VII Encontro Brasileiro da Rede Estrado

Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

novembro 20, 2013 – novembro 22, 2013


ATENÇÃO: PARA ACESSAR A PROGRAMAÇÃO, ACESSE O LINK: http://www.eventos.ufes.br/index.php/ebre/VIIEBRE/schedConf/program

APRESENTAÇÃO

A Rede Latino americana de Estudos Sobre Trabalho Docente(Rede Estrado), juntamente com o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (NEPE/UFES), convidam para o VII Encontro Brasileiro, nos dias 20,21 e 22 de novembro de 2013, na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES),na cidade de Vitória, Espírito Santo. A organização de mais este evento vem firmar o compromisso da Rede Estrado na consolidação do campo de estudos e pesquisas sobre trabalho docente. Os objetivos da comissão organizadora com a realização do VII Encontro Brasileiro são: contribuir para a consolidação e divulgação dos estudos e pesquisas sobre o trabalho docente no Brasil e na América Latina;promover o intercâmbio entre pesquisadores que investigam trabalho docente em suas múltiplas dimensões aspectos e abordagens; fortalecer os espaços de integração entre a universidade, os sistemas educativos, sindicatos etc em torno dos debates sobre as condições do trabalho docente no Brasil e na América Latina. Contamos com a participação de pesquisadores, professores da educação básica e ensino superior, estudantes de graduação e da pós-graduação, dirigentes sindicais,gestores dos sistemas educativos. Todos nós comprometidos com a valorização do trabalho docente e a melhoria da qualidade social da educação.

DATAS IMPORTANTES:

10/07/2013

Início das inscrições e submissões

23/09/2013

Prazo prorrogado para submissão de trabalhos e pagamento das inscrição dos participantes.

25/10/2013

Divulgação dos resultados dos trabalhos aprovados

15/11/2013

Data limite para inscrições dos participantes ouvintes

20/11/2013

Início do VII Encontro Nacional da Rede Estrado

 

LISTAGEM DE TRABALHOS ACEITOS PARA APRESENTAÇÃO NO VII ENCONTRO BRASILEIRO DA REDE ESTRADO

Autor (es)

Título do Trabalho

ADRIANA MARINHO PIMENTEL

ELDRA CARVALHO DA SILVA

 

CONSIDERAÇÕES SOBRE A ORGANIZAÇÃO DA HORA PEDAGÓGICA PARA OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM ALTAMIRA, SANTARÉM E ORIXIMINÁ/PARÁ

ALDA MARIA DUARTE ARAÚJO CASTRO

FABIANA ERICA BRITO

O TRABALHO DOCENTE EM CONTEXTO DE ACUMULAÇÃO FLEXÍVEL:PRECARIZAÇÃO E INTENSIFICAÇÃO NO RN

ALEXANDRO BRAGA VIEIRA, CAROLINE SANTOS BORGES

REFLEXÕES SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA

ALFRANCIO FERREIRA DIAS

TRABALHO DOCENTE E GÊNERO: REPRESENTAÇÕES DE SENTIDOS E SIGNIFICADOS DO TRABALHO DE DOCENTES DO ENSINO BÁSICO

ANA CAROLINA GUEDES MATTOS

RIZA LEMOS

JORNAL “AMÉLIA PIRES INFORMA”: POSSIBILIDADES DE CRIAÇÃO E REFLEXÃO

ANA PAULA ROCHA ENDLICH

JANAÍNA SILVA COSTA ANTUNES

OS DOCENTES E AS POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO

ANA ROSA MURAD SZPILMAN

JÉSIO ZAMBONI

GEANE ULIANA MIRANDA

PRIMEIRAS NOTAS SOBRE O FÓRUM DAS COMISSÕES DE SAÚDE DO TRABALHADOR DA EDUCAÇÃO (COSATES) NO MUNICÍPIO DA SERRA, ESPÍRITO SANTO

ANA SARA CASTAMAN

JOSIMAR DE APARECIDO VIEIRA

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DAS REDES MUNICIPAL E ESTADUAL DE ÁGUA SANTA – RS: UMA

ANDRÉA ARAÚJO DO VALE,

DEISE MANCEBO

TRABALHO DOCENTE NA EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL

ÂNGELA CRISTINA FORTES IÓRIO

O IMPACTO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL NA PRÁTICA DOCENTE DE PROFESSORAS DE UM COLÉGIO PRIVADO DE REDE DO SUBÚRBIO CARIOCA

ANTONIO HENRIQUE PINTO, OSCAR TEIXEIRA REZENDE, SANDRA APARECIDA FRAGA

O PIBID E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

BIANCA FIOD AFFONSO

ANA MARIA FALCÃO DE ARAGÃO

ISABELA ANGELI RODRIGUES

O ESTADO DA ARTE SOBRE MEDIAÇÃO: O QUE DIZEM OS AUTORES DA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL

CÂNDIDA MARIA SANTOS DALTRO ALVES

 

A POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E O REGIME DE COLABORAÇÃO

