encontro, nacional, estudantes, artes, dança, teatro, circo, performance, Artes Cênicas; Artes Visuais; Audiovisual; Circo; Cultura Digital; Dança; Monitoria; Música; Oficina/Ambiente de Criação; Ouvintes; Patrimônio Cultural Imaterial (PCI); Performance; SPA (Seminário de Pesquisa em Arte); Submissão de Artigo; Novas ideias.

Apresentações e Autores


Sobrenome A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Toda(o)s
Modalidade:
 

EIXO 1 - POLÍTICAS DE FINANCIAMENTO E RELAÇÕES INTERGOVERNAMENTAIS

O DIREITO PÚBLICO SUBJETIVO À EDUCAÇÃO: DA LEI POSITIVADA A REALIDADE DO CIDADÃO, NO VIÉS DA JUDICIALIZAÇÃO.
Antonio Marcos Almeida de Queiroz, Márcia Helena Siervi Manso
O DIREITO À EDUCAÇÃO E O CUSTO ALUNO-QUALIDADE INICIAL COMO PROPOSTA DE JUSTIÇA FEDERATIVA:UM PRIMEIRO PASSO RUMO À EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE NO BRASIL.
DANIEL TOJEIRA CARA, sumika soares de freitas hernandez piloto
A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA REDE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO BRASIL: UMA ANÁLISE DOS RESULTADOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO
Francisco Jose Soares Costa
CUSTO ALUNO QUALIDADE: QUAL O FINANCIAMENTO NECESSÁRIO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL MUNICIPAL DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM?
Edson Maciel Peixoto, Vania Carvalho de Araújo, Daniela Tomaz Alves, Fernando da Silva, Marianna Cassa de Souza Santos
UM CONTRASTE ENTRE AS LEIS n. 10.172/2001 e n. 13.005/2014 O processo de elaboração ou adequação dos Planos Municipais de Educação ao Plano Nacional de Educação.
Geraldo Junior Grossi, Jhonata Moreira Pereira
IDAS E VINDAS NO PROCESSO DE VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO MATEUS-ES
Zenilza Aparecida Barros Pauli, Márcia Alessandra Souza Fernandes
RELAÇÕES INTERGOVERNAMENTAIS NAS POLÍTICAS DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO
Simone Lopes Smiderle Alves

EIXO 2 – POLÍTICAS DE GESTÃO E DE AVALIAÇÃO

CONSELHO COMUNITÁRIO ESCOLAR E EXPERIÊNCIAS DEMOCRÁTICAS DE GESTÃO NO ÂMBITO MUNICIPAL
Cláudia Aparecida Vieira Pinheiro, Roselane de Araújo Lima Barreira
A DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR BRASILEIRA
ELIANA CLAUDINO DE JESUS, ROSA ARLENE PRASSER DE SOUZA
DIREITO EDUCACIONAL: A JUDICIALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E A SUA APLICABILIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL DE TEIXEIRA DE FREITAS-BAHIA.
Ednete Morais Costa Elias
COMPOSIÇÃO, REPRESENTATIVIDADE E AUTONOMIA: DESAFIOS DO CME
MÁRCIA ALESSANDRA DE SOUZA FERNANDES

EIXO 3 - POLÍTICAS DE FORMAÇÃO, VALORIZAÇÃO E CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

A FORMAÇÃO INICIAL DOS COORDENADORES PEDAGÓGICOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA BREVE DISCUSSÃO
Osmar Hélio Alves Araújo
A INTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NA GESTÃO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL
Roberta Freire Bastos, Sue Elen Lievore
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
JOCILENE GADIOLI DE OLIVEIRA, ANA PAULA DIAS PAZZAGLINI ROLDI
COMPLEXIDADES INERENTES A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL MEDIANTE O NOVO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Marcia Pereira Wildemberg, Ivonicléia Gonçalves Boroto, Graciele Alves Santiago
FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA EM SERVIÇO DOS PROFESSORES/AS DAS ESCOLAS FAMÍLIAS AGRÍCOLAS DO MEPES
simone Ferreira; Angelo,, Paula Louzada Martins, Andreia Weiss
SENSIBILIDADES E SUSTENTABILIDADES: EXPERIÊNCIAS E SENTIDOS NA/PARA A FORMAÇÃO DOCENTE E CURRICULAR
Denize Mezadri Almeida, Márcia Moreira Araújo
O Início da Organização dos Professores da Rede Estadual de Ensino do Espírito Santo
Márcio Gomes Damartini
AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE CONSTRUÇÃO DE PROFESSORES ESCOLARES E A AÇÃO DA PERFORMATIVIDADE.
Susana Schneid Scherer
O MOVIMENTO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA DISCUTIDO EM PERIÓDICOS CIENTÍFICOS NACIONAIS: A FORMAÇÃO CONTINUADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
JUVERCI FONSECA BITENCOURT, Silvana Ventorim
AVALIANDO PRÁTICAS FORMATIVAS DE GESTORES PÚBLICOS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DA REGIÃO SUL/SERRANA DO ESPIRITO SANTO
Janaina Borges Alves, Meiriane Linhaus de Sousa Barros, Mariangela Lima de Almeida
OS MOVIMENTOS DOS SUJEITOS/CORPOS VIVENTES NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO DO/NO CURRÍCULOPULSANTE DO/NO COTIDIANO ESCOLAR
Fábio Luiz Alves de Amorim, Sabrina Matias Alvarenga, Tania Oliveira da Costa
UMA REFLEXÃO SOBRE O CUMPRIMENTO DO ARTIGO 11 DA LEI 9795/99
Mycheli Felberk Cardoso
A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO FERRAMENTA PARA A CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Mycheli Felberk Cardoso
MUDANÇAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS NO CAMPO DA ALFABETIZAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES
Déborah Provetti Scardini Nacari
FORMAÇÃO DOCENTE, COORDENADOR PEDAGÓGICO E CONTEXTO ESCOLAR: ELEMENTOS QUE SE ENTRECRUZAM
Osmar Hélio Alves Araújo

