EIXO 1 - POLÍTICAS DE FINANCIAMENTO E RELAÇÕES INTERGOVERNAMENTAIS
O DIREITO PÚBLICO SUBJETIVO À EDUCAÇÃO: DA LEI POSITIVADA A REALIDADE DO CIDADÃO, NO VIÉS DA JUDICIALIZAÇÃO. | |
Antonio Marcos Almeida de Queiroz, Márcia Helena Siervi Manso |
O DIREITO À EDUCAÇÃO E O CUSTO ALUNO-QUALIDADE INICIAL COMO PROPOSTA DE JUSTIÇA FEDERATIVA:UM PRIMEIRO PASSO RUMO À EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE NO BRASIL. | |
DANIEL TOJEIRA CARA, sumika soares de freitas hernandez piloto |
CUSTO ALUNO QUALIDADE: QUAL O FINANCIAMENTO NECESSÁRIO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL MUNICIPAL DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM? | |
Edson Maciel Peixoto, Vania Carvalho de Araújo, Daniela Tomaz Alves, Fernando da Silva, Marianna Cassa de Souza Santos |
UM CONTRASTE ENTRE AS LEIS n. 10.172/2001 e n. 13.005/2014 O processo de elaboração ou adequação dos Planos Municipais de Educação ao Plano Nacional de Educação. | |
Geraldo Junior Grossi, Jhonata Moreira Pereira |
IDAS E VINDAS NO PROCESSO DE VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO MATEUS-ES | |
Zenilza Aparecida Barros Pauli, Márcia Alessandra Souza Fernandes |
RELAÇÕES INTERGOVERNAMENTAIS NAS POLÍTICAS DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO | |
Simone Lopes Smiderle Alves |
EIXO 2 – POLÍTICAS DE GESTÃO E DE AVALIAÇÃO
CONSELHO COMUNITÁRIO ESCOLAR E EXPERIÊNCIAS DEMOCRÁTICAS DE GESTÃO NO ÂMBITO MUNICIPAL | |
Cláudia Aparecida Vieira Pinheiro, Roselane de Araújo Lima Barreira |
A DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR BRASILEIRA | |
ELIANA CLAUDINO DE JESUS, ROSA ARLENE PRASSER DE SOUZA |
DIREITO EDUCACIONAL: A JUDICIALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E A SUA APLICABILIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL DE TEIXEIRA DE FREITAS-BAHIA. | |
Ednete Morais Costa Elias |
COMPOSIÇÃO, REPRESENTATIVIDADE E AUTONOMIA: DESAFIOS DO CME | |
MÁRCIA ALESSANDRA DE SOUZA FERNANDES |
EIXO 3 - POLÍTICAS DE FORMAÇÃO, VALORIZAÇÃO E CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
A FORMAÇÃO INICIAL DOS COORDENADORES PEDAGÓGICOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA BREVE DISCUSSÃO | |
Osmar Hélio Alves Araújo |
A INTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NA GESTÃO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL | |
Roberta Freire Bastos, Sue Elen Lievore |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
JOCILENE GADIOLI DE OLIVEIRA, ANA PAULA DIAS PAZZAGLINI ROLDI |
COMPLEXIDADES INERENTES A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL MEDIANTE O NOVO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO | |
Marcia Pereira Wildemberg, Ivonicléia Gonçalves Boroto, Graciele Alves Santiago |
FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA EM SERVIÇO DOS PROFESSORES/AS DAS ESCOLAS FAMÍLIAS AGRÍCOLAS DO MEPES | |
simone Ferreira; Angelo,, Paula Louzada Martins, Andreia Weiss |
SENSIBILIDADES E SUSTENTABILIDADES: EXPERIÊNCIAS E SENTIDOS NA/PARA A FORMAÇÃO DOCENTE E CURRICULAR | |
Denize Mezadri Almeida, Márcia Moreira Araújo |
O Início da Organização dos Professores da Rede Estadual de Ensino do Espírito Santo | |
Márcio Gomes Damartini |
AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE CONSTRUÇÃO DE PROFESSORES ESCOLARES E A AÇÃO DA PERFORMATIVIDADE. | |
Susana Schneid Scherer |
O MOVIMENTO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA DISCUTIDO EM PERIÓDICOS CIENTÍFICOS NACIONAIS: A FORMAÇÃO CONTINUADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
JUVERCI FONSECA BITENCOURT, Silvana Ventorim |
AVALIANDO PRÁTICAS FORMATIVAS DE GESTORES PÚBLICOS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DA REGIÃO SUL/SERRANA DO ESPIRITO SANTO | |
Janaina Borges Alves, Meiriane Linhaus de Sousa Barros, Mariangela Lima de Almeida |
OS MOVIMENTOS DOS SUJEITOS/CORPOS VIVENTES NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO DO/NO CURRÍCULOPULSANTE DO/NO COTIDIANO ESCOLAR | |
Fábio Luiz Alves de Amorim, Sabrina Matias Alvarenga, Tania Oliveira da Costa |