CARLA PATRÍCIA QUINTANILHA CORRÊA

REFLETINDO SOBRE O PIBID EM TEMPOS DE DESPROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE

CARMA MARIA MARTINI

CARMEN TEREZA VELANGA

JOSÉ LUCAS PEDREIRA BUENO

A WEBQUEST COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA E OS POSSÍVEIS EFEITOS NA PRÁTICA DOCENTE

CARMEN CUNHA RODRIGUES DE FREITAS

A EXPROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO DOS PROFESSORES E A REFORMA EDUCACIONAL NO BRASIL DE 1990 E 2000

CLAUDIA DE SOUSA NARDOTO

TELMY LOPES

DANIEL HENRIQUE FERREIRA

FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: RUMOS E TRAJETÓRIAS DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS

CLÉSIA MARIA HORA SANTANA

IVAN ARAÚJO CORDEIRO DE ALBUQUERQUE

LUIS PAULO LEOPOLDO MERCADO

A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR-ALGUNS OLHARES

CRISTIANA CAMPOS SILVA, HELOISA SALLES GENTIL

PROJETO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATO GROSSO: ANÁLISE DA PROPOSIÇÃO POLÍTICA

CYBELE FARIA SOARES

NOVOS SUJEITOS NA ESCOLA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA PARA DIÁLOGO INTERCULTURAL COM OS ALUNOS IMIGRANTES

DANIELLE CIRENO FERNANDES

A REMUNERAÇÃO DOS DOCENTES MINEIROS

DENISE ELZA NOGUEIRA SOBRINHA

RUTH CATARINA CERQUEIRA RIBEIRO DE SOUZA

UNIVERSIDADE E FORMAÇÃO: ALGUMAS REFLEXÕES ACERCA DO PROCESSO FORMATIVO DE PROFESSORES

DENISE VIEIRA DA SILVA, RITHIANE ALMEIDA SOUZA, VITÓRIA FERREIRA BARRETO

O PROFESSOR SOB SUSPEITA E RISCO -INDICADORES DE PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NAS FEDERAIS.

DILZA COCO

CLÁUDIA MARIA MENDES GONTIJO

AVALIAÇÃO EXTERNA NA ALFABETIZAÇÃO: TENSÕES E REPERCUSSÕES NA ESCOLA

DOUGLAS CHRISTIAN MELO, ROGÉRIO DRAGO

GESTÃO DEMOCRÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ALGUMAS REFLEXÕES

DULCINÉA CAMPOS

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC), NO ESPÍRITO SANTO.

EDNA COIMBRA DA SILVA

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, IDENTIDADE PROFISSIONAL E PRÁTICA REFLEXIVA

EDNA GRAÇA SCOPEL,EDNA CASTRO DE OLIVEIRA,MARIA JOSÉ DE RESENDE FERREIRA

O TRABALHO PEDAGÓGICO NO PROEJA: DESAFIOS E IMPASSES QUE AINDA PERSISTEM NO COTIDANO ESCOLAR

EDNACELI ABREU DAMASCENO

LÚCIA DE FÁTIMA MELO

MARIA DO SOCORRO NERI MEDEIROS DE SOUZA

POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO ESTADO DO ACRE: REFLEXÕES SOBRE SUA EFETIVIDADE

EDNACELI ABREU DAMASCENO

LÚCIA DE FÁTIMA MELO

IDEB E SUAS IMPLICAÇÕES COMO CONDUTOR DE POLÍTICA DE RESPONSABILIZAÇÃO DA ESCOLA E DO TRABALHO DOCENTE

EDUARDO VALADARES DA SILVA,TATIANA MORAES QUEIROZ DE MELO,VALDETE CÔCO

O BIBLIOTECÁRIO ESCOLAR E SUA CONDIÇÃO DOCENTE NO ESPÍRITO SANTO

ELIESÉR TORETTA ZEN

TATIANA DE SANTANA VIEIRA

PEDAGOGIA DA TERRA E O MOVIMENTO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR SEM-TERRA

ELISABETH BRANDÃO SCHMIDT

MARIA DO CARMO GALIAZZI

A INTEGRAÇÃO UNIVERSIDADE-ESCOLA BÁSICA NO PROJETO CIRANDAR

ELISÂNGELA SANTOS OLIVEIRA

A DESCENTRALIZAÇÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E O TRABALHO DOCENTE EM NOVAS PERSPECTIVAS

EUGÊNIA PORTELA DE SIQUEIRA MARQUES

VALÉRIA APARECIDA M. O. CALDERONI

EDUCAÇÃO, DIFERENÇA CUTURAL E DECOLONIZAÇÃO EPISTÊMICA DO TRABALHO DOCENTE DA EDUCAÇÃO BÁSICA:

EVALDO PIOLLI

JOSÉ ROBERTO HELOANI

O GERENCIALISMO, PEDAGOGIA DE RESULTADOS E TRABALHO DOCENTE NO SISTEMA EDUCACIONAL PAULISTA: OS EFEITOS À SAÚDE E A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO.

