Submissões gerais
FIGURAÇÕES UNIVERSITÁRIAS PROCESSOS SOCIAIS DE INCLUSÃO NO BRASIL E MÉXICO | |
Mario de Jesus Xavier, Rayner Raulino e Silva |
A INFLUÊNCIA DO MODELO MÉDICO-PSICOLÓGICO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL | |
AMANDA COSTA CAMIZAO, SONIA LOPES VICTOR |
ASPECTOS RELACIONAIS DA CRIANÇA COM AUTISMO EM SITUAÇÃO DE BRINCADEIRA | |
José Francisco Chicon, Fabiana Zanol Araujo |
O ENSINO DE ARTE MEDIADO PELOS SENTIDOS: ESTUDO DE CASO DE UM ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL | |
Edaneimar Alves Freitas Medeiros, Ivana de Macedo Mattos |
O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS DE ALUNOS DEFICIENTES VISUAIS NA REDE REGULAR DE ENSINO | |
Paula Dias Silva |
CONCEPÇÕES DE ALUNOS E DOCENTES ACERCA DA INCLUSÃO DE SUJEITOS SURDOS NA ESCOLA COMUM | |
Jaline Francisca De Souza Felix, Rosilene Aparecida Da Silva Faustino Freitas, Michell Pedruzzi Mendes Araújo |
OS ALUNOS SURDOS NO CONTEXTO EDUCACIONAL: UMA ETNOGRAFIA NA ESCOLA SOBRE A CULTURA E A COMUNICAÇÃO POR MEIO DA LÍNGUA DE SINAIS | |
Yamilia de Paula Siqueira |
NARRATIVAS SURDAS: ACESSO À LIBRAS APÓS A LEI 10.436/2002 | |
Ruth Inti Angel Inti Henrique Lima |
A COLABORAÇÃO PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL À CRIANÇA PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
Alejandra Cesarina Rodriguez Paz, Sonia Lopes Victor |
O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA PARA A APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO | |
ANA LUIZA BARCELOS RIBEIRO, Bianka Pires André |
ANÁLISE DA GESTÃO EDUCACIONAL DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NOS PLANOS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO DA REGIÃO CENTRO-OESTE | |
DOUGLAS CHRISTIAN FERRARI MELO, Mariana Saturnino de Paula, Gabriela Antunes Maciel Oliveira |
AS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, COM ÊNFASE NA ÁREA DE DEFICIÊNCIA VISUAL, EM VILA VELHA/ES: ALGUMAS APROXIMAÇÕES | |
Merislandia Paulo da Silva Carvalho |
OS PROCESSOS INCLUSIVOS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO | |
Larissa Littig Francisco, Caroline de Andrade Souza |
A CARACTERIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO MUNICÍPIO DE ALEGRE-ES E O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO | |
Alan César Santos Souza, Marileide Gonçalves França |
AS CONCEPÇÕES DE INCUSÃO ESCOLAR PRESENTES NAS ESCOLAS DE UM MUNICÍPIO CAPIXABA: INDÍCIOS NA CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO DE FORMAÇÃO CONTINUADA | |
Damila Soares de Carvalho, Mariangela Lima de Almeida |
PROFESSORAS E A CRIANÇA PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: POSSÍVEIS PRÁTICAS INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. | |
Rosemeire Geromini Alonso |
INCLUSÃO ESCOLAR DE UMA CRIANÇA COM A SÍNDROME DE RUBINSTEIN- TAYBI | |
Michell Pedruzzi Mendes Araújo, Sabrina de Oliveira Machado Trento, Rogério Drago |
A CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS NÃO MEDICALIZANTES PARA O AUTISMO: A EXPERIÊNCIA DE UM CLUBE DO LIVRO | |
Débora Nascimento de Oliveira, Jair Ronchi Filho, Elizabete Bassani |
INCLUSÃO DE UMA ALUNA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Jussimara Coelho de Souza, Michell Pedruzzi Mendes Araújo |
BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE SUJEITOS COM TRANSTORNO GLOBAL DO DESENVOLVIMENTO - TGD | |
Gianni Marcela Magalhães Boechard |
TRAJETÓRIAS DE SUJEITOS TIDOS COM DEFICIÊNCIA EM JERÔNIMO MONTEIRO-ES: IMPLICAÇÕES NOS DIREITOS SOCIAIS E À EDUCAÇÃO | |
Jovenildo da Cruz Lima, Alexandro Braga Vieira |
INCLUSÃO DOS ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES | |
Allana Ladislau Prederigo, Letícia Soares Fernandes, Mariangela Lima de Almeida, Damila Soares de Carvalho |
O SUJEITO COM SÍNDROME DE DOWN NO ENSINO SUPERIOR: INCLUSÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS | |
SABRINA DA SILVA MACHADO TRENTO |
JOGOS E BRINCADEIIRAS PARA CRIANÇAS AUTISTAS: POSSIBILIDADES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA | |
Fabiana Zanol Araujo, Michell Predruzzi Mendes Araújo |
A PESQUISA COM OS PROFESSORES: A CONTRIBUIÇÃO DO CONTEXTO ESCOLAR | |
Côrtes Pereira Borges |
CONSTRUINDO OLHARES E PRÁTICAS NÃO MEDICALIZANTES EM EDUCAÇÃO E SAÚDE: EXPERIÊNCIAS DE PARCERIAS COM UM PROJETO DE EXTENSÃO | |
Débora Nascimento de Oliveira, Jair Ronchi Filho, Elizabete Bassani, Beatriz Pombo Spinassé Duarte |
A FORMAÇÃO CONTINUADA NA/DA ESCOLA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA INCLUSÃO DE CRIANÇAS E PROFESSORES COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
Clayde Aparecida Belo Belo da Silva Mariano |
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS: UMA PESQUISA-AÇÃO EM MARATAÍZES-ES | |
NAZARETH VIDAL DA SILVA, MARIANGELA LIMA DE ALMEIDA, MARILDA DE PAULA FURTADO |
FORMAÇÃO CONTINUADA NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA FORMAÇÃO CONTINUADA EM CONTEXTO | |
Carmem Lúcia de Gouvêa Furiere, Maria José Carvalho Bento, Nazareth Vidal da Silva |
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: NARRATIVAS E INCLUSÃO EM UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL | |
SABRINA DA SILVA MACHADO TRENTO |
A INCLUSÃO ESCOLAR NA REDE PRIVADA: TENSÕES E POSSIBILIDADES | |
Isabel Matos Nunes |
INCLUSÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: DAS PERCEPÇÕES DOCENTES AOS DESAFIOS E POSSIBILIDADES | |
Sirlei Ferreira da Silva Goularte, Agda Felipe Silva Gonçalves |
A IMPORTANCIA DA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM DO SUJEITO SURDO À LUZ DA MATRIZ HISTÓRICO CULTURAL | |
Srta Candeias Balbino Dias |
O ENSINO DE CIÊNCIAS PARA ALUNOS SURDOS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE SÃO MATEUS- ESPÍRITO SANTO | |
Ana Flávia Santos de Souza, Daniel Junqueira Carvalho |
REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOS DOCENTES QUE ATUAM COM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO MUNICÍPIO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES/ RJ | |
ANA LUIZA BARCELOS RIBEIRO |
EDUCAÇÃO FÍSICA E INCLUSÃO: O PROFESSOR COMO MEDIADOR NA EXPERIÊNCIA DE BRINCAR DA CRIANÇA COM AUTISMO | |
FLAVIANE LOPES SIQUEIRA SALLES, JOSÉ FRANCISCO CHICON, Maria das Graças Carvalho Silva de Sá Sá |
Representações Sociais de Tecnologia Assistiva por professores de alunos com deficiência visual matriculados em uma escola regular | |
Thiago Sardenberg |
ALUNOS PÚBLICO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE DIZEM AS CRIANÇAS? | |
Nilziane Costa Marvila, Valquiria Costa Marvila Silva, Larissa Costa Marvila, isabel Matos Nunes |
EPILEPSIA, MICROPOLÍTICAS E INCLUSÃO: O SENTIDO DA DOCÊNCIA PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA POSSÍVEL | |
MATHEUS MODESTO DE AZEVEDO |
Os estímulos sensoriais das Artes Visuais para as crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Infantil: Um estudo de caso | |
Alline Siqueira Freitas |
A CONTRIBUIÇÃO DE DIFERENTES VOZES NA ELABORAÇÃO DA POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM-ES | |
Conceição Aparecida Corrêa Martins |
A ludicidade dentro do hospital: um estudo fenomenológico-existencial sobre o mundo das possibilidades | |
FERNANDES SILVA LIMA, Hiran Pinel, Rodrigo Bravin |
A INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO AFRODESCENTE PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL | |
Ione Aparecida Duarte Santos Dias, Francisco de Assis Xavier |
O ENSINO DE ARTE MEDIADO PELOS SENTIDOS: ESTUDO DE CASO DE UM ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL | |
Edaneimar Alves Freitas Medeiros, Ivana de Macedo Mattos |
EDUCAÇÃO ESPECIAL E PROTAGONISMO: uma leitura fenomenológica sobre o Atendimento Educacional Especializado – AEE | |
Herberth Gomes Ferreira, Hiran Pinel, Menderson Rezende de Moura |
REFLEXÕES SOBRE A INCLUSÃO: O DIREITO A UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE | |
Ghane Kelly Gianizelli |
A Política de Fundos e a (des) valorização dos estudantes Público Alvo da Educação Especial (PAEE) | |
Cristiane Ribeiro Da silva |
Diálogos crítico-relexivos sobre a inclusão de surdos na escola comum: o que dizem os estudos produzidos da área? | |
Lara Regina Cassani Lacerda |
GESTÃO ESCOLAR E EDUCAÇÃO ESPECIAL NOS CONTEXTOS BRASILEIRO E MEXICANO | |
Ellis Regina Godoy |
PROCESSOS FORMATIVOS DE PEDAGOGOS NO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA DE JETIBÁ/ES: DIÁLOGOS SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR | |
Vanize Espindula |
AS POLÍTICAS DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DE SERRA/ES E CARIACICA/ES: UM ESTUDO COMPARADO | |
Karolini Galimberti Pattuzzo Breciane, Alice Pilon do Nascimento, Carline Santos Borges |
A RELAÇÃO PÚBLICO-PRIVADO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL PRESENTE NOS PLANOS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO DA REGIÃO NORDESTE | |
DOUGLAS CHRISTIAN FERRARI MELO, Gabriela Antunes Macie Oliveira, Mariana Saturnino de Paula |
CONTRIBUIÇÕES DA FENOMENOLOGIA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DO EDUCANDO NAS ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: EXPERIÊNCIAS EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES | |
Maria Amelia Barcellos Fraga, Vitor Gomes |
A CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E O DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES: UM OLHAR PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS | |
Lívia Vares da Silveira Braga |
INCLUSÃO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO: CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA EM VILA VELHA | |
Melissa Oliveira Cruz, Neide Maria Faria |
TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO E NAS PRÁTICAS DIDÁTICAS DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL | |
NAHUN THIAGHOR LIPPAUS PIRES GONÇALVES |
O PROCESSO DA FORMAÇÃO DE CONCEITOS SOB O OLHAR DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL | |
Naiara Aparecida Nascimento, Elisabeth Rossetto, Jeani Escher Schmidt |
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL EM UMA ESCOLA DE ENSINO REGULAR: PRÁTICAS INCLUSIVAS E DESAFIOS. | |
Franciele Dalapícola dos Santos |
I ENCONTRO DE LEITURA INCLUSIVA COM PESSOAS EXTRAORDINÁRIAS | |
ALNÍNIVE CORREIA ARAUJO MARTINI, RAQUEL FALK TOLEDO |
A FALTA DE SINAIS PARA AS TERMINOLOGIAS QUÍMICAS EM LIBRAS E OS PRINCIPAIS DESAFIOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA PARA ALUNOS SURDOS | |
Cláudia Aparecida Vieira Pinheiro |
INCLUSÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO CONTINUADA: ENTRE CONCEPÇÕES E PRÁTICAS | |
Fernanda Nunes da Silva, Mariangela Lima de Almeida |
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFIFIÊNCIA INTELECTUAL NO ATUAL CONTEXTO EDUCACIONAL | |
Brenda Bassani, Maria Nilcéia de Andrade Vieira, Claudenice Maria Veras Nascimento |
SÍNDROME DE MARSHALL: ASPECTOS GENOTÍPICOS, FENOTÍPICOS, SUBJETIVOS E PRESSUPOSTOS INCLUSIVOS | |
