Eventos, XX Congresso de Estudos Literários, X Colóquio de Leitura, Literatura e Educação e II Congresso de Libras

Tamanho da fonte: 
EMPODERAMENTO DE MENINAS NAS PRIMEIRAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL: LÚDICO E SEXISMO EM MATILDA
Larissa Rocha Vieira Guedes Alcoforado, Camila David Dalvi

Última alteração: 2018-07-11

Resumo


Este artigo apresenta caminhos para discussão, nas primeiras séries do ensino fundamental, da temática do empoderamento de meninas, com base no sexismo presente em Matilda (1991), de Roald Dahl. A partir de uma leitura direcionada pelos professores, em que se ressalte o lúdico e o debate dos acontecimentos junto aos alunos, propõe-se problematizar desde a infância a posição da figura feminina na sociedade. Há ainda o diálogo com as ideias de Adichie (2017) e Beauvoir (1949).


Palavras-chave


Ensino. Empoderamento de meninas. Sexismo.

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.