FABIANO DE OLIVEIRA MORAES

O PROFESSOR EM CENA: A VIGILÂNCIA E A NORMALIZAÇÃO DA PROFISSÃO DOCENTE NO QUADRO "CONSELHO DE CLASSE" DO "FANTÁSTICO"

FERNANDA BINDACO DA SILVA ASTORI SILVANA VENTORIM

EDUARDO VALADARES DA SILVA

POLÍTICAS E PRÁTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA SOB A AVALIAÇÃO DOS PROFESSORES DO ESPÍRITO SANTO NA PESQUISA TRABALHO

FERNANDA RODRIGUES BRAGA LUBE

VÂNIA CARVALHO DE ARAÚJO

O TEMPO DA EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DOS SEUS SENTIDOS E SIGNIFICADOS SOB O PONTO DE VISTA DAS PRÁTICAS DOCENTES

GISILEY PAULIM ZUCCO PIOLLI

MARA REGINA MARTINS JACOMELI

CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DOCENTE NA REGIÃO METROPOLITANA DE CAMPINAS

GUILHERME DA SILVA KIELING, ROSANE CARNEIRO SARTURI

A FORMAÇÃO DE EDUCADORES NA PERPECTIVA DIALÓGICA

JANAINA MADEIRA BRITO

MARIA ELIZABETH BARROS DE BARROS

OZILENE PEREIRA CLEMENTE

“NARRATIVAS DA DOCÊNCIA”: EXPERIMENTANDO METODOLOGIAS NAS TESSITURAS VIDA-SUBJETIVIDADE-TRABALHO”

JANAÍNA MARIANO CÉSAR

IVANA CARNEIRO BOTELHO

ELLEN HORATO DO CARMO PIMENTEL

A EXPERIÊNCIA DE CONSTRUÇÃO DE UM FÓRUM DE TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO NA AMPLIAÇÃO DO DEBATE ENTRE SAÚDE E TRABALHO

JANETE MAGALHÃES CARVALHO

ENTRECRUZAMENTOS DISCURSIVOS DE INTERFERÊNCIAS EXTENSIVAS MACROPOLÍTICAS E DE INTERFERÊNCIAS INTENSIVAS MICROPOLÍTICAS

JANINHA GERKE DE JESUS

FORMAÇÃO DOCENTE DO CAMPO: UMA DISCUSSÃO ENTRE GENERALIZAÇÃO E ESPECIALIZAÇÃO

JAQUELINE KALMUS

MARILENE PROENÇA R. SOUZA

POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO MÉXICO: PRIVATIZAÇÃO, DESAQUALIFICAÇÃO DOCENTE E FORMAS DE RESISTÊNCIA

JEAN ZEFERINO RODRIGUES

SARA BADRA DE OLIVEIRA

A RESPONSABILIZAÇÃO DOCENTE NA ESTRATÉGIA 2020 DO BANCO MUNDIAL

JOÃO PAULO FARIA CARDOZO, MANUEL TAVARES GOMES

O XVIII CONGRESSO DO SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO PÚBLICA DO ES (SINDIUPES): FORMAÇÃO POLITICA, CONSCIÊNCIA DE CLASSE E RENOVAÇÃO SINDICAL

JOELMA LÚCIA VIEIRA PIRES

A PARTICIPAÇÃO DA MAIORIA DOS DOCENTES NA LEGITIMAÇÃO DO PODER OFICIAL (ESTUDO DE CASO)

JOHELDER XAVIER TAVARES, REGINA HELENA SILVA SIMÕES ,MARIA ALAYDE ALCANTARA SALIM

FORMAS DE ADOECIMENTO DE PROFESSORES CAPIXABAS NO SÉCULO XIX: DIÁLOGOS COM O PASSADO NO PRESENTE

JOSÉ DOS SANTOS SOUZA

A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO BRASIL

JOSÉ QUIBAO NETO

JORNADA DE TRABALHO NA REDE ESTADUAL DE SÃO PAULO DE 1996 A 2012, MÚLTIPLA JORNADA, PISO SALARIAL PROFISSIONAL NACIONAL: ALGUMAS IMPLICAÇÕES

JULIANA SANTOS CONCEIÇÃO

MARIA TERESA GONZAGA ALVES

CÉLIA MARIA FERNANDES NUNES

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR: A CONSTRUÇÃO DOS SABERES DO PROFESSOR INICIANTE

JURACY MACHADO PACÍFICO

JOSÉ LUCAS PEDREIRA BUENO

CHARLLIENE LIMA DA SILVA

LETRAMENTO E INCLUSÃO DIGITAL NA FORMAÇÃO DOS GRADUANDOS DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

JUSSARA MARQUES DE MACEDO

A UNESCO E AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO PARA O TABALHO DOCENTE: APROXIMAÇÕES ENTRE 1966 E 1996

KAMILLE VAZ

 

O TRABALHO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL: SUAS ATRIBUIÇÕES COM BASE NAS POLÍTICAS DE PERSPECTIVA INCLUSIVA

KAROLINI GALIMBERTI PATTUZZO, ALEXANDRO BRAGA VIEIRA

PEDAGOGOS E PROFESSORES NO COTIDIANO ESCOLAR: RELAÇÕES ESTABELECIDAS NO PLANEJAMENTO DA AÇÃO EDUCATIVA

KATHARINE NINIVE PINTO SILVA

JAMERSON ANTONIO DE ALMEIDA DA SILVA

KÁTIA SILVA CUNHA

TRABALHO DOCENTE E RESPONSABILIZAÇÃO NAS ESCOLAS DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO DO ESTADO DE PERNAMBUCO

