Apresentações e Autores


Sobrenome A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Toda(o)s
Modalidade:
 

Submissões gerais

FIGURAÇÕES UNIVERSITÁRIAS PROCESSOS SOCIAIS DE INCLUSÃO NO BRASIL E MÉXICO
Mario de Jesus Xavier, Rayner Raulino e Silva
A INFLUÊNCIA DO MODELO MÉDICO-PSICOLÓGICO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL
AMANDA COSTA CAMIZAO, SONIA LOPES VICTOR
ASPECTOS RELACIONAIS DA CRIANÇA COM AUTISMO EM SITUAÇÃO DE BRINCADEIRA
José Francisco Chicon, Fabiana Zanol Araujo
O ENSINO DE ARTE MEDIADO PELOS SENTIDOS: ESTUDO DE CASO DE UM ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Edaneimar Alves Freitas Medeiros, Ivana de Macedo Mattos
O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS DE ALUNOS DEFICIENTES VISUAIS NA REDE REGULAR DE ENSINO
Paula Dias Silva
CONCEPÇÕES DE ALUNOS E DOCENTES ACERCA DA INCLUSÃO DE SUJEITOS SURDOS NA ESCOLA COMUM
Jaline Francisca De Souza Felix, Rosilene Aparecida Da Silva Faustino Freitas, Michell Pedruzzi Mendes Araújo
OS ALUNOS SURDOS NO CONTEXTO EDUCACIONAL: UMA ETNOGRAFIA NA ESCOLA SOBRE A CULTURA E A COMUNICAÇÃO POR MEIO DA LÍNGUA DE SINAIS
Yamilia de Paula Siqueira
NARRATIVAS SURDAS: ACESSO À LIBRAS APÓS A LEI 10.436/2002
Ruth Inti Angel Inti Henrique Lima
A COLABORAÇÃO PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL À CRIANÇA PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Alejandra Cesarina Rodriguez Paz, Sonia Lopes Victor
O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA PARA A APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
ANA LUIZA BARCELOS RIBEIRO, Bianka Pires André
ANÁLISE DA GESTÃO EDUCACIONAL DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NOS PLANOS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO DA REGIÃO CENTRO-OESTE
DOUGLAS CHRISTIAN FERRARI MELO, Mariana Saturnino de Paula, Gabriela Antunes Maciel Oliveira
AS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, COM ÊNFASE NA ÁREA DE DEFICIÊNCIA VISUAL, EM VILA VELHA/ES: ALGUMAS APROXIMAÇÕES
Merislandia Paulo da Silva Carvalho
OS PROCESSOS INCLUSIVOS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
Larissa Littig Francisco, Caroline de Andrade Souza
A CARACTERIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO MUNICÍPIO DE ALEGRE-ES E O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Alan César Santos Souza, Marileide Gonçalves França
AS CONCEPÇÕES DE INCUSÃO ESCOLAR PRESENTES NAS ESCOLAS DE UM MUNICÍPIO CAPIXABA: INDÍCIOS NA CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
Damila Soares de Carvalho, Mariangela Lima de Almeida
PROFESSORAS E A CRIANÇA PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: POSSÍVEIS PRÁTICAS INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Rosemeire Geromini Alonso
INCLUSÃO ESCOLAR DE UMA CRIANÇA COM A SÍNDROME DE RUBINSTEIN- TAYBI
Michell Pedruzzi Mendes Araújo, Sabrina de Oliveira Machado Trento, Rogério Drago
A CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS NÃO MEDICALIZANTES PARA O AUTISMO: A EXPERIÊNCIA DE UM CLUBE DO LIVRO
Débora Nascimento de Oliveira, Jair Ronchi Filho, Elizabete Bassani
INCLUSÃO DE UMA ALUNA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Jussimara Coelho de Souza, Michell Pedruzzi Mendes Araújo
BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE SUJEITOS COM TRANSTORNO GLOBAL DO DESENVOLVIMENTO - TGD
Gianni Marcela Magalhães Boechard
TRAJETÓRIAS DE SUJEITOS TIDOS COM DEFICIÊNCIA EM JERÔNIMO MONTEIRO-ES: IMPLICAÇÕES NOS DIREITOS SOCIAIS E À EDUCAÇÃO
Jovenildo da Cruz Lima, Alexandro Braga Vieira
INCLUSÃO DOS ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES
Allana Ladislau Prederigo, Letícia Soares Fernandes, Mariangela Lima de Almeida, Damila Soares de Carvalho
O SUJEITO COM SÍNDROME DE DOWN NO ENSINO SUPERIOR: INCLUSÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
SABRINA DA SILVA MACHADO TRENTO
JOGOS E BRINCADEIIRAS PARA CRIANÇAS AUTISTAS: POSSIBILIDADES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Fabiana Zanol Araujo, Michell Predruzzi Mendes Araújo
A PESQUISA COM OS PROFESSORES: A CONTRIBUIÇÃO DO CONTEXTO ESCOLAR
Côrtes Pereira Borges
CONSTRUINDO OLHARES E PRÁTICAS NÃO MEDICALIZANTES EM EDUCAÇÃO E SAÚDE: EXPERIÊNCIAS DE PARCERIAS COM UM PROJETO DE EXTENSÃO
Débora Nascimento de Oliveira, Jair Ronchi Filho, Elizabete Bassani, Beatriz Pombo Spinassé Duarte
A FORMAÇÃO CONTINUADA NA/DA ESCOLA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA INCLUSÃO DE CRIANÇAS E PROFESSORES COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Clayde Aparecida Belo Belo da Silva Mariano
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS: UMA PESQUISA-AÇÃO EM MARATAÍZES-ES
NAZARETH VIDAL DA SILVA, MARIANGELA LIMA DE ALMEIDA, MARILDA DE PAULA FURTADO
FORMAÇÃO CONTINUADA NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA FORMAÇÃO CONTINUADA EM CONTEXTO
Carmem Lúcia de Gouvêa Furiere, Maria José Carvalho Bento, Nazareth Vidal da Silva
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: NARRATIVAS E INCLUSÃO EM UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL
SABRINA DA SILVA MACHADO TRENTO
A INCLUSÃO ESCOLAR NA REDE PRIVADA: TENSÕES E POSSIBILIDADES
Isabel Matos Nunes
INCLUSÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: DAS PERCEPÇÕES DOCENTES AOS DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Sirlei Ferreira da Silva Goularte, Agda Felipe Silva Gonçalves
A IMPORTANCIA DA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM DO SUJEITO SURDO À LUZ DA MATRIZ HISTÓRICO CULTURAL
Srta Candeias Balbino Dias
O ENSINO DE CIÊNCIAS PARA ALUNOS SURDOS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE SÃO MATEUS- ESPÍRITO SANTO
Ana Flávia Santos de Souza, Daniel Junqueira Carvalho
REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOS DOCENTES QUE ATUAM COM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO MUNICÍPIO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES/ RJ
ANA LUIZA BARCELOS RIBEIRO
EDUCAÇÃO FÍSICA E INCLUSÃO: O PROFESSOR COMO MEDIADOR NA EXPERIÊNCIA DE BRINCAR DA CRIANÇA COM AUTISMO
FLAVIANE LOPES SIQUEIRA SALLES, JOSÉ FRANCISCO CHICON, Maria das Graças Carvalho Silva de Sá Sá
Representações Sociais de Tecnologia Assistiva por professores de alunos com deficiência visual matriculados em uma escola regular
Thiago Sardenberg
ALUNOS PÚBLICO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE DIZEM AS CRIANÇAS?
