Eventos, XIII Semana de Estatística: A Estatística na sociedade e na era do big data

Tamanho da fonte: 
A dificuldade do aprendizado na disciplina de Cálculo I na percepção do estudante e a influência da Matemática Básica
Filipe Cunha Pesca, Katiuski Pereira, Marianne Gomes Santos, Matheus Cornejo, Pedro Henrique Moreira Carvalho, Roger Bernado Lopes

Última alteração: 2016-07-19

Resumo


A temática abordada na disciplina de Cálculo I estabelece as ferramentas básicas de todas as ciências exatas. Consequentemente o conteúdo desta disciplina é de suma importância aos cursos do Centro de Ciências Exatas (CCE) – UFES. O objetivo desta pesquisa foi analisar a dificuldade percebida pelos estudantes do CCE - UFES na disciplina de Cálculo I e de verificar a influência da disciplina de Matemática Básica no aprendizado dos estudantes em Cálculo I. A amostra foi dividida em $4$ estratos (Estatística, Física, Matemática e Química). Os resultados da pesquisa mostraram que os estudantes do curso de Matemática desfrutam de um maior aproveitamento na disciplina de Matemática Básica, portanto possuem uma menor dificuldade que os demais cursos em Cálculo I. A pesquisa também mostrou que os estudantes do curso da Física, demonstraram um menor nível de dificuldade na disciplina de Cálculo I do que os estudantes do curso de Estatística, sendo que estes possuem a disciplina de Matemática Básica. Já os estudantes do curso da Química que não desfrutam de uma matéria preparatória, demostraram possuir um alto nível de dificuldade no aprendizado na disciplina de Cálculo I. Vale ressaltar que esta pesquisa apenas apresenta o nível de dificuldade percebida pelos estudantes no CCE na disciplina de Cálculo I e não expõe os reais motivos dessa dificuldade.