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DEFICIÊNCIA INTELECTUAL EM UMA ESCOLA DE ENSINO REGULAR: PRÁTICAS INCLUSIVAS E DESAFIOS.
Franciele Dalapícola dos Santos

Última alteração: 2018-08-20

Resumo


O presente artigo foi elaborado como requisito da disciplina Pesquisa, Ensino e Prática Pedagógica I e apresenta uma discussão sobre a inclusão dos alunos público-alvo da Educação Especial (PAEE) de uma escola municipal regular de ensino fundamental. O objetivo era saber como o conceito de inclusão é trabalhado, como e se é feito o PDEI (Plano de Desenvolvimento Educacional Individual) nessa escola e refletir sobre a necessidade de uma escola que exerça um trabalho de caráter colaborativo. O foco teórico dessa pesquisa é o desenvolvimento no processo ensino de aprendizagem a partir da teoria sócio-histórico-cultural de Lev Vygotsky. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi desenvolvida em uma escola localizada no município de Vitória-ES. Sendo realizada entrevista semiestruturada com a participação de uma das professoras especialistas da escola e também a observação do local. Denota-se um estudo acerca do trabalho de inclusão dessa escola e também das dificuldades enfrentadas pela mesma que tornam com que esse processo não consiga ser homogêneo, de maneira que se torne uma realidade a todos os alunos público-alvo da Educação Especial matriculados. Conclui ressaltando como o trabalho colaborativo e a interação entre todos é importante nesse processo e, por conseguinte, a esses alunos. Destacando que o conceito de inclusão pressupõe uma educação que não só insira, mas que aprenda a conviver com as diferenças, gerando uma sociedade mais justa, que inclua todos e que não se restrinja apenas em uma realidade para o âmbito escolar, mas também, sociocultural.

Palavras-chaves: Educação Especial; Trabalho Colaborativo; Educação Inclusiva.