KATIA FERREIRA MOREIRA

"DAR-SE COMO UM TEXTO A SER LIDO": A NARRATIVA DA PRÁTICAS DOCENTES COMO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTÍNUA

LAURA MARIA BASSANI MURI PAIXÃO

ERINEU FOERSTE

JANDIRA MARQUARDT DETTMANN

FORMAÇÃO DOCENTE: DIÁLOGOS COM PROFESSORES DO CAMPO SOBRE CULTURAS E PARCERIAS

LECIR JACINTO BARBACOVI

ENTRE DISSERTAÇÕES, TESES E SÍNTESES: O ESTADO DA ARTE SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL

LEONICE MATILDE RICHTER

MARIA VIEIRA SILVA

TESTES ESTANDARDIZADOS E A INSERÇÃO DOS PRINCÍPIOS MERCADOLÓGICOS NO TRABALHO DOCENTE

LÍVIA FRAGA VIEIRA, EDNA MARTINS BORGES

AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS PESQUISAS ACADÊMICO-CIENTÍFICAS BRASILEIRAS

LÚCIA APARECIDA ÁVILA

A GESTÃO ESCOLAR E A DEFESA PELA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DO PROJETO EDUCATIVO DA FVC

LUCIANA PIMENTEL RHODES GONÇALVES, ALESSANDRA CONSTANTINO CYPRIANO

INTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NO CONTEXTO DA REGULAÇÃO PÓS- BUROCRÁTICA

LUCIANA HADDAD FERREIRA, MARISSOL PREZOTTO, TAMARA ABRÃO PINA LOPRETTI

TRABALHO COLETIVO: DIÁLOGOS ENTRE O PROFESSOR PESQUISADOR E O COTIDIANO DA ESCOLA

LUPITA CHAVES SALAS

REFLEXIONES EN TORNO A LA FORMACIÓN DE DOCENTES EN LA ACTUALIDAD

LUZIMAR DOS SANTOS LUCIANO

A POLÍTICA DE BONIFICAÇÃO E AS REPERCURSSÕES NO PROCESSO TRABALHO-SAÚDE DE PROFESSORES

MÁRCIA CRISTINA ALMEIDA DE OLIVEIRA

AS COMPLEXIFICAÇÕES NO TRABALHO DOCENTE FRENTE ÀS POLÍTICAS DE PROTEÇÃO SOCIAL NO ESPAÇO ESCOLAR

MARCIA PATRICIA BARBOZA DE SOUZA CINTIA CHUNG MARQUES CORREA

A INTERNACIONALIZAÇÃO DO CAMPO DO CURRÍCULO – DADOS DE UM GRUPO DE PESQUISA

MARCIENE REIS

ANA MARIA ARAGÃO ANDRÉA  DE ANDRADE MARANGONI RODRIGUES

A CONSTITUIÇÃO DA PROFESSORA PESQUISADORA INICIANTE-APRENDIZ -ENSINANTE

MARCIENE REIS, BEATRIZ VIEIRA, BIANCA AFFONSO

INTERLOCUÇÕES: A PROFESSORA INICIANTE, AS ESTAGIÁRIAS E O COTIDIANO DA ESCOLA

MARIA ASSUNÇÃO CALDERANO

AÇOES DESENVOLVIDAS POR ESTAGIÁRIOS E PROFESSORES DA ESCOLA BÁSICA E A TIPIFICAÇÃO DA POSTURA DOCENTE

MARIA CRISTINA SCHEFER

A “CHATEAÇÃO ZERO” DEFININDO ESTRATEGICAMENTE A DOCÊNCIA NAS PERIFERIAS: NÃO-LUGARES-ESCOLARES E A PEDAGOGIA DO DESTINO

MARIA DE FÁTIMA DUARTE MARTINS

JARBAS SANTOS VIEIRA,

VANESSA BUGS

ASPECTOS PSICOSSOCIAS DO TRABALHO E ASSOCIAÇÃO COM AS DOENÇAS: UM ESTUDO COM AS PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE UMA CIDADE DE PORTE MÉDIO

MARIA DILNÉIA ESPÍNDOLA FERNANDES

ASHELEY GODOY DELMONDES

TRABALHO DOCENTE E PRECARIZAÇÃO: O PROFESSOR CONVOCADO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE

MARIA ELISABETE DO VALLE MANSUR

DIVERSIDADE SEXUAL NO ESPAÇO ESCOLAR: VOZES DOS PROFESSORES(AS

MARIA ENEIDA FURTADO CEVIDANES

MUDANÇAS NA LEGISLAÇÃO, MUDANÇAS NO CURSO DE PEDAGOGIA

MARIA JOSÉ SILVA FERNANDES

JOSIANE DOS SANTOS PAIXÃO

UMA REDE MUNICIPAL DE ENSINO NUM CONTEXTO DE AVALIAÇÕES EXTERNAS: IMPACTOS NO TRABALHO DOCENTE E NA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR

