Última alteração: 2018-07-11
Resumo
Esta comunicação propõe uma reflexão geral sobre as relações entre literatura e mercado e, em particular, sobre o "subgênero literário" infantil e juvenil, inserindo-a no contexto do debate teórico que, ao longo do século XX, traçando um histórico da literatura infanto-juvenil no Brasil, bem como a constituição e a validação da Literatura Infantil e Juvenil no sistema literário brasileiro e apresentando a vida e obra da autora mineira Alciene Ribeiro Leite. Verifica-se que a produção para o público infantil e juvenil é recente, assim, torna-se necessário compreender como se configura o mercado editorial dentro desse cenário, em uma sociedade pós-moderna, às relações de consumo, e a interferência governamental neste setor através de editais de fomento à produção de livros para o público infanto-juvenil. Conforme afirma Cadermatori (1986, p. 11): Na década de 1980 se viveu, “no Brasil, o boom da literatura infantil, manifestado através de uma venda sem precedentes de livros para criança, na proliferação de associações voltadas ao incentivo da leitura infantil”, buscando analisar se o mercado editorial teve ou não influência na produção da autora. Pretende-se realizar a leitura da obra infanto-juvenil da referida autora, com relação à literariedade, mercado e questões relacionadas a metáfora, com foco principal na vida e obra, buscando estabelecer relações entre a autora Alciene e a editora Alciene, tendo em vista que a mesma teve ambas as experiências no período do “boom” da Literatura Infanto-Juvenil, atuando como autora e como editora da RHJ em Belo Horizonte. Para cumprir esse objetivo, nos valeremos de estudos de textos teóricos significativos que tratam do tema (Peter Hunt, Zohar Shavit, Marisa Lajolo, Regina Zilberman e João Ceccantini), bem como a leitura e a análise de algumas obras da produção infanto-juvenil de Alciene Ribeiro Leite.