Visão Geral

Promover saúde e equidade não é uma tarefa fácil, e por isso discutir sobre o assunto é muito importante. A promoção da saúde é muito mais do que realizar grupos em unidades de saúde, é também um modelo de gestão intersetorial e participativo com envolvimento da população na identificação das necessidades do território e na tomada de decisão.

Para contribuir com essa discussão foi criado o Coletivo Capixaba de Promoção da Saúde que tem como objetivo mobilizar atores e unir parceiros para disseminar, refletir e discutir as práticas e produções sobre promoção da saúde no estado do Espírito Santo. Entre eles profissionais de saúde, universidades, grupos de pesquisa, atores sociais, movimentos sociais, ongs, prefeituras e o Estado. Não se trata do setor saúde apenas, mas da saúde como recurso de vida, logo precisamos também de educação, saneamento, transporte e tantos outros recursos para garantia da qualidade de vida e da equidade. Não é uma tarefa fácil construir essa rede, mas estamos dispostos a iniciar as discussões, mostrar que muitos parceiros já realizam ações neste sentido e que é possível sim alcançar melhorias. O Coletivo se reúne mensalmente para discutir a promoção da saúde e identificar experiências do Estado que podem fortalecer a equidade e a promoção da saúde a nível local e estadual.

Eixos Temáticos:

  1. Desenvolvimento Rural Sustentável
  2. Ambientes e territórios saudáveis
  3. Produção de Saúde e Cuidado
  4. Comunicação e Saúde

26 de abril

9hrs: Mesa de abertura com solenidades

10hs: Mesa sobre Desenvolvimento Rural Sustentável

14hrs: Ambientes e territórios saudáveis: Movimentos urbanos

 

27 de abril:

9hrs: Mesa sobre Produção de saúde e cuidado

14hrs: Mesa sobre Comunicação e Saúde: Estratégias para promoção a saúde

 

REGRAS PARA SUBMISSÕES

A proposta da apresentação de trabalhos no I SCCPS é identificar e reunir experiências estaduais sobre o tema da Promoção da Saúde, para isto este primeiro seminário irá discutir os trabalhos já aprovados para 22ª Conferência Mundial de Saúde. Desta forma, trabalhos de participantes do Estado do Espírito Santo e com contextos deste estado.

Portanto, para submissões serão necessários:

1- Comprovante de aprovação do resumo, que é encontrado no site do evento: http://www.iuhpeconference2016.com/.

2- Resumo na íntegra, seguindo as regras de submissão da 22ª Conferencia Mundial de Saúde.

3-O apresentador que submeter o resumo deve indicar claramente o âmbito temático e as palavras-chaves do trabalho.  Os resumos serão agrupados de acordo com o conteúdo

4-Todos os responsáveis pelos trabalhos terão oportunidade de fazer uma apresentação oral (10 minutos de apresentação e 5 minutos para questões e arguições).

5- O envio do resumo deve ser para o email: coletivocapixabaps@gmail.com Todos os emails devem ter no Assunto: Submissão de Resumo. Os arquivos devem conter o Título do Trabalho; Autores; Resumo na Integra; e Palavras-Chaves.