MARIA LUCIVÂNIA SOUZA DOS SANTOS, PAMELA RANIELLE DA SILVA PEREIRA, KATHARINE NINIVE PINTO SILVA

ESCOLAS DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DE PERNAMBUCO E TRABALHO DOCENTE

MARIA MADALENA POLETO OLIVEIRA

FERNANDA MONTEIRO BARRETO CAMARGO

THALYTA BOTELHO MONTEIRO

O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR MEDIADO PELAS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO

MARIANA POZZATTI

SAÚDE DOS DOCENTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ESPÍRITO SANTO: CONDIÇÕES DE TRABALHO E TEMPO DE CARREIRA

MARIÂNGELA SILVEIRA BAIRROS

POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCATIVAS: UM DEBATE CONCEITUAL SOBRE LIMITES E NOVAS POSSIBILIDADES DE INVESTIGAÇÃO.

MARILANDI MARIA MASCARELLO VIEIRA FLÁVIA ELOISA CAIMI

O QUE, AFINAL, UM PROFESSOR ENSINA? REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PÓS-GRADUANDOS SOBRE PROFESSORES MARCANTES

MARTA FERREIRA ABDALA-MENDES

MÀRCIA AMIRA FREITAS DO AMARAL

PAULO ROBERTO DE ARAÚJO PORTO

ATUANDO NA FORMAÇÃO DOCENTE: UM TRABALHO COLABORATIVO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

MÔNICA FÁTIMA VALENZI MENDES

ALDA JUNQUEIRA MARIN

A PROPOSTA DE TRABALHO DOCENTE PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM SERVIÇO: FOCALIZANDO A PRODUÇÃO DE TEXTOS NOS MATERIAIS DIDÁTICOS

MÔNICA MEDEIROS, DANIELA OLIVEIRA

POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

NÁDIA CRISTINA DE LIMA RODRIGUES

FORMAÇÃO E CULTURA(S): UMA REFLEXÃO ACERCA DESSES ASPECTOS, A PARTIR DAS FALAS DE PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL, VISLUMBRANDO CAMINHOS A UMA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA

NATHANA FERNANDES

TICIANE ARRUDA DA SILVA

ROSANE CARNEIRO SARTURI

CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM DEFASAGEM IDADE SÉRIE: ASPECTOS DAS AÇÕES PEDAGÓGICAS EXERCIDAS COM ESTES SUJEITOS

NELBI ALVES CRUZ

O MONITOR DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA E SUA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA

NORMA LÚCIA ANDRADE SANTOS MARILZA GOMES GAMA E SILVA

ÍNDICE SINESP: CONDIÇÕES DE TRABALHO NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO.

PAULA FRANCISCA DA SILVA

PERSPECTIVAS PARA A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR DOS IF: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL

PEDRO PAULINO DA SILVA SILVANA VENTORIM

ELIZA BARTOLOZZI

TRABALHO DOCENTE NO ESPÍRITO SANTO: UMA ANÁLISE DOS PROFESSORES DE HISTÓRIA

REGIANA BLANK WILLE

TRABALHO DOCENTE E IDENTIDADE PROFISSIONAL: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE MÚSICA

RENATO MARCON PUGLIESE

SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO ESPETACULAR DE NOVAS PROPOSTAS CURRICULARES NA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE SÃO PAULO

RITA DE CÁSSIA SILVA GODOI MENEGÃO

MARIA MÁRCIA SIGRIST MALAVASI

AVALIAÇÕES EXTERNAS EM LARGA ESCALA: IMPLICAÇÕES NO TRABALHO DO PROFESSO

RIZA AMARAL LEMOS

DANIELLA MOTTA DE OLIVEIRA

O ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA FRENTE ÀS RESOLUÇÕES CNE/CEB N. 07/2010 E SEE/MG N. 2253/2013

ROBERTA FREIRE BASTOS

A EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL EM DESTAQUE: REFLEXÕES SOBRE A ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO

ROSÁLIA MONTEIRO MOTA

FATORES OCUPACIONAIS IMPACTANTES À SAÚDE DOCENTE

ROSÂNGELA PEREIRA OLIVEIRA, ILMA FERREIRA MACHADO

A EDUCAÇÃO DO CAMPO EM UMA PERSPECTIVA OMNILATERAL – UMA ALTERNATIVA BIÓFILA DE UMA EDUCAÇÃO PARA ALÉM DO CAPITAL

RUTH CATARINA CERQUEIRA RIBEIRO DE SOUZA, SOLANGE MARTINS OLIVEIRA MAGALHÃES

A (DES)SINDICALIZAÇÃO, A (DES)PROFISSIONALIZAÇÃO E AS MUDANÇAS IMPOSTAS À IDENTIDADE DOCENTE

SAMUEL GABRIEL ASSIS

A POBREZA NA FORMAÇÃO DOCENTE: A SITUAÇÃO DE POBREZA NA FORMAÇÃO DAS FUTURAS PROFESSORAS

SARITA MEDINA SILVA

VANESSA DIAS VILELA JATOBÁ

PÂMELA JUNQUEIRA FREITAS

REFORMA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

SÉRGIO MAJESKI

IDEB NA PORTA DA ESCOLA, A POLÍTICA DA CULPABILIZAÇÃO

SIMONE TORRES EVANGELISTA

MARIA DE FÁTIMA COSTA DE PAULA

CRISE NO TRABALHO DOCENTE: ENTRE A QUALIDADE EXIGIDA E A QUALIDADE DESEJADA

SOLANGE MARTINS OLIVEIRA MAGALHÃES

RUTH CATARINA CERQUEIRA RIBEIRO DE SOUZA

INDICADORES DA QUALIDADE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA: UMA META AVALIAÇÃO DO ASPECTO METÓDICO DAS PESQUISAS SOBRE PROFESSORES, CENTRO-OESTE/BRASIL

