Eventos, XIII Semana de Estatística: A Estatística na sociedade e na era do big data

Tamanho da fonte: 
PERFIL PROFISSIONAL DOS EGRESSOS DO CURSO DE ESTATÍSTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
Brenda Fernandes, Clarice Arruda Heringer, Emerson Antonio Rocha Pazeto, Iara Arruda, Luiz Henrique Quinelato, Mariana Catão Rodrigues, Victor Ortega Quaresma, Andrey Basílio, Eliana Zandonade

Última alteração: 2016-07-25

Resumo


O curso de estatística da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) foi criado em 1988 e até hoje não foi realizado nenhum estudo sobre os egressos. Tendo em vista a carência de informações acerca da performance profissional dos alunos formados nesta Universidade, este trabalho tem como objetivo analisar o perfil de trabalho dos egressos do curso de Estatística da UFES. Para tal, foi identificado o perfil sociodemográfico, as características do curso e de trabalho atual.

 

Foi realizado um estudo quantitativo, transversal, “survey” e analítico com os egressos. Foi calculado um tamanho de amostra para satisfazer os objetivos da pesquisa. O tamanho da população alvo utilizado para o cálculo da amostra foi de 116 indivíduos e a proporção esperada foi de 50%. O tamanho mínimo da amostra, para um erro amostral de 8% foi de 66 egressos.. Foi utilizada a ferramenta google forms para envio dos formulários, por meio de um link, e divulgado por mensagem particular na rede social Facebook e também por e-mail. As análises foram realizadas no pacote estatístico SPSS, versão 20.0 (tabelas de frequência, tabelas de dupla entrada e teste qui-quadrado de associação). O nível de significância adotado foi de 5%.

De todos os questionários enviados, 67 egressos responderam à pesquisa. O perfil sociodemográfico dos respondentes mostrou que 55,2% eram do gênero feminino, a média das idades foi de 34,5 anos (DP = 7,4), 74,6% moram no ES, 38,8% possuem especialização, 47,8% mestrado e 19,4% doutorado. Os alunos do curso de Estatística se formam, em geral, entre 4 e 6 anos e a maioria dos estudantes avaliam o curso como bom (79,7%). Observou-se que a disciplina preferida dos egressos foi Bioestatística, e a que eles mais utilizam foi Estatística Descritiva. Dentre as atividades extracurriculares, 80% dos alunos entrevistados participaram de projetos de extensão, seguido por estágios não obrigatórios e bolsas administrativas, com 62,1% e 56,1%, respectivamente. A maioria dos profissionais iniciou sua atividade profissional/acadêmica em até 6 meses após a formatura (68,2%), trabalham em estatística (68,7%) e não trabalham com outro estatístico no seu setor ou departamento (59,3%). A maioria trabalha em instituições públicas (55%), possuem uma carga horária de 21h a 40h (48,3%) e tem um salário entre 4 a 6  salários mínimos (30,5%). O motivo para a escolha da estatística como profissão foi a oportunidade (63,8%) para a maioria dos profissionais e a área de atuação profissional foi a acadêmica (45,5%), contudo é importante destacar que foram encontrados estatísticos trabalhando nas mais diversas áreas. A maior dificuldade enfrentada pelo estatístico é o fato do curso de graduação ter sido muito teórico (41,4%) e uma das sugestões mais apontadas pelos profissionais é ter, na UFES, um curso mais prático e que relacione o conteúdo teórico com as necessidades do mercado de trabalho (30,8%). No entanto, a maioria dos profissionais encontram-se satisfeitos financeiramente (53,8%). Foram realizadas 30 associações de interesse, relacionando as 27 variáveis estudadas. Das 30 relações, onze apresentaram p-valor menor ou igual a 0,05 estatisticamente significante. Destaca-se os resultados encontrados nas associações entre as variáveis: ano de formado e faixa salarial.

Palavras-chave: Egresso, Estatística, perfil profissional