Eventos, XX Congresso de Estudos Literários, X Colóquio de Leitura, Literatura e Educação e II Congresso de Libras

Tamanho da fonte: 
DIALOGISMO, RESPONSIVIDADE E POLIFONIA EM CHAPEUZINHO AMARELO, DE CHICO BUARQUE
Letícia Queiroz Carvalho, Rodrigo Gonçalves Dias Pitta

Última alteração: 2018-07-30

Resumo


O texto em tela busca tecer considerações acerca dos aspectos polifônicos (BAKHTIN, 2009, 2014) presentes no livro infantil Chapeuzinho Amarelo, de Chico Buarque, por meio da apresentação do dialogismo desse texto com a forma clássica do conto “Chapeuzinho Vermelho” e com o contexto do final da ditadura militar no Brasil. Após tais aproximações, advindas de uma pesquisa bibliográfica em diálogo com os textos literários escolhidos como corpus de análise,  será mencionado o potencial do texto buarqueano no estímulo à responsividade do leitor por meio da superação do medo da protagonista e da transformação do mundo realizada por ela.


Palavras-chave


Chico Buarque. Polifonia. Literatura Infantil.

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.