METODOLOGIA

No tocante aos pressupostos teóricos assumimos a perspectiva de que tudo o que homens e mulheres dizem, escrevem ou fabricam, pode informar sobre eles (as) (BLOCH, 2001) e, tomamos o método indiciáriopara o acesso indireto ao conhecimento por meio de vestígios e sinais (GINZBURG, 1989). Tais pressupostos serão mobilizados na perspectiva descolonizadora, conforme o pensamento fanoniano, por intermédio de uma historiografia inserida em um modelo interpretativo não colonial.

O conteúdo programático do projeto está orientado nolivro“Vozes Negras”na História da Educação:racismo, educação e movimento negro no Espírito Santo (1978-2002), o qualseorganizaem quatro capítulos, a saber:
  1. Aconstituição da militância negra capixaba pós-78 e sua dimensão educativa.
  2. O silêncio nas fontes prescritoras da educação capixaba e a historiografia da educação.
  3. A constituição da pauta e a institucionalização da negritude na educação. 
  4. A ressignificação do sernegro e a internacionalização da luta contra o racismo.
Do ponto de vista metodológico o projeto pretende desenvolver Ciclos de Estudos envolvendo 03 (três) ações integradas:
  • Palestra pública e lançamento abordando o livro “Vozes Negras na História da Educação: racismo, movimento negro e educação no Espírito Santo (1978-2002)”.
  • Distribuição de exemplares do livro para as Secretarias de Educação e os Núcleos de Estudos Afro-brasileiros dos Ifes da Ufes participantes.
Oferta de minicurso dentro da temática do livro, com carga horária de 03 horas, destinado aos gestores, professores de demais pessoas interessadas. Cada minicurso ofertará o mínimo de 40 vagas.