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INCLUSÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: DAS PERCEPÇÕES DOCENTES AOS DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Sirlei Ferreira da Silva Goularte, Agda Felipe Silva Gonçalves

Última alteração: 2018-08-20

Resumo


Resumo

Este texto é parte da dissertação, em fase final, no curso de mestrado em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores da Universidade Federal do Espírito Santo-Ufes. Objetivou analisar como a prática docente dos professores da Educação Profissional contribui para o processo de inclusão escolar de alunos com deficiência, nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em uma Instituição Pública da Rede Federal do Espírito Santo. Fundamenta-se na abordagem qualitativa e na metodologia de estudo do tipo etnográfico. Os dados foram obtidos a partir da técnica de grupo focal e analisados por meio da análise de conteúdo, com enfoque na perspectiva histórico-cultural, das contribuições teóricas de Vigotski. Para esta escritura tomamos como ponto de análise as percepções dos professores da/na educação profissional técnica de nível médio acerca do processo de inclusão escolar, as quais indicaram os desafios e possibilidades desse processo, pela ótica docente, dentre os quais destacamos como desafios centrais: a falta de formação adequada para os professores do ensino regular e a falta de professores especializados para o atendimento adequado. Entre os pontos principais evidenciados como possibilidades, temos: a democratização da educação e da sociedade, a ampliação das técnicas e metodologias concernente ao ensino e o respeito às diferenças. Considerando as falas dos professores, foi possível perceber que o processo de inclusão de alunos com deficiência na escola comum – Educação profissional – representa um avanço e uma necessidade, possibilitando (re)pensar a escola, suas práticas organizativas e pedagógicas instituídas para que todos os estudantes tenham êxito em sua trajetória acadêmica.

Palavras-chave: Inclusão Escolar, Educação Profissional, Percepções Docentes.