SUE ELEN LIEVORE

POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA E O TRABALHO DOCENTE

TATIANA MORAES QUEIROZ DE MELO

SILVANA BATISTA SALES

ELIZA BARTOLOZZI FERREIRA

ESTÁGIO E TRABALHO DOCENTE: UM OLHAR SOBRE OS ESTAGIÁRIOS DAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESPÍRITO SANTO

 

TICIANE ARRUDA DA SILVA

NATHANA FERNANDES

O PROCESSO DA GESTÃO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DURANTE A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PEDAGÓGICA

UEBER JOSÉ OLIVEIRA, ELISÂNGELA SANTOS OLIVEIRA

POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO MUNICÍPIO DE CARIACICA: MUDANÇAS INSTITUCIONAIS E IMPACTOS NO TRABALHO DOCENTE

VALDA INÊS FONTENELE PESSOA, TATIANE CASTRO DOS SANTOS

CURRÍCULO E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: MUDAR O SIGNIFICADO DO QUE É SER PROFESSOR

VALÉRIA RESENDE TEIXEIRA

AS TENSÕES E AS CONTRADIÇÕES NA EDUCAÇÃO PÚBLICA BÁSICA DO BRASIL

VERA LUCIA BRITO, DANIEL SANTOS BRAGA

A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE E OS CONTRATOS TEMPORÁRIOS

VERÔNICA BELFI RONCETTI

DIVINA LEILA SÔARES SILVA

VALDETE CÔCO

TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

WALKYRIA BARCELOS SPERANDIO

IRALDIRENE RICARDO DE OLIVEIRA

LAURA MARIA BASSANI MURI PAIXÃO

A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA PÚBLICA NO CAMPO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

COMISSÃO ORGANIZADORA NACIONAL:

Álvaro Moreira Hipólito (UFPel)

Camila Benevenuto (Gestrado, UFMG)

Carlos Alexandre Soares da Silva (Gestrado, UFMG)

Dalila Andrade de Oliveira (UFMG)

Eliza Bartolozzi Ferreira (UFES)

Gustavo Bicalho (Gestrado, UFMG)

Jacqueline Moreno Theodoro Silva (Gestrado, UFMG)

Pauliane Romano Cirilo (Gestrado, UFMG)

Rodrigo da Cruz Quadros (Gestrado, UFMG)

 

COMISSÃO ORGANIZADORA LOCAL:

Eliza Bartolozzi Ferreira (coordenadora) (CE/UFES, Brasil)

Alessandra Martins Constantino – (CE/UFES, Brasil)

Bianca Silva – (CE/UFES, Brasil)

Carla Pedroni De Angeli – (CE/UFES, Brasil)

Cláudia de Souza Nardoto – (CE/UFES, Brasil)

Daniel Henrique Ferreira – (CE/UFES, Brasil)

Danilo Carlos Paia – (CE/UFES, Brasil)

Elisangela Dos Santos De Oliviera – (CE/UFES, Brasil)

Esther de Freitas Batista - (CE/UFES, Brasil)

Giane Kirschbauer – (CE/UFES, Brasil)

Juliana Pereira Cavati - (CE/UFES, Brasil)

Leonara Margotto Tartaglia – (CE/UFES, Brasil)

Lucas Silveira Andrade Martins (CE/UFES, Brasil)

Raysa Ambrosio de Carvalho (CE/UFES, Brasil)

Roberta Freire Bastos – (CE/UFES, Brasil)

Silvana Ventorim (UFES, Brasil)

Telmy Lopes de Oliveira – (CE/UFES, Brasil)

Valdete Côco (UFES, Brasil)

 

COMITÊ CIENTÍFICO:

Profa. Dra.Adriana Cancella Duarte (UFMG, Brasil)

Profa. Dra.Alda Junqueira Marin (PUC-SP, Brasil)

Profa.Ana Maria Monteiro (UFRJ,Brasil)

Prof.Dr.Álvaro Moreira Hypólito (UFPel, Brasil)

Prof.Dr.Ângelo Ricardo de Sousa (UFPR, Brasil)

Prof.Dr.Carlos Eduardo Ferraço (UFES, Brasil)

Profa. Dra.Carmen Teresa Gabriel (UFRJ, Brasil)

Profa.Dra.Cleonara Maria Schwartz (UFES,Brasil)

Profa. Dra.Dalila Andrade Oliveira (UFMG, Brasil)

Profa. Dra. Danielle Cireno Fernandes (UFMG, Brasil)

