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O PROCESSO DA FORMAÇÃO DE CONCEITOS SOB O OLHAR DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL
Naiara Aparecida Nascimento, Elisabeth Rossetto, Jeani Escher Schmidt

Última alteração: 2018-08-20

Resumo


Este artigo foi fundamentado nos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural a respeito da formação do psiquismo humano na busca de compreender como ocorre o processo da Formação de Conceitos desde a infância até a adolescência. Partimos da seguinte problemática: conhecer o processo de Formação de Conceitos pode contribuir para a prática pedagógica do professor? Para tanto, realizou-se uma pesquisa teórico/bibliográfica de natureza qualitativa, na qual foram efetuadas uma série de estudos individuais e em grupo que subsidiaram as reflexões e discussões a respeito do tema. Foi possível identificar as etapas do processo de Formação de Conceitos e compreender o uso de signos e de instrumentos como elementos de destaque nesse percurso, bem como a fala como ferramenta de interação social no desenvolvimento do pensamento da criança em idade escolar. Nesse sentido, a compreensão desse processo contribui para aprimorar a prática pedagógica do professor, que se constitui como mediador do conhecimento no espaço escolar, o qual representa a principal fonte de desenvolvimento dos conceitos científicos, pois provoca avanços que não ocorreriam espontaneamente.