UMA REFLEXÃO SOBRE O CUMPRIMENTO DO ARTIGO 11 DA LEI 9795/99 | |
Mycheli Felberk Cardoso |
A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO FERRAMENTA PARA A CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL | |
Mycheli Felberk Cardoso |
MUDANÇAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS NO CAMPO DA ALFABETIZAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES | |
Déborah Provetti Scardini Nacari |
FORMAÇÃO DOCENTE, COORDENADOR PEDAGÓGICO E CONTEXTO ESCOLAR: ELEMENTOS QUE SE ENTRECRUZAM | |
Osmar Hélio Alves Araújo |
EIXO 4 – POLÍTICAS, CURRÍCULOS E PRÁTICAS
PRÁTICAS DE ENSINO CONTEXTUALIZADAS: UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA EFICIENTE E EFICAZ. | |
Adriano Ramos Souza |
A INTERLOCUÇÃO DO CURRÍCULO COMUM NA ESCOLA: IMPLICAÇÕES À EDUCAÇÃO ESPECIAL | |
sumika soares de freitas, Mariangela Lima de Almeida |
O PIBID NO COTIDIANO ESCOLAR - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | |
Jordan Alves, Kêmeron Chagas dos Reis Almeida, Daniela Bissoli Fiorini |
O CURRÍCULO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS SUJEITOS | |
Gianni Marcela Boechard, Claudia de Souza Nardoto |
AS PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO NA PERSPETIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA | |
ANGELA MARIA PEREIRA RIBEIRO, TATIANA GOMES DOS SANTOS PETERLE |
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO - UFES: UMA TRAJETÓRIA DE LUTAS E REIVINDICAÇÕES SOCIAIS | |
Renata Duarte Simões, Charlini da Rocha Leonarde |
EIXO 5 - POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO, DIFERENÇAS E INCLUSÃO
DIREITO À EDUCAÇÃO: ACESSO, PERMANÊNCIA E APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO DA CRIANÇA PÚBLICO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
sumika soares de freitas, Sonia Lopes Victor |
TECNOLOGIA ASSISTIVA: A UTILIZAÇÃO DO COMPUTADOR NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS (SRM) JUNTO A PROFESSORES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) A PARTIR DE UM ESTUDO FENOMENOLÓGICO | |
Hiran Pinel, Cleyton Santana de Sousa, Ana Karyne Loureiro Furley |
A POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA: ANÁLISES E REFLEXÕES A PARTIR DE FONTES DOCUMENTAIS | |
nubia rosetti nascimento |
INFÂNCIAS E DIREITO À CIDADE: O QUE DIZEM AS CRIANÇAS SOBRE A CIDADE? | |
Vania Carvalho de Araújo, Victória Galter Vieira, Edson Maciel Peixoto, Ines de Oliveira Ramos, Alexandro Braga Vieira, Erika Milena de Souza, Mario de Jesus Xavier, Jordano Francesco Gagno Brito |
A PRODUÇÃO DA SECADI E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: ENTRE REMINISCÊNCIAS E AUSÊNCIAS | |
Terezinha Maria Schuchter, Janete Magalhães Carvalho |
INTER-RELAÇÃO EM CONTEXTOS ESCOLARES INCLUSIVOS | |
Ziviani carvalho Nascimento Ziviani |
IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS NO ACOMPANHAMENTO DOS BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA NO CONTEXTO ESCOLAR | |
JOCILENE GADIOLI DE OLIVEIRA |
POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL: ARTICULAÇÕES COM AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM VITÓRIA/BRASIL-ES E NO PORTO/PORTUGAL | |
Carline Santos Borges, CARLINE SANTOS BORGES |
CULTIVANDO A EDUCAÇÃO DOS POVOS DO CAMPO DO ES | |
Carlos Roberto Soprani, Celso Eulálio de Oliveira Júnior, Glorinha Sartori, Roberto Telau, Maria do Carmo Paoliello |
A FORMAÇÃO CONTINUADA E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA ELABORAÇÃO DO DOCUMENTO POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ES | |
Conceição Aparecida Corrêa Martins, Alexandro Braga Vieira |
A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM INDICATIVOS À EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA SALA DE AULA COMUM | |
Clayde Aparecida Belo da Silva MARIANO, Alexandro Braga Vieira |
ANÁLISE DO DIREITO À EDUCAÇÃO NAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS DO EXTREMO SUL DA BAHIA E NORTE DO ESPÍRITO SANTO: AVANÇOS OU RETROCESSOS | |