Nilziane Costa Marvila, Valquiria Costa Marvila Silva, Larissa Costa Marvila, isabel Matos Nunes
EPILEPSIA, MICROPOLÍTICAS E INCLUSÃO: O SENTIDO DA DOCÊNCIA PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA POSSÍVEL
MATHEUS MODESTO DE AZEVEDO
Os estímulos sensoriais das Artes Visuais para as crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Infantil: Um estudo de caso
Alline Siqueira Freitas
A CONTRIBUIÇÃO DE DIFERENTES VOZES NA ELABORAÇÃO DA POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM-ES
Conceição Aparecida Corrêa Martins
A ludicidade dentro do hospital: um estudo fenomenológico-existencial sobre o mundo das possibilidades
FERNANDES SILVA LIMA, Hiran Pinel, Rodrigo Bravin
A INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO AFRODESCENTE PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Ione Aparecida Duarte Santos Dias, Francisco de Assis Xavier
O ENSINO DE ARTE MEDIADO PELOS SENTIDOS: ESTUDO DE CASO DE UM ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Edaneimar Alves Freitas Medeiros, Ivana de Macedo Mattos
EDUCAÇÃO ESPECIAL E PROTAGONISMO: uma leitura fenomenológica sobre o Atendimento Educacional Especializado – AEE
Herberth Gomes Ferreira, Hiran Pinel, Menderson Rezende de Moura
REFLEXÕES SOBRE A INCLUSÃO: O DIREITO A UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
Ghane Kelly Gianizelli
A Política de Fundos e a (des) valorização dos estudantes Público Alvo da Educação Especial (PAEE)
Cristiane Ribeiro Da silva
Diálogos crítico-relexivos sobre a inclusão de surdos na escola comum: o que dizem os estudos produzidos da área?
Lara Regina Cassani Lacerda
GESTÃO ESCOLAR E EDUCAÇÃO ESPECIAL NOS CONTEXTOS BRASILEIRO E MEXICANO
Ellis Regina Godoy
PROCESSOS FORMATIVOS DE PEDAGOGOS NO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA DE JETIBÁ/ES: DIÁLOGOS SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR
Vanize Espindula
AS POLÍTICAS DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DE SERRA/ES E CARIACICA/ES: UM ESTUDO COMPARADO
Karolini Galimberti Pattuzzo Breciane, Alice Pilon do Nascimento, Carline Santos Borges
A RELAÇÃO PÚBLICO-PRIVADO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL PRESENTE NOS PLANOS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO DA REGIÃO NORDESTE
DOUGLAS CHRISTIAN FERRARI MELO, Gabriela Antunes Macie Oliveira, Mariana Saturnino de Paula
CONTRIBUIÇÕES DA FENOMENOLOGIA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DO EDUCANDO NAS ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: EXPERIÊNCIAS EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Maria Amelia Barcellos Fraga, Vitor Gomes
A CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E O DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES: UM OLHAR PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Lívia Vares da Silveira Braga
INCLUSÃO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO: CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA EM VILA VELHA
Melissa Oliveira Cruz, Neide Maria Faria
TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO E NAS PRÁTICAS DIDÁTICAS DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
NAHUN THIAGHOR LIPPAUS PIRES GONÇALVES
O PROCESSO DA FORMAÇÃO DE CONCEITOS SOB O OLHAR DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL
Naiara Aparecida Nascimento, Elisabeth Rossetto, Jeani Escher Schmidt
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL EM UMA ESCOLA DE ENSINO REGULAR: PRÁTICAS INCLUSIVAS E DESAFIOS.
Franciele Dalapícola dos Santos
I ENCONTRO DE LEITURA INCLUSIVA COM PESSOAS EXTRAORDINÁRIAS
ALNÍNIVE CORREIA ARAUJO MARTINI, RAQUEL FALK TOLEDO
A FALTA DE SINAIS PARA AS TERMINOLOGIAS QUÍMICAS EM LIBRAS E OS PRINCIPAIS DESAFIOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA PARA ALUNOS SURDOS
Cláudia Aparecida Vieira Pinheiro
INCLUSÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO CONTINUADA: ENTRE CONCEPÇÕES E PRÁTICAS
Fernanda Nunes da Silva, Mariangela Lima de Almeida
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFIFIÊNCIA INTELECTUAL NO ATUAL CONTEXTO EDUCACIONAL
Brenda Bassani, Maria Nilcéia de Andrade Vieira, Claudenice Maria Veras Nascimento
SÍNDROME DE MARSHALL: ASPECTOS GENOTÍPICOS, FENOTÍPICOS, SUBJETIVOS E PRESSUPOSTOS INCLUSIVOS
Michell Pedruzzi Mendes Araújo, Sabrina da Silva Machado Trento, Camila Reis dos Santos
UM “PEQUENO PRÍNCIPE” EM VYGOTSKY E LEONTIEV PARA UMA “JANELA DA ALMA”NA EDUCAÇÃO ESPECIAL CRÍTICO-REFLEXIVA
NAHUN THIAGHOR LIPPAUS PIRES GONÇALVES, FLAVIO LOPES SANTOS, EDMAR REIS THIENGO
ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: O BRINCAR COMO PROPOSTA DE APRENDIZAGEM
MAYCON DE OLIVEIRA PEROVANO, JOARBSON PIRES SEPULCHRO, SABRINA AMARAL PINTO PEROVANO
MIGUEL: UM ESTUDO DE CASO NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL DE SERRA-ES
Sabrina Selvatici Gomes Ghidini
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS PARA O SUJEITO COM AUTISMO NA SALA DE AULA.
