Eventos, XX Congresso de Estudos Literários, X Colóquio de Leitura, Literatura e Educação e II Congresso de Libras

Tamanho da fonte: 
APAGAMENTO DO GÊNERO DRAMÁTICO EM OBRAS ADAPTADAS: POSSÍVEIS PERDAS PARA O ENSINO DE LITERATURA
Roberta Patrocínio de Amorim, Lucas dos Passos

Última alteração: 2018-07-11

Resumo


Esta pesquisa intenta ponderar sobre o movimento de adaptação literária para o público infanto-juvenil e põe em análise a obra Édipo Rei, de Sófocles, adaptada por Cecília Casas (2002). Para tanto, busca questionar a proficiência, no campo do ensino, do abandono do gênero dramático para a inserção da narrativa em prosa, por considerar aquele um instrumento de formação que contém especificidades de ordem estética. Tal discussão se apoiará em Carvalho (2006), Japiassu (2008) e Paula (2015).


Palavras-chave


Adaptação. Ensino de Literatura. Gênero Dramático.

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.