Última alteração: 2017-01-31
Resumo
PRÁTICAS DE ENSINO CONTEXTUALIZADAS: UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA EFICIENTE E EFICAZ.
Adriano Ramos de Souza – IFES – Brasil – adriano.souza@ifes.edu.br
Tamirys Laurs Pelição – IFES – Brasil - tammylaurs@hotmail.com
RESUMO
Esse trabalho busca identificar as práticas pedagógicas adotadas pela A EMEF “Belmiro Teixeira Pimenta”, o Caic (Centro de Atendimento Integrado a Criança e Adolescente) localizada na comunidade do bairro Bela Vista em Colatina-ES no biênio 2015-2016. Essa unidade escolar do município de Colatina no Espírito Santo enfrentou na última década um processo de esvaziamento. A significativa redução no número de alunos levou a Secretaria de Educação do Munícipio de Colatina a propor uma intervenção administrativa e pedagógica com o objetivo de resgatar a unidade escolar. Com a adoção de práticas de ensino contextualizadas no ano de 2015 podemos observar uma mudança drástica na trajetória de resultados da EMEF, o que nos faz repensar o insucesso escolar a partir desse prisma, adoção de práticas de ensino contextualizadas.
Palavra-chave: Práticas de Ensino; Intervenção Pedagógica; Práticas de Ensino Contextualizadas; CAIC; EMEF “Belmiro Teixeira Pimenta”.
INTRODUÇÃO
A escola “Belmiro Teixeira Pimenta”, conhecida popularmente como Caic (Centro de Atendimento Integrado a Criança e Adolescente) foi inaugurada no ano de 1996 e está localizada na comunidade do bairro Bela Vista em Colatina-ES, e de acordo com o Censo de 2010, conta com 3.809 habitantes, sendo que 20% dessa população se encontra em idade escolar para a escola em questão (entre 6 a 15 anos de idade). Para os que conhecem a escola, sabem que ela possui um amplo espaço físico e uma gigantesca estrutura, ao contrário de todas as outras escolas municipais que muitas vezes não tem espaço nem mesmo para uma quadra de esportes. Essa EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) que já chegou a ter cerca de 600 alunos matriculados, e no inicio do ano letivo de 2015 não contava nem com 100 alunos frequentando-a regularmente.
No âmbito administrativo, com o apoio de respaldo da Semed realizou um processo seletivo de contratação de docentes específico, incluiu uma entrevista de identificação de perfil profissional, pois segundo Demétrio "não se pode imaginar um futuro para a humanidade sem educadores. Os educadores, numa visão emancipadora, não só transformam a informação em conhecimento e em consciência crítica, mas também formam pessoas."
Em outra ação a Semed implantou na unidade um novo modelo de gestão onde a figura do Diretor passou a ser pedagógica e não administrativa, fica essa última figuração e ação a cargo da própria Semed.
Na escolha desses profissionais a Semed confiou-lhes a grande responsabilidade de mudar a realidade daquela comunidade a respeito dessa EMEF. Diante do gigantismo desse desafio a comunidade interna da unidade de ensino passou a identificar e priorizar quais ações seriam necessárias para que a escola se tornasse um lugar de oportunidades.
Conforme MORAN (2000, p. 23), “um dos grandes desafios para o educador é ajudar a tornar a informação significativa, a escolher as informações verdadeiramente importantes entre tantas possibilidades, a compreendê-las de forma cada vez mais abrangente e profunda e a torná-las parte do nosso referencial”.
Nessa tempestade de ideia, termo muito utilizado na gestão de negócios onde todos lançam mão de várias ideias e o grupo seleciona as possíveis, a unidade de ensino mapeou os seguintes questionamentos: Como trazer os alunos para a escola novamente? Como melhorar o aprendizado desses alunos? Como trazer a curiosidade de aprender em alunos defasados? Como criar hábitos de estudo em crianças que não recebe nenhum incentivo dentro de casa? Como provar que a vida fora do crime e das drogas é bem melhor?