FERNANDA FERREYRO MONTICELLI, CACIA SCUASSANTE BOLZAN
A CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN E A TRANSIÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL-ENSINO FUNDAMENTAL
israel rocha dias, ROGÉRIO DRAGO
A CONSTRUÇÃO DE UM AMBIENTE INCLUSIVO NO CURSO TÉCNICO EM MECÂNICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DO IFES CAMPUS SÃO MATEUS
Laís Perpetuo Perovano, Georgia Bulian Souza Almeida, Carlos Roberto Coutinho
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E INCLUSÃO DO ALUNO AUTISTA NO COTIDIANO ESCOLAR
Luiza Massarioli Luderer, Maria Nilcéia de Andrade Vieira, Claudenice Maria Veras Nascimento
GESTÃO DOS PROCESSOS DE ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: A PESQUISA-AÇÃO E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO MUNICÍPIO DE MARATAÍZES-ES
Maria José Carvalho Bento
TRAJETÓRIA DE VIDA E A ESCOLARIZAÇÃO DE CEGOS EM CAMPOS/RJ (ANOS 1980)
Pâmela do Amaral Menezes Brum Lacayo, Fernanda Luísa de Miranda Cardoso, Silvia Alicia Martínez
TRABALHO COLABORATIVO NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: ENTRE PROFESSOR REGENTE E PROFESSOR EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
islene silva vieira, Mariangela Lima de Almeida
EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E FORMAÇÃO HUMANA: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS DOCUMENTOS
Fernanda de Araújo Binatti Chiote, Keli Simões Xavier Silva, Keila Cardoso Teixeira
INDICADORES DE MATRÍCULAS SOBRE A INTERFACE ENTRE A EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO DO CAMPO: O QUE OS DADOS NOS REVELAM?
Christiano Felix Anjos, Claudiana Raymundo dos Anjos
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE INTEGRAÇÃO E INCLUSÃO: PRODUÇÃO DE DIFERENTES MODOS DE SER SURDO
Eliane Telles de Bruim Vieira
INCLUSÃO ESCOLAR E DIREITO À EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS PÚBLICO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE DIZEM OS PROFESSORES ESPECIALIZADOS
sumika soares de freitas hernandez piloto
NOTAS SOBRE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA: BARREIRAS QUE SE TRANSFORMAM EM MUROS
GILDASIO Macedo OLIVEIRA
APROXIMAÇÕES COM A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO TERRITÓRIO DE SASSARI-ITÁLIA
Renata Santos Venturini, Lorrayne Hewellen Cristino Ribeiro, Denise Meyrelles de Jesus
UM RELATO DE CASO SOBRE O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA PÓS GRADUAÇÃO STRICTO SENSU
JOARBSON PIRES SEPULCHRO, MAYCON DE OLIVEIRA PEROVANO, SABRINA AMARAL PINTO PEROVANO
INTERAÇÃO ENTRE A CRIANÇA COM AUTISMO E O OUTRO NA BRINQUEDOTECA
Emilene Gomes Monteiro, Ivone Martins de Oliveira
CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL SOBRE A TECNOLOGIA ASSISTIVA: CONTRIBUIÇÕES AO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Patricia Santos Conde, Gilda Rodrigues Cezário, Sonia Lopes Victor
A FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA
Thátira Balestrero Camilo, Angela Maria Caulyt Santos da Silva
CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NO BRASIL: INSTITUCIONALIZAÇÃO E SEGREGAÇÃO SOCIAL
Mariana Ferrão Bittencourt, Elisangela do Nascimento Covre Silva, Angela Maria Caulyt Santos da Silva
