Eventos, XIII Semana de Estatística: A Estatística na sociedade e na era do big data

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má conduta universitária: um estudo com alunos de graduação do Centro de Ciências Exatas da Universidade Federal do Espírito Santo
Clarice Arruda Heringer, Bruna Rodrigues Vidigal, Kamilla Fernandes Silva, Bruno Henrique

Última alteração: 2016-07-25

Resumo


Atos de má conduta como a cola ou o plágio são vistos com certa tolerância dentro do ambiente universitário e são responsáveis pela queda na eficiência do sistema educacional e pela desvalorização do profissional no mercado de trabalho, uma vez que, passando pelas avaliações sem o esforço necessário para tanto, faz com que o aluno obtenha uma graduação sem ter conhecimento para isso. Esta pesquisa tem como objetivo analisar a proporção de alunos graduandos dos cursos de Química, Física, Matemática e Estatística que pratica atos de má conduta. O presente levantamento restringiu-se a alguns atos de má conduta, como o ato de colar ou praticar plágio em avaliações e trabalhos acadêmicos, o ato de pedir para outra pessoa fazer uma prova ou trabalho em lugar da pessoa em avaliação, o ato de fazer a prova ou um trabalho em lugar do aluno avaliado e o ato de assinar a presença numa lista de presença para alguém que não esteja em sala de aula.  O levantamento foi realizado com os alunos do Centro de Ciências Exatas (CCE) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Foi selecionada uma amostra estratificada proporcional ao total de alunos matriculados nos cursos de Química, Física, Matemática e Estatística em 2016/1. Os alunos entrevistados responderam presencialmente a um questionário desenvolvido para este estudo. Observou-se que os atos de má conduta mais praticados em geral foram o ato de assinar presença para outros alunos e pedir que tal ato fosse realizado.  O total e as proporções de respostas afirmativas às perguntas mais relevantes foram estimadas para o CCE. Também foram estimadas as proporções de alunos que praticam atos de má conduta para cada curso do CCE. Os resultados do levantamento indicam que o ato de assinar a presença para um aluno ausente é a prática mais comum entre os alunos do CCE. Particularmente, no curso de Física a proporção estimada de alunos que já pediram para alguém assinar a lista de presença para ele, estando ele ausente de sala de aula, é superior à proporção de alunos que não cometem este ato. Dentre os cursos analisados, Química mostrou as maiores proporções estimadas de alunos que praticam os atos de colar e de assinar a lista de presença para alunos ausentes. O estudo também indicou que os alunos do curso de Matemática são os alunos que menos praticaram o ato de utilizar algum dispositivo eletrônico ou papel para cola. Adicionalmente, verificou-se que aproximadamente 40% dos alunos do curso de Estatística utilizam papel ou algum dispositivo eletrônico para cola e 32% deles olham a prova do colega com intenção de colar.

Palavras-chave: Má Conduta. Ética na Universidade. Cola. Plágio.