Profa. Dra.Deise Mancebo (UERJ, Brasil)

Profa. Dra.Edna Castro de Oliveira (UFES, Brasil)

Prof. Dr.Edson Pantaleão Alves (UFES, Brasil)

Profa. Dra.Eliza Bartolozzi (UFES, Brasil)

Prof.Dr.Elizeu Clementino de Souza (UNEB, Brasil)

Profa. Dra.Gerda Margit Schutz Foerste (UFES, Brasil)

Prof.Dr.Gustavo Gonçalves (UFMG, Brasil)

Profa. Dra.Janete Magalhães Carvalho (UFES, Brasil)

Prof.Dr.Jarbas Santos  Vieira (UFPel,Brasil)

Prof.Dr.João Ferreira de Oliveira (UFG, Brasil)

Profa. Dra.Leda Scheibe (UFSC, Brasil)

Profa. Dra.Lívia María Fraga (UFMG, Brasil)

Prof.Dr.Luiz Fernandes Dourado (UFG, Brasil)

Profa. Dra.Márcia Ondina Vieira Ferreira (UFPel, Brasil)

Profa. Dra Maria de Fátima Duarte Martins (UFPel,Brasil)

Profa. Dra .Maria Aparecida Neri (UNICAMP, Brasil)

Profa. Dra. Maria Helena Oliveira Gonçalves Augusto (UFMG, Brasil)

Profa. Dra.Maria Vieira (UFU, Brasil)

Profa. Dra.Martha Tristão Ferreira (UFES, Brasil)

Profa. Dra.Olgaíses Maués (UFPA, Brasil)

Prof.Dr.Pablo Gentili (UERJ/CLACSO, Brasil)

Profa. Dra.Regina Helena Silva Simões (UFES, Brasil)

Prof.Dr.Roberto Leher (UERJ, Brasil)

Prof.Dr.Robson Loureiro (UFES, Brasil)

Profa. Dra.Savana Diniz (UFMG, Brasil)

Profa. Dra.Silvana Ventorim (UFES, Brasil)

Profa. Dra.Valdete Côco (UFES, Brasil)

Profa. Dra.Vânia Carvalho de Araújo (UFES, Brasil)

Profa. Dra.Vera Placco (PUC-SP, Brasil)

 

Eixos temáticos:

Eixo 01 - Natureza, processos e condições  do trabalho docente

Eixo 02 - Regulações da carreira docente

Eixo 03 - Políticas educativas e trabalho docente

Eixo 04 - Formação docente: políticas e processos

Eixo 05 - Os docentes nas políticas de avaliação

Eixo 06 – Organização do trabalho e sindicalismo docente

Eixo 07 - Saúde e trabalho docente

Eixo 08 - Trabalho docente na Universidade

Eixo 09 - Debates teóricos e metodológicos nas investigações sobre trabalho docente

Eixo10 - Condição docente e relações de gênero

Eixo11 - Trabalho docente e diversidade cultural

 

ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÃO E SUBMISSÃO DOS TRABALHOS

Calendário

10/07/2013

Início das inscrições e submissões

23/09/2013

Prazo prorrogado para submissão de trabalhos e pagamento das inscrição dos participantes.

23/10/2013

Divulgação dos resultados dos trabalhos aprovados

15/11/2013

Data limite para inscrições dos participantes ouvintes

20/11/2013

Início do VII Encontro Nacional da Rede Estrado

Valores

Para estudantes ou professores da educação básica - R$ 50,00

Para pesquisadores ou professores do ensino superior - R$ 100,00

ATENÇÂO: As inscrições no VII Encontro Brasileiro da Rede ESTRADO serão realizadas exclusivamente pelo portal de eventos da UFES: http://www.eventos.ufes.br/index.php/ebre/VIIEBRE

Para tanto, é preciso seguir as seguintes etapas:

1 - Cadastrar-se como leitor e/ou autor, caso for submeter trabalho, no link CADASTRO, na parte superior.

2 - Realizar inscrição.

3 - O pagamento deve ser feito via depósito ou transferência para conta Poupança:

Titular: Daniel Henrique Ferreira

Banco do Brasil

Agência: 2279-9

Conta: 5.645-6

Variação: 51

4 - Enviar e-mail para a Comissão Organizadora junto com cópia do camprovante de pagamento da inscrição:

 

5 - Após verificação do comprovante de pagamento será enviada uma mensagem confirmando inscrição.

 

SUBMISSÃO NA MODALIDADE COMUNICAÇÃO ORAL

Normas Gerais

Serão considerados pela Comissão Científica os trabalhos que se pautarem estritamente pelas normas de diagramação e formatação e pelas seguintes condições gerais:

1. Poderão submeter trabalhos:

a) estudantes, pesquisadores, docentes da Educação Básica e do Ensino Superior.

2.Regras para submissão de trabalhos

  • Poderão ser submetidos trabalhos nas modalidades comunicação oral e painel.
  • Serão aceitas, no máximo, duas submissões por autor.