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A MATEMÁTICA ESCOLAR COM USO DE MATERIAIS CONCRETOS: UM ESTUDO DE CASO DE UM ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL MODERADA DA REDE ESTADUAL DE SERRA-ES
Magno Helmer, Carlos Luis Pereira, Lara Evelyn da Silva, Pablo da Silva Torres, Marina Simonetti, Jackson Paulino Soares, Rafael Roldi Freitas Ribeiro, José de Oliveira Guimarães Neto
DIALOGANDO SOBRE O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE): UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE BARRA DE SÃO FRANCISCO/ES
Mariana Karoline Dias Coelho Estevam, Andressa Mafezoni Caetano
A IMPORTANCIA DA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM DO SUJEITO SURDO À LUZ DA MATRIZ HISTÓRICO CULTURAL
Isabel Matos Nunes, JANINE CANDEIAS DIAS
O ATENDIMENTO EDUCACIONAL À CRIANÇA PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Patricia Santos Conde, Sonia Lopes Victor
Práticas pedagógicas na classe hospitalar:um olhar fenomenológico e existencial sobre o brincar
FERNANDES SILVA LIMA, Hiran Pinel, Rodrigo Bravin
Formação de professores de Artes: Educação Especial com o foco na cegueira
Claudiana Raymundo dos Anjos, Christiano Felix dos Anjos
A ESCOLARIZAÇÃO NA PERSPECTIVA SÓCIO-HISTÓRICA DE UMA CRIANÇA COM SÍNDROME DE TREACHER COLLINS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Oliveira Machado Bravo
MEDICALIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM E DO COMPORTAMENTO: A (RE)INVENÇÃO DE UMA ESCOLA POSSÍVEL PELAS MICROPOLÍTICAS DO COTIDIANO
MATHEUS MODESTO DE AZEVEDO
A INCLUSÃO DE UM ALUNO NÃO VERBAL E COMPROMETIMENTO MOTOR NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO COLABORATIVO E PRODUÇÃO DE MATERIAL ESPECÍFICO
Ana Cláudia Lima
O "DESENHO DE SI MESMO" NA BRINQUEDOTECA HOSPITALAR: O BRINQUEDO E O BRINCAR NA EDUCAÇÃO ESPECIAL SEGUNDO A CORPOREIDADE, EXPERIÊNCIA E PERCEPÇÃO MERLEAU-PONTYANOS
ana karyne loureiro, sr HIRAN PINEL, SR VITOR GOMES
A contribuição do pensamento de Boaventura de Sousa Santos para a pesquisa em Educação Especial
Aline de Menezes Bregonci
UMA DÉCADA DA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PROCESSOS DE FORMAÇÃO NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA
Mariana Aguiar Correia Lima Gonçalves
CINEMA E EDUCAÇÃO ESPECIAL: REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO ESPECIAL ESCOLAR NA PESPECTIVA INCLUSIVA, A PARTIR DO FILME JAPONÊS “HIDAMARI GA KIKOERU” (2017), DE DAISUKE KAMIJÔ
RUTE LEIA AUGUSTA DA SILVA, Hiran PINEL
APRENDIZAGEM MATEMÁTICA POR UM ESTUDANTE COM BAIXA VI-SÃO: UMA EXPERIÊNCIA INCLUSIVA FUNDAMENTADA EM VYGOTSKI, LEONTIEV E GALPERIN
Flávio Lopes dos Santos, Nahun Thiaghor Lippaus Pires Gonçalves, Edmar Reis Thiengo
INTERSETORIALIDADE E EDUÇÃO INCLUSIVA NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO DEMÓCRATICA NO BAIRRO DE PAUL VILA VELHA-ES
Cisenando Antonio Santos
OS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS SURDOS NO ENSINO REGULAR
Juliano Delabianca, Waléria das Neves Jeronimo, Damila Soares de Carvalho
A CRIANÇA COM TRANSTORNO OPOSITIVO DESAFIADOR: INCLUSÃO, APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Fabiana Zanol Araujo, Michell Predruzzi Mendes Araújo