II Congresso Internacional Literatura e Revolução: os espectros de Marx e o realismo estético – imperialismo e independência nacional.

III Congresso Internacional O estatuto colonial da humanidade: literatura e sociedade.


Os pesquisadores do  Núcleo de Pesquisa Diversidade e descolonização, do Programa de Pós-Graduação em Letras, convidam a comunidade acadêmica para participar  do Terceiro Congresso Internacional "O  estatuto colonial da humanidade: literatura e sociedade" , a realizar-se entre os dias 29 e 30 de outubro do corrente ano, no auditório do CCE,  Centro de Ciências e Exatas, da Universidade Federal do Espírito Santo.

O "Terceiro Congresso Internacional o estatuto (contra)colonial da humanidade: literatura e socidade"  tem como desafio realizar um diálogo em suplemento com as teorias produzidas por György Lukács e Domenico Losurdo. Do primeiro, o tema de base  advém da relação antinômica entre realismo estético e decadência ideológica. Do segundo, por sua vez, a questão a ser destacada se refere ao estatuto colonial da humanidade, compreendido como o ponto de vista dos povos que foram e são objeto  da expansão colonial-imperialista da Europa e de Estados Unidos - verdadeiro lugar  "da humanidade sofredora que pensa".