Eventos, XX Congresso de Estudos Literários, X Colóquio de Leitura, Literatura e Educação e II Congresso de Libras

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LITERATURA INFANTOJUVENIL EM LÍNGUA PORTUGUESA E LIBRAS COMO POSSIBILIDADE NUMA PERSPECTIVA BILÍNGUE PARA SURDOS
Daniela Gomes Gumiero

Última alteração: 2018-07-11

Resumo


Este trabalho tem como objetivo apresentar possibilidades de literatura infantil e juvenil em Língua Portuguesa e Libras numa perspectiva bilíngue para surdos. Dentre os muitos exemplos de obras existentes, podemos citar as que envolvem Língua Portuguesa e Libras, esta última podendo se apresentar sobre várias versões: na forma visual sinalizada, por meio de ilustração com personagem 2D, ou na forma escrita utilizando o sistema SignWriting. Tratando de temática que envolve materiais digitais e impressos foi possível a promoção de relação dialógica com o pensamento de estudiosos como Mikhail Bakhtin e Roger Chartier e de pesquisadores da área da Libras, literatura e tradução, como por exemplo Marianne Stumpf, Adail Sobral, Paulo Henriques Britto, etc. Adotou-se o método bibliográfico-documental evidenciando obras recentes e/ou ainda pouco divulgadas, como por exemplo, “Negrinho e Solimões”, “Os mistérios do jardim de Mimi e Lulu”, “No princípio Deus criou...”, “Minhas poesias infantis”, “Um caracol, o passarinho e a lenda do rio encantado”, entre outros. Nesse sentido concluímos que a produção e oferta de materiais acessíveis na vertente Língua Portuguesa/Libras tem se ampliado. Esse feito merece reconhecimento e divulgação devido aos benefícios que lhes podem ser atribuídos em relação ao ensino-aprendizagem significativo de alunos surdos.


Palavras-chave


Literatura infantil e juvenil, Libras, acessibilidade

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