O II EEBA VAI POCAR!!!

Queridas bakhtinianas e queridos bakhtinianos:

 

O dicionário Aurélio, o mais conhecido entre nós, não registra, em seu conjunto de verbetes, o termo pocar. Registra espocar, "v.i. Bras. O mesmo que pipocar. / Estourar, explodir, saltar para fora". Já o Houaiss, outro dicionário muito conhecido por nós, apresenta o verbete de pocar, com as seguintes acepções:


"Regionalismo: Brasil. Uso: informal.
1
verbo intransitivo: arrebentar como pipoca; pipocar
2 transitivo direto: bater com força em"

No Houaiss, também, encontramos sentidos para espocar:

"Regionalismo: Brasil.
1 verbo intransitivo: soar como estalo; estourar, pipocar
Ex.: <a lenha espocava na fogueira> <os fogos espocavam lá fora> 
2 transitivo direto: forçar (algo) até romper-se; rebentar, arrancar
Ex.: o ventre volumoso espocava os botões da camisa 
3 intransitivo: Derivação: sentido figurado.despontar com ímpeto e exuberância
Ex.: espocavam brotos nas árvores"

Em qualquer lugar do Brasil, "a bola estoura", mas, no Espírito Santo, especialmente na Grande Vitória, "a bola poca". Capixaba não "vai embora"; "poca fora" ou "poca pra praia". E "poca na prova", "poca no rock [festa]", "poca de rir", entre outras significações das mais diversas e curiosas. 
Nada mais bakhtiniano que esse recurso expressivo. Multissignificante, na sua singular relativa estabilidade. Imagina no uso concreto dos enunciados!! [para saber mais sobre outros usos de pocar e de outras expressões consideradas tipicamente capixabas, acesse [ttp://pocou.blogspot.com.br/2010/10/pocou.html]
É com esse espírito do pocar capixaba que nos dirigimos novamente a vocês, estudiosas e estudiosos bakhtinianos de todo o Brasil e alhures.
O II Encontro de Estudos Bakhtinianos (II EEBa) acontecerá nos dias 12, 13 e 14 de novembro de 2013, em Vitória-ES, na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), sob a organização do GEBAKH (Grupo de Estudos Bakhtinianos), coordenado pelo Prof. Luciano Novaes Vidon, e do NEPALES (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Escrita), coordenado pela Profa. Cláudia Maria Gontijo, em uma parceria entre os Programas de Pós-Graduação em Linguística e em Educação da UFES.
A Programação do II EEBA já está quase pronta, restando apenas algumas confirmações, e pode ser visualizada no site do evento:
Lá, também, vocês poderão se cadastrar e acompanhar todas as notícias do evento.
O II EEBA tem como tema central “Vida, cultura e alteridade“, que se desdobra nos seguintes subtemas: Cultura e alteridade“, “Linguagem, educação, ética” e A vida e as esferas culturais“. Serão três Encontros Dialógicos, cada um relacionado a um dos subtemas acima. Cada Encontro será seguido de uma Arena Polifônica, espaço aberto de debate em torno do tema discutido. Além dos encontros, ocorrerão as Rodas de Conversa, também articuladas aos subtemas do evento. Nessas Rodas teremos discussões e comentários a partir dos textos enviados pelos participantes para o evento. Além disso, teremos uma Noite Rabelaisiana, com atrações culturais, coquetel e lançamento de livros, e uma Assembléia final de deliberações do evento.

Neste momento, convidamos a todas e todos, que se interessam pelas ideias de Bakhtin, a participarem do II EEBA escrevendo um texto que dialogue com o tema Vida, cultura e alteridade em um dos três eixos propostos pelo evento: I. Cultura e alteridade. II. Linguagem, educação e ética. III. A vida e as esferas culturais. Compartilhe suas inquietações de modo que provoquem discussões e olhares sobre a vida, a cultura e a alteridade, oferecendo sua contrapalavra, como nos convida Bakhtin.

As inscrições estarão abertas no site do evento, no período de 15 a 19 de julho, com o limite de 300 inscritos. Através do próprio site, os interessados deverão preencher um formulário de inscrição e encaminhar, no mesmo momento, o seu texto. O pagamento da inscrição será feito posteriormente, assim que a comissão organizadora acusar o recebimento do formulário de inscrição e do texto, considerando o limite máximo de inscritos.

Período de Inscrições/Envio de Textos:

15 a 19 de julho de 2013


Valores, conforme as categorias de participação:

PROFESSORES E ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO– R$ 120,00

ALUNOS DE GRADUAÇÃO – R$ 80,00

**A inscrição inclui materiais do evento (camisa, bolsa e outros), certificado e  alimentação (almoços) .

 

 

Configuração do texto:

O texto precisa ter de três até dez páginas atendendo à seguinte formatação: fonte Times New Roman 12, espaçamento simples, margem normal, em folha A4, Word.doc, incluindo no cabeçalho título, nome do autor, email, instituição a qual pertence e eixo temático escolhido.

Não deixem de se inscrever! Queremos todas e todos aqui para fazermos juntos o  II EEBA pocar!!

Comissão Organizadora:

GEBAKH/UFES - Grupo de Estudos Bakhtinianos

NEPALES/UFES - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Escrita



Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Escrita do Espírito Santo - Nepales

Centro de Educação - CE

Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes

Fórum Permanente de Alfabetização, Leitura e Escrita do Espírito Santo - FOPALES