Eventos, IX Encontro ANPAE - ES (2017)

Tamanho da fonte: 
O Parque Moscoso como espaço-memória da cidade de Vitória: a educação na cidade em debate na formação continuada de professores
Larissa Franco de Mello Aquino Pinheiro

Última alteração: 2017-03-17

Resumo


O objetivo da pesquisa é compreender de forma crítica as relações entre memória e cidade para propor material educativo, voltado para o Parque Moscoso, a ser compartilhado e validado por meio de formação de professores. Para o estudo do Parque Moscoso utilizamos pesquisa qualitativa com abordagem exploratória. Na formação de professores utilizaremos a pesquisa intervenção com ações colaborativas, a partir de Damiani (2013) e Freitas (2010). O produto educativo está baseado nos momentos pedagógicos do Saviani (1984) e Ciavatta (2007, 2009) que utiliza a fotografia como fonte histórica. O referencial teórico ampara-se nas contribuições da Psicologia Histórico-Cultural, a partir de Vigotski (2010) e da Pedagogia Histórico-Crítica por meio de Saviani (2013, 1984). Quanto a relação entre educação e cidade dialogamos com Lefebvre (2001), Gadotti (2005, 2006) e Freire (1993). Com Le Goff (1982, 1992, 1997) discutimos a constituição da memória. Foi realizada uma revisão de literatura que nos deu um panorama do estado da arte da temática investigada.