Eventos, XX Congresso de Estudos Literários, X Colóquio de Leitura, Literatura e Educação e II Congresso de Libras

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PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E A LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO ARTE DE RICAS OBJETIVAÇÕES
Míriam da Gama Henrique, Ana Carolina Galvão Marsiglia

Última alteração: 2018-07-24

Resumo


A pesquisa em andamento intenta uma análise, a partir do materialismo histórico-dialético, do acervo dos livros de literatura dedicados à Educação Infantil, disponíveis em duas escolas, um Centro de Educação Infantil pertencente à rede municipal de ensino de uma cidade de médio porte e um Centro de Educação Infantil de uma autarquia federal, buscando indícios de como esses livros contribuem para a construção da figura do feminino nas crianças dessas escolas. Se para uma visão antifeminista e inferiorizada da mulher, atribuindo ao gênero características dadas como biológicas de fragilidade, fraqueza, sensibilidade ou para uma visão segundo o feminismo marxista, que seja emancipadora da mulher e livre de estereótipos. Os materiais de análise foram selecionados a partir do acervo oficial das duas instituições, mapeando os livros onde, exclusivamente no discurso escrito ou por meio de imagens, traziam alguma representatividade feminina em forma de figura humana, catalogados segundo os critérios de cada escola. Em última instância, nossa análise se debruça sobre os livros com a finalidade de compreender, à luz da pedagogia histórico-crítica, a influência da literatura sobre a nossa construção da realidade e verificar qual tipo de livro paradidático circula e participa da formação da concepção do feminino nas crianças da educação infantil das escolas em questão.


Palavras-chave


(Pedagogia Histórico-crítica; Literatura; Feminismo; Educação Infantil).

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