Essa proposta buscou atender a lei 10.639/03 para a consolidação dos estudos africanos no Brasil, da cultura afro-brasileira em escolas e Universidades brasileiras e a lei 11.645 de 10 de março de 2008 que estabelece as novas diretrizes e bases da educação nacional, incluindo a temática indígena no ensino fundamental e superior.  O evento promoveu debates sobre o ensino da história, cultura, literatura africana, afro-brasileira e indígena, pensou estratégias e metodologias que possam auxiliar a consolidação da lei 10.639/03 de 2003, bem como a lei 11.645 de 10 de março de 2008.

A inscrição de trabalhos a serem apresentados é até o dia 30 de setembro de 2016, para isso deve-se preencher a ficha de inscrição disponível em: https://docs.google.com/file/d/0B5qZkJ2fUUBGczFWNnlncXVCMm8/edit?pli=1 e enviar para o coordenador correspondente do GT.

Graduandos podem participar,desde que sejam participantes de projeto de Iniciação Científica e junto ao responsável por sua orientação, especialistas/especializandos, mestres/mestrandos, doutores/doutorandos, professores universitários ou pesquisadores institucionais podem, indistintamente, propor comunicação aos grupos de trabalho inscritos e aceitos na programação do evento, mas devem fazê-lo diretamente à coordenação do grupo de trabalho, que deverá observar se a proposição está adequada tanto à temática específica daquele grupo de trabalho, quanto ao tema central do evento. Em hipótese alguma as submissões de comunicação em grupos de trabalho devem ser encaminhadas à coordenação do evento, pois sua avaliação e consequente aceitação ou não é de inteira responsabilidade da coordenação do grupo de trabalho.

 

Conferências disponíveis

Não há conferências em andamento. Veja os arquivos para edições anteriores das conferências.