EIXO 1 - POLÍTICAS DE FINANCIAMENTO E RELAÇÕES INTERGOVERNAMENTAIS
O DIREITO PÚBLICO SUBJETIVO À EDUCAÇÃO: DA LEI POSITIVADA A REALIDADE DO CIDADÃO, NO VIÉS DA JUDICIALIZAÇÃO. | |
Antonio Marcos Almeida de Queiroz, Márcia Helena Siervi Manso |
CUSTO ALUNO QUALIDADE: QUAL O FINANCIAMENTO NECESSÁRIO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL MUNICIPAL DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM? | |
Edson Maciel Peixoto, Vania Carvalho de Araújo, Daniela Tomaz Alves, Fernando da Silva, Marianna Cassa de Souza Santos |
EIXO 3 - POLÍTICAS DE FORMAÇÃO, VALORIZAÇÃO E CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
A FORMAÇÃO INICIAL DOS COORDENADORES PEDAGÓGICOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA BREVE DISCUSSÃO | |
Osmar Hélio Alves Araújo |
FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA EM SERVIÇO DOS PROFESSORES/AS DAS ESCOLAS FAMÍLIAS AGRÍCOLAS DO MEPES | |
simone Ferreira; Angelo,, Paula Louzada Martins, Andreia Weiss |
SENSIBILIDADES E SUSTENTABILIDADES: EXPERIÊNCIAS E SENTIDOS NA/PARA A FORMAÇÃO DOCENTE E CURRICULAR | |
Denize Mezadri Almeida, Márcia Moreira Araújo |
AVALIANDO PRÁTICAS FORMATIVAS DE GESTORES PÚBLICOS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DA REGIÃO SUL/SERRANA DO ESPIRITO SANTO | |
Janaina Borges Alves, Meiriane Linhaus de Sousa Barros, Mariangela Lima de Almeida |
OS MOVIMENTOS DOS SUJEITOS/CORPOS VIVENTES NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO DO/NO CURRÍCULOPULSANTE DO/NO COTIDIANO ESCOLAR | |
Fábio Luiz Alves de Amorim, Sabrina Matias Alvarenga, Tania Oliveira da Costa |
FORMAÇÃO DOCENTE, COORDENADOR PEDAGÓGICO E CONTEXTO ESCOLAR: ELEMENTOS QUE SE ENTRECRUZAM | |
Osmar Hélio Alves Araújo |
EIXO 4 – POLÍTICAS, CURRÍCULOS E PRÁTICAS
O PIBID NO COTIDIANO ESCOLAR - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | |
Jordan Alves, Kêmeron Chagas dos Reis Almeida, Daniela Bissoli Fiorini |
EIXO 5 - POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO, DIFERENÇAS E INCLUSÃO
INFÂNCIAS E DIREITO À CIDADE: O QUE DIZEM AS CRIANÇAS SOBRE A CIDADE? | |
Vania Carvalho de Araújo, Victória Galter Vieira, Edson Maciel Peixoto, Ines de Oliveira Ramos, Alexandro Braga Vieira, Erika Milena de Souza, Mario de Jesus Xavier, Jordano Francesco Gagno Brito |
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO DE ALUNOS PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM SANTA MARIA DE JETIBÁ/ES | |
Mariangela Lima de Almeida, Lorena da Vitória Honorino, Damila Soares de Carvalho |
EIXO 6- EDUCAÇÃO E TRABALHO, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E ENSINO SUPERIOR
A OFERTA DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO | |
Jaqueline Ferreira de Almeida |
EIXO 7 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL, EDUCAÇÃO E CTSA, ENSINO DE HUMANIDADES, CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
EXPERIÊNCIAS ESCOLARES COM O LOCAL: SENSIBILIDADES E SUSTENTABILIDADES ECOLOGIZANDO FORMAÇÃO E EDUCAÇÃO | |
D Mezadri Almeida |
PERCEPÇÃO DOS VISITANTES QUANTO AO PAPEL DOS MEDIADORES NA EXPOSIÇÃO “O ADMIRÁVEL CORPO HUMANO” | |
Ágda da Silva Géra, Manuella Villar Amado, Athelson Stefanon Bittencourt |
PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL | |
Simone Ferreira Angelo, Lara Lavigne Amaral |
Devido ao atual cenário da pandemia, os Minicursos e oficinas serão ministrados via Google Meet, o link será enviado por email registrado na inscrição. As mesas redondas, show, performance poética e conferências acontecerão no canal do Youtube do Núcleo Africanidades Brasilidades:
link: https://www.youtube.com/c/NafricabUFES