3. Cada trabalho poderá ter, no máximo, três autores.

4. Não será possível corrigir ou modificar os trabalhos após o seu envio à Rede Estrado.

5. O parecer dos membros da Comissão Científica do evento é conclusivo e, portanto, não estará sujeito à  recurso ou revisão.

Normas de Formatação

Os trabalhos completos, no tamanho de 25.000 a 40.000 caracteres, devem ser digitados em documento Word, fonte Times New Roman, tamanho 12 e com justificação à esquerda e à direita.

Eixo Temático

A GESTÃO DA ESCOLA EM...

Título fictício em caixa alta negrito

Daniel Henrique Ferreira
Universidade Federal do Espírito Santo

misilva@urbi.com.br

Exemplo de um ou mais autores fictícios Nome da instituição por extenso
Email preferido (um só por autor) alinhar à direita

Cláudia de Souza Nardoto
Universidade Federal do Espírito Santo
benitovieira@gmail.com

Resumo: Este trabalho...

Texto de até 1300 caracteres com espaçamento entrelinhas de 1.0

Palavras-chave:

Três palavras separadas por ponto-e-vírgula

INTRODUÇÃO

Formato dos títulos no corpo do trabalho

O trabalho completo deve ter entre 25.000 a 40.000 caracteres (com espaço), ser digitado com fonte tamanho 12 e espaçamento entrelinhas de 1.5. Nas citações com recuo, utilizar fonte tamanho 10 e espaçamento entrelinhas de 1.0

NOTAS

Seguir estritamente as normas da ABNT

REFERÊNCIAS

Seguir estritamente as normas da ABNT

 

SUBIMISSÃO NA MODALIDADE PAINÉIS

Sessão de comunicação coordenada e organizada pelos expositores, em torno de uma temática, contendo três pesquisas diferentes. O painel deve se vincular a um dos Eixos Temáticos e respectivos subtemas do evento. A articulação e a coordenação do painel serão de responsabilidade de um dos expositores e organizada por profissionais de diferentes instituições ou não, sendo que os painelistas deverão estar inscritos no evento. Os textos elaborados pelos autores deverão ser resultados de pesquisas concluídas ou que apresentem análises preliminares consistentes.

Formatação do Painel

Os textos elaborados pelos autores deverão ser resultados de pesquisas concluídas ou que apresentem análises preliminares consistentes. Os proponentes apresentarão propostas completas de painéis, uma vez que a Comissão Organizadora não irá estruturar painéis a partir de propostas individuais. As propostas devem ser encaminhadas pelo coordenador do painel, que deverá criar um título pertinente aos três trabalhos que o compõem.

  • Duração do painel: 90 minutos.
  • A estrutura do Painel deve conter: o título e resumo; os três textos com respectivos resumos dos diferentes proponentes; três a cinco palavras-chave.
  • A apresentação de cada expositor será sistematizada em 20 minutos. Deverão ser dedicados 30 minutos finais para debate dos trabalhos entre os participantes.

Formatação dos textos que acompanham o painel para publicação em meio eletrônico:

O texto de cada participante do painel deverá ter formato de artigo, com problemática anunciada e desenvolvida, conclusões/recomendações e referências bibliográficas, estruturado em torno de 8 (oito) a 12 (doze) páginas, incluindo as referências bibliográficas e os anexos. A digitação e a formatação do texto devem seguir as orientações abaixo:

O resumo geral do painel e de cada texto dos participantes deve conter entre 250 e 300 palavras, em espaço simples, apresentando no final, três a cinco palavras-chave. Fonte da letra: Times New Roman, tamanho 12.

Referências e anexos:

  • As citações e as notas devem seguir as normas da ABNT em vigor;
  • Não utilizar notas de rodapé;
  • As referências bibliográficas devem ficar localizadas ao final do texto, contendo exclusivamente as obras citadas;
  • Os quadros, tabelas, gráficos, figuras (fotografias ou desenhos) devem vir após as referências bibliográficas, com indicação de fonte (quando for o caso);

Digitação e Formatação dos Trabalhos:

Os três trabalhos que compõem o PAINEL deverão ser organizados no mesmo arquivo, conforme instruções que se seguem:

  • Programa: WORD FOR WINDOWS;
  • Fonte: Times New Roman, tamanho 12;
  • Papel tamanho A4;
  • Margem superior e inferior com 2,5 cm;
  • Margem esquerda e direita com 3 cm;
  • Espaçamento entre linhas: 1,5 cm;
  • Alinhamento: Justificado;
  • Páginas numeradas a partir da segunda (no alto, à direita); mínimo de oito (8), máximo de doze (12 páginas);
  • Título em maiúsculo/negrito com alinhamento centralizado;

 

Critérios de Avaliação


  • Clareza na formulação e no desenvolvimento do tema.
  • Relevância da contribuição para a educação.
  • Consistência e rigor no tratamento teórico e metodológico.
  • Correção na linguagem do texto e nas citações e referências bibliográficas.
  • Cumprimento das condições de submissão e das

Obs: Encontrando dificuldade para ler as informações, caso o texto estiver cortado ou desconexo, orientamos diminuir o tamanho do zoom da tela utilizando o atalho "Ctrl -". Pode-se aumentar o tamanho da fonte.

 


Informações sobre a Conferência