No ano de 2015, como a missão de ser um lugar de oportunidades a escola se empenhou em desenvolver novas práticas docentes, mais contextualizadas no cotidiano dos alunos, para potencializar o processo de ensino e aprendizagem e melhorar não só o rendimento dos discentes, mas, mudar a cultura de trabalho interna escolar e consequentemente o reflexo de suas ações na comunidade em geral.
Essa pesquisa busca apresentar como a atitude administrativa e pedagógica influência na realidade da escola e pata tanto realizou uma pesquisa-ação no próprio Caic, utilizando-se de procedimentos de análise de documentos, coleta de dados, observações e entrevistas no intuito de demonstrar que práticas pedagógicas adequadas são propulsoras de uma educação real e efetiva.
DESENVOLVIMENTO
Nos anos de 2015 e 2016, período em que a pesquisa-ação foi realizada, observou-se a implantação dos seguintes projetos: Horta escolar, Biblioteca em ação; Laboratório de ciências; Visitas de estudos; Calendário cultural; Ações administrativas Semed e Campanha de matrículas.
Os resultados podemos observa no gráfico abaixo:
GRÁFICO 1: Número de Matrículas na A EMEF “Belmiro Teixeira Pimenta” – Colatina/ES – 2005-2016
Fonte: EMEF “Belmiro Teixeira Pimenta”, 2016.
Como podemos observar, após a doção de práticas pedagógicas adequadas a realidade escolar o número de matrículas apresenta crescimento após uma década de decrescimento.
Outro gráfico nos apresenta uma redução no número de retenções, o que na prática indica o maior sucesso dos estudantes frente as novas práticas de ensino adotadas.
GRÁFICO 2: Número de Retenções na A EMEF “Belmiro Teixeira Pimenta” – Colatina/ES – 2014-2016
Fonte: EMEF “Belmiro Teixeira Pimenta”, 2016.
CONCLUSÃO
Paulo Roberto Padilha escreveu em sua tese de doutorado que "a boniteza de ser professor está no fato de ser uma atividade desafiadora, cheia de cores, tempos e espaços diferentes. A vida do professor poderia ser dinâmica e bela se pudéssemos enchê-la de jardins, de sons, de imagens, de sentimentos... se pudéssemos resgatar a beleza que temos em nós, seres humanos. Resgatar na sala de aula e na escola, a nossa humanidade".
A através dos resultados quantitativos que foram apresentados pela pesquisa e que demonstram um resgate qualitativo na EMEF “Belmiro Teixeira Pimenta” podemos concluir que a adoção de práticas pedagógicas adequadas a realidade escolar se mostrou eficazes e eficientes no que se objetiva o processo educacional, o sucesso do educando de forma prazerosa e significativa.
A redução da retenção e a ampliação no número de matrículas são claros indicador de que as ações ali propostas foram exitosas e cabe a todos nós educadores buscar a “prática” mais adequada a nossa realidade.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
CASTRILLON, Silvia. Modelo flexível para um sistema nacional de
bibliotecas escolares. Brasília: FEBAB, 1985.
GADOTTI, Moacir. Perspectivas Atuais da Educação. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1976.
_________. Educação e Mudança. 25ª ed. Rio de Janeiro: paz e Terra, 1979.
_________. Pedagogia da Esperança. 8ª ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2001.
_________. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários a prática educativa. 15ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Editora Cortez, 1994.
____________ et al. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 5.ed. São Paulo : Cortez, 2007.
MORAN, José Manuel et al. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 6. ed. Campinas: P
apirus, 2000.
Projeto Político Pedagógico da EMEF “Belmiro Teixeira Pimenta”
NISKIER, Arnaldo. Educação em primeiro lugar. São Paulo: moderna 1992 (Coleção Polêmica)
FONSECA, João José Saraiva da. Metodologia da pesquisa científica. Ceará: Universidade Estadual do Ceará, 2002.
TRIVIÑOS, A. N. S. - Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo, Atlas, 1987. 175p.
PADILHA, Paulo Roberto. Planejamento dialógico: como construir um projeto político-pedagógico da escola. São Paulo: Cortez/IPF, 2011