EIXO 4 – POLÍTICAS, CURRÍCULOS E PRÁTICAS

PRÁTICAS DE ENSINO CONTEXTUALIZADAS: UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA EFICIENTE E EFICAZ.
Adriano Ramos Souza
A INTERLOCUÇÃO DO CURRÍCULO COMUM NA ESCOLA: IMPLICAÇÕES À EDUCAÇÃO ESPECIAL
sumika soares de freitas, Mariangela Lima de Almeida
O PIBID NO COTIDIANO ESCOLAR - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Jordan Alves, Kêmeron Chagas dos Reis Almeida, Daniela Bissoli Fiorini
O CURRÍCULO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS SUJEITOS
Gianni Marcela Boechard, Claudia de Souza Nardoto
AS PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO NA PERSPETIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
ANGELA MARIA PEREIRA RIBEIRO, TATIANA GOMES DOS SANTOS PETERLE
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO - UFES: UMA TRAJETÓRIA DE LUTAS E REIVINDICAÇÕES SOCIAIS
Renata Duarte Simões, Charlini da Rocha Leonarde

EIXO 5 - POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO, DIFERENÇAS E INCLUSÃO

DIREITO À EDUCAÇÃO: ACESSO, PERMANÊNCIA E APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO DA CRIANÇA PÚBLICO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
sumika soares de freitas, Sonia Lopes Victor
TECNOLOGIA ASSISTIVA: A UTILIZAÇÃO DO COMPUTADOR NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS (SRM) JUNTO A PROFESSORES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) A PARTIR DE UM ESTUDO FENOMENOLÓGICO
Hiran Pinel, Cleyton Santana de Sousa, Ana Karyne Loureiro Furley
A POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA: ANÁLISES E REFLEXÕES A PARTIR DE FONTES DOCUMENTAIS
nubia rosetti nascimento
INFÂNCIAS E DIREITO À CIDADE: O QUE DIZEM AS CRIANÇAS SOBRE A CIDADE?
Vania Carvalho de Araújo, Victória Galter Vieira, Edson Maciel Peixoto, Ines de Oliveira Ramos, Alexandro Braga Vieira, Erika Milena de Souza, Mario de Jesus Xavier, Jordano Francesco Gagno Brito
A PRODUÇÃO DA SECADI E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: ENTRE REMINISCÊNCIAS E AUSÊNCIAS
Terezinha Maria Schuchter, Janete Magalhães Carvalho
A TRAJETÓRIA DOS CEIERs- CENTROS ESTADUAIS INTEGRADOS DE EDUCAÇÃO RURAL DO ESPÍRITO SANTO: MOVIMENTOS HISTÓRICOS DE UM POLÍTICA COMPENSATÓRIA DO GOVERNO MILITAR À PRÁTICA DA AGRICULTURA FAMILIAR
João Batista Alves
INTER-RELAÇÃO EM CONTEXTOS ESCOLARES INCLUSIVOS
Ziviani carvalho Nascimento Ziviani
IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS NO ACOMPANHAMENTO DOS BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA NO CONTEXTO ESCOLAR
JOCILENE GADIOLI DE OLIVEIRA
POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL: ARTICULAÇÕES COM AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM VITÓRIA/BRASIL-ES E NO PORTO/PORTUGAL
Carline Santos Borges, CARLINE SANTOS BORGES
CULTIVANDO A EDUCAÇÃO DOS POVOS DO CAMPO DO ES
Carlos Roberto Soprani, Celso Eulálio de Oliveira Júnior, Glorinha Sartori, Roberto Telau, Maria do Carmo Paoliello
A FORMAÇÃO CONTINUADA E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA ELABORAÇÃO DO DOCUMENTO POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ES
Conceição Aparecida Corrêa Martins, Alexandro Braga Vieira
A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM INDICATIVOS À EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA SALA DE AULA COMUM
Clayde Aparecida Belo da Silva MARIANO, Alexandro Braga Vieira
ANÁLISE DO DIREITO À EDUCAÇÃO NAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS DO EXTREMO SUL DA BAHIA E NORTE DO ESPÍRITO SANTO: AVANÇOS OU RETROCESSOS
Wellington Ferreira Krull, MÁRCIA HELENA SIERVI MANSO
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO DE ALUNOS PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM SANTA MARIA DE JETIBÁ/ES
Mariangela Lima de Almeida, Lorena da Vitória Honorino, Damila Soares de Carvalho
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO - UFES: UMA TRAJETÓRIA DE LUTAS E REIVINDICAÇÕES SOCIAIS
Renata; Duarte Simões