Michell Pedruzzi Mendes Araújo, Sabrina da Silva Machado Trento, Camila Reis dos Santos |
UM “PEQUENO PRÍNCIPE” EM VYGOTSKY E LEONTIEV PARA UMA “JANELA DA ALMA”NA EDUCAÇÃO ESPECIAL CRÍTICO-REFLEXIVA | |
NAHUN THIAGHOR LIPPAUS PIRES GONÇALVES, FLAVIO LOPES SANTOS, EDMAR REIS THIENGO |
ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: O BRINCAR COMO PROPOSTA DE APRENDIZAGEM | |
MAYCON DE OLIVEIRA PEROVANO, JOARBSON PIRES SEPULCHRO, SABRINA AMARAL PINTO PEROVANO |
MIGUEL: UM ESTUDO DE CASO NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL DE SERRA-ES | |
Sabrina Selvatici Gomes Ghidini |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS PARA O SUJEITO COM AUTISMO NA SALA DE AULA. | |
FERNANDA FERREYRO MONTICELLI, CACIA SCUASSANTE BOLZAN |
A CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN E A TRANSIÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL-ENSINO FUNDAMENTAL | |
israel rocha dias, ROGÉRIO DRAGO |
A CONSTRUÇÃO DE UM AMBIENTE INCLUSIVO NO CURSO TÉCNICO EM MECÂNICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DO IFES CAMPUS SÃO MATEUS | |
Laís Perpetuo Perovano, Georgia Bulian Souza Almeida, Carlos Roberto Coutinho |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E INCLUSÃO DO ALUNO AUTISTA NO COTIDIANO ESCOLAR | |
Luiza Massarioli Luderer, Maria Nilcéia de Andrade Vieira, Claudenice Maria Veras Nascimento |
GESTÃO DOS PROCESSOS DE ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: A PESQUISA-AÇÃO E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO MUNICÍPIO DE MARATAÍZES-ES | |
Maria José Carvalho Bento |
TRAJETÓRIA DE VIDA E A ESCOLARIZAÇÃO DE CEGOS EM CAMPOS/RJ (ANOS 1980) | |
Pâmela do Amaral Menezes Brum Lacayo, Fernanda Luísa de Miranda Cardoso, Silvia Alicia Martínez |
TRABALHO COLABORATIVO NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: ENTRE PROFESSOR REGENTE E PROFESSOR EDUCACIONAL ESPECIALIZADO | |
islene silva vieira, Mariangela Lima de Almeida |
EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E FORMAÇÃO HUMANA: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS DOCUMENTOS | |
Fernanda de Araújo Binatti Chiote, Keli Simões Xavier Silva, Keila Cardoso Teixeira |
INDICADORES DE MATRÍCULAS SOBRE A INTERFACE ENTRE A EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO DO CAMPO: O QUE OS DADOS NOS REVELAM? | |
Christiano Felix Anjos, Claudiana Raymundo dos Anjos |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE INTEGRAÇÃO E INCLUSÃO: PRODUÇÃO DE DIFERENTES MODOS DE SER SURDO | |
Eliane Telles de Bruim Vieira |
INCLUSÃO ESCOLAR E DIREITO À EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS PÚBLICO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE DIZEM OS PROFESSORES ESPECIALIZADOS | |
sumika soares de freitas hernandez piloto |
NOTAS SOBRE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA: BARREIRAS QUE SE TRANSFORMAM EM MUROS | |
GILDASIO Macedo OLIVEIRA |
APROXIMAÇÕES COM A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO TERRITÓRIO DE SASSARI-ITÁLIA | |
Renata Santos Venturini, Lorrayne Hewellen Cristino Ribeiro, Denise Meyrelles de Jesus |
UM RELATO DE CASO SOBRE O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA PÓS GRADUAÇÃO STRICTO SENSU | |
JOARBSON PIRES SEPULCHRO, MAYCON DE OLIVEIRA PEROVANO, SABRINA AMARAL PINTO PEROVANO |
INTERAÇÃO ENTRE A CRIANÇA COM AUTISMO E O OUTRO NA BRINQUEDOTECA | |
Emilene Gomes Monteiro, Ivone Martins de Oliveira |
CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL SOBRE A TECNOLOGIA ASSISTIVA: CONTRIBUIÇÕES AO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO | |
Patricia Santos Conde, Gilda Rodrigues Cezário, Sonia Lopes Victor |
A FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA | |
Thátira Balestrero Camilo, Angela Maria Caulyt Santos da Silva |
CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NO BRASIL: INSTITUCIONALIZAÇÃO E SEGREGAÇÃO SOCIAL | |
Mariana Ferrão Bittencourt, Elisangela do Nascimento Covre Silva, Angela Maria Caulyt Santos da Silva |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A MATEMÁTICA ESCOLAR COM USO DE MATERIAIS CONCRETOS: UM ESTUDO DE CASO DE UM ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL MODERADA DA REDE ESTADUAL DE SERRA-ES | |
Magno Helmer, Carlos Luis Pereira, Lara Evelyn da Silva, Pablo da Silva Torres, Marina Simonetti, Jackson Paulino Soares, Rafael Roldi Freitas Ribeiro, José de Oliveira Guimarães Neto |
DIALOGANDO SOBRE O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE): UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE BARRA DE SÃO FRANCISCO/ES | |
Mariana Karoline Dias Coelho Estevam, Andressa Mafezoni Caetano |
A IMPORTANCIA DA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM DO SUJEITO SURDO À LUZ DA MATRIZ HISTÓRICO CULTURAL | |
Isabel Matos Nunes, JANINE CANDEIAS DIAS |
O ATENDIMENTO EDUCACIONAL À CRIANÇA PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS | |
Patricia Santos Conde, Sonia Lopes Victor |
Práticas pedagógicas na classe hospitalar:um olhar fenomenológico e existencial sobre o brincar | |
FERNANDES SILVA LIMA, Hiran Pinel, Rodrigo Bravin |
Formação de professores de Artes: Educação Especial com o foco na cegueira | |
Claudiana Raymundo dos Anjos, Christiano Felix dos Anjos |
A ESCOLARIZAÇÃO NA PERSPECTIVA SÓCIO-HISTÓRICA DE UMA CRIANÇA COM SÍNDROME DE TREACHER COLLINS NA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
Oliveira Machado Bravo |
MEDICALIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM E DO COMPORTAMENTO: A (RE)INVENÇÃO DE UMA ESCOLA POSSÍVEL PELAS MICROPOLÍTICAS DO COTIDIANO | |
MATHEUS MODESTO DE AZEVEDO |
A INCLUSÃO DE UM ALUNO NÃO VERBAL E COMPROMETIMENTO MOTOR NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO COLABORATIVO E PRODUÇÃO DE MATERIAL ESPECÍFICO | |
Ana Cláudia Lima |
O "DESENHO DE SI MESMO" NA BRINQUEDOTECA HOSPITALAR: O BRINQUEDO E O BRINCAR NA EDUCAÇÃO ESPECIAL SEGUNDO A CORPOREIDADE, EXPERIÊNCIA E PERCEPÇÃO MERLEAU-PONTYANOS | |
ana karyne loureiro, sr HIRAN PINEL, SR VITOR GOMES |
A contribuição do pensamento de Boaventura de Sousa Santos para a pesquisa em Educação Especial | |
Aline de Menezes Bregonci |
UMA DÉCADA DA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PROCESSOS DE FORMAÇÃO NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA | |
Mariana Aguiar Correia Lima Gonçalves |
CINEMA E EDUCAÇÃO ESPECIAL: REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO ESPECIAL ESCOLAR NA PESPECTIVA INCLUSIVA, A PARTIR DO FILME JAPONÊS “HIDAMARI GA KIKOERU” (2017), DE DAISUKE KAMIJÔ | |
RUTE LEIA AUGUSTA DA SILVA, Hiran PINEL |
APRENDIZAGEM MATEMÁTICA POR UM ESTUDANTE COM BAIXA VI-SÃO: UMA EXPERIÊNCIA INCLUSIVA FUNDAMENTADA EM VYGOTSKI, LEONTIEV E GALPERIN | |
Flávio Lopes dos Santos, Nahun Thiaghor Lippaus Pires Gonçalves, Edmar Reis Thiengo |
INTERSETORIALIDADE E EDUÇÃO INCLUSIVA NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO DEMÓCRATICA NO BAIRRO DE PAUL VILA VELHA-ES | |
Cisenando Antonio Santos |
OS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS SURDOS NO ENSINO REGULAR | |
Juliano Delabianca, Waléria das Neves Jeronimo, Damila Soares de Carvalho |
A CRIANÇA COM TRANSTORNO OPOSITIVO DESAFIADOR: INCLUSÃO, APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA | |
Fabiana Zanol Araujo, Michell Predruzzi Mendes Araújo |