Eventos, XIII Semana de Estatística: A Estatística na sociedade e na era do big data

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Agrupamento dos países pelo índice educacional PISA baseado em componentes principais
André Oliveira Souza, Jander Celestino Leite, João Carlos Cansian Júnior, Mauro Rodrigo Müller

Última alteração: 2016-07-25

Resumo


O presente trabalho teve como objetivo agrupar os países e continentes de acordo com o índice do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) segundo  as áreas de conhecimento avaliadas (leitura, ciências e matemática). As informações foram obtidas no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e foram analisadas segundo a nota média de 71  países e   5 (cinco)  continentes  que participaram da avaliação pelo menos uma vez no período de 2000 a 2012. Para agrupar países e continentes  similares quanto a estas áreas avaliadas foi feito o dendrograma usado a  matriz de distâncias de Mahalanobis e foi plotado em seguida o biplot baseado em  dois componentes principais que explicam 99,53 % da variabilidade total dos dados. Observou - se  uma correlação positiva entre as áreas leitura/ciências, ciências/matemática e uma correlação aproximadamente nula entre matemática/leitura, além da formação de grupos similares de países e de continentes quanto a estas áreas avaliadas.