EIXO 6- EDUCAÇÃO E TRABALHO, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E ENSINO SUPERIOR

A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL VAI AO INTERIOR: A EXPANSÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS A PARTIR DA IMPLANTAÇÃO DO IFES CAMPUS SÃO MATEUS
Samanta Lopes Maciel, Sra Tatiana dos Santos Peterle
O DIREITO À EDUCAÇÃO: A OFERTA DO ENSINO MÉDIO NA REDE ESTADUAL DO ESPÍRITO SANTO
TATIANA GOMES DOS SANTOS PETERLE, SAMANTA LOPES MACIEL
CONSTRUÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA CRITICA EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRAL
Giovani Zanetti Neto, Wagner Scopel Falcão, Caroline Magevsky
A OFERTA DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO
Jaqueline Ferreira de Almeida
A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL VAI AO INTERIOR: A EXPANSÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS A PARTIR DA IMPLANTAÇÃO DO IFES CAMPUS SÃO MATEUS
Sra Samanta Lopes Maciel, Sra Tatiana dos Santos Peterle

EIXO 7 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL, EDUCAÇÃO E CTSA, ENSINO DE HUMANIDADES, CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

PERCURSO DA ELABORAÇÃO DA POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE CARIACICA-ES: ARTICULANDO SABERES RUMO À TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
Evandro Ribeiro Chagas, Luz Marina de Souza, Maria das Graças Ferreira Lobino
A TEMÁTICA DOS TRANSGÊNICOS NO ENFOQUE CTSA
Noé Augusto Moreira Dias, Bianca Pereira das Neves, Elisa Cristina Soares de Carvalho
A CONTRIBUIÇÃO DE PAULO FREIRE PARA A PESQUISA EM LITERATURA NO MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS
Letícia Queiroz Carvalho
O Parque Moscoso como espaço-memória da cidade de Vitória: a educação na cidade em debate na formação continuada de professores
Larissa Franco de Mello Aquino Pinheiro
CONCEPÇÕES DE PROFESSORES GRADUADOS EM ÁREAS AFINS SOBRE OS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
Alexandre Krüger Zocolotti
A INTERAÇÃO DIALÓGICA: CAMINHOS PARA A PESQUISA NAS CIÊNCIAS HUMANAS
Letícia Queiroz Carvalho
EXPERIÊNCIAS ESCOLARES COM O LOCAL: SENSIBILIDADES E SUSTENTABILIDADES ECOLOGIZANDO FORMAÇÃO E EDUCAÇÃO
D Mezadri Almeida
PERCEPÇÃO DOS VISITANTES QUANTO AO PAPEL DOS MEDIADORES NA EXPOSIÇÃO “O ADMIRÁVEL CORPO HUMANO”
Ágda da Silva Géra, Manuella Villar Amado, Athelson Stefanon Bittencourt
INVESTIGANDO A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS MORADORES DO ENTORNO DA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL MESTRE ÁLVARO
CAROLINA SCHUCHTER DE OLIVEIRA, Sara Regina Cezário Lima
PERCEPÇÃO DO ALUNO QUANTO A DESPEJO DE DETRITOS NA REGIÃO PRAIAL DE JACARAÍPE, SERRA/ES
Priscila Rubim Fernandes, Jenny Hellen Will Carreiro
PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Simone Ferreira Angelo, Lara Lavigne Amaral
PARTICIPAÇÃO E GESTÃO SOCIAL NA CIDADE - UM PROCESSO DE FORMAÇÃO NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA-ES. SABERES E CONTRADIÇÕES
Maria Luiza Marques, Ronaldo Aparecida Marques, Fernanda Luiza de Lima Marques
O Parque Moscoso como espaço-memória da cidade de Vitória: a educação na cidade em debate na formação continuada de professores
Larissa Franco de Mello Aquino Pinheiro
CONCEPÇÕES DE PROFESSORES GRADUADOS EM ÁREAS AFINS SOBRE OS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
Alexandre Krüger Zocolotti
A TEMÁTICA DOS TRANSGÊNICOS NO ENFOQUE CTSA
Noé Augusto Moreira Dias