Wellington Ferreira Krull, MÁRCIA HELENA SIERVI MANSO |
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO DE ALUNOS PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM SANTA MARIA DE JETIBÁ/ES | |
Mariangela Lima de Almeida, Lorena da Vitória Honorino, Damila Soares de Carvalho |
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO - UFES: UMA TRAJETÓRIA DE LUTAS E REIVINDICAÇÕES SOCIAIS | |
Renata; Duarte Simões |
EIXO 6- EDUCAÇÃO E TRABALHO, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E ENSINO SUPERIOR
A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL VAI AO INTERIOR: A EXPANSÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS A PARTIR DA IMPLANTAÇÃO DO IFES CAMPUS SÃO MATEUS | |
Samanta Lopes Maciel, Sra Tatiana dos Santos Peterle |
O DIREITO À EDUCAÇÃO: A OFERTA DO ENSINO MÉDIO NA REDE ESTADUAL DO ESPÍRITO SANTO | |
TATIANA GOMES DOS SANTOS PETERLE, SAMANTA LOPES MACIEL |
CONSTRUÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA CRITICA EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRAL | |
Giovani Zanetti Neto, Wagner Scopel Falcão, Caroline Magevsky |
A OFERTA DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO | |
Jaqueline Ferreira de Almeida |
A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL VAI AO INTERIOR: A EXPANSÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS A PARTIR DA IMPLANTAÇÃO DO IFES CAMPUS SÃO MATEUS | |
Sra Samanta Lopes Maciel, Sra Tatiana dos Santos Peterle |
EIXO 7 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL, EDUCAÇÃO E CTSA, ENSINO DE HUMANIDADES, CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
PERCURSO DA ELABORAÇÃO DA POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE CARIACICA-ES: ARTICULANDO SABERES RUMO À TRANSFORMAÇÃO SOCIAL | |
Evandro Ribeiro Chagas, Luz Marina de Souza, Maria das Graças Ferreira Lobino |
A TEMÁTICA DOS TRANSGÊNICOS NO ENFOQUE CTSA | |
Noé Augusto Moreira Dias, Bianca Pereira das Neves, Elisa Cristina Soares de Carvalho |
A CONTRIBUIÇÃO DE PAULO FREIRE PARA A PESQUISA EM LITERATURA NO MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS | |
Letícia Queiroz Carvalho |
O Parque Moscoso como espaço-memória da cidade de Vitória: a educação na cidade em debate na formação continuada de professores | |
Larissa Franco de Mello Aquino Pinheiro |
CONCEPÇÕES DE PROFESSORES GRADUADOS EM ÁREAS AFINS SOBRE OS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA | |
Alexandre Krüger Zocolotti |
A INTERAÇÃO DIALÓGICA: CAMINHOS PARA A PESQUISA NAS CIÊNCIAS HUMANAS | |
Letícia Queiroz Carvalho |
EXPERIÊNCIAS ESCOLARES COM O LOCAL: SENSIBILIDADES E SUSTENTABILIDADES ECOLOGIZANDO FORMAÇÃO E EDUCAÇÃO | |
D Mezadri Almeida |
PERCEPÇÃO DOS VISITANTES QUANTO AO PAPEL DOS MEDIADORES NA EXPOSIÇÃO “O ADMIRÁVEL CORPO HUMANO” | |
Ágda da Silva Géra, Manuella Villar Amado, Athelson Stefanon Bittencourt |
INVESTIGANDO A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS MORADORES DO ENTORNO DA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL MESTRE ÁLVARO | |
CAROLINA SCHUCHTER DE OLIVEIRA, Sara Regina Cezário Lima |
PERCEPÇÃO DO ALUNO QUANTO A DESPEJO DE DETRITOS NA REGIÃO PRAIAL DE JACARAÍPE, SERRA/ES | |
Priscila Rubim Fernandes, Jenny Hellen Will Carreiro |
PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL | |
Simone Ferreira Angelo, Lara Lavigne Amaral |
PARTICIPAÇÃO E GESTÃO SOCIAL NA CIDADE - UM PROCESSO DE FORMAÇÃO NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA-ES. SABERES E CONTRADIÇÕES | |
Maria Luiza Marques, Ronaldo Aparecida Marques, Fernanda Luiza de Lima Marques |
O Parque Moscoso como espaço-memória da cidade de Vitória: a educação na cidade em debate na formação continuada de professores | |
Larissa Franco de Mello Aquino Pinheiro |
CONCEPÇÕES DE PROFESSORES GRADUADOS EM ÁREAS AFINS SOBRE OS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA | |
Alexandre Krüger Zocolotti |
A TEMÁTICA DOS TRANSGÊNICOS NO ENFOQUE CTSA | |
Noé Augusto Moreira Dias |
GRUPO DE ESTUDOS EM ESTILO E QUALIDADE DE VIDA