Comunicações
O ENSINO DE DESENHO PARA O TRABALHO INDUSTRIAL: o traçado de uma pesquisa histórica | |
Thaline Thiesen Kuhn, Cláudia Regina Flores |
BREVE CENÁRIO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE CAPACITAÇÃO E APEREFIÇOAMENTO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO ESTADO DO PARANÁ NA DÉCADA DE 60 | |
Laura Leal Moreira |
O MINICOMPUTADOR DE PAPY: vestígios de uma circulação no Brasil | |
Bruno Dassie, Letícia Maria Ferreira da Costa |
UM ESTUDO PRELIMINAR DO MANUSCRITO MS. 189 DEDICADO À “ARITMÉTICA PRIMÁRIA” DE CHARLES SANDERS PEIRCE | |
Alexandre Souza de Oliveira, Fumikazu Saito |
OS JOGOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: a proposta de Irene Albuquerque em seu livro Jogos e Recreações Matemáticas (1958) | |
Cintia Schneider, David Antonio da Costa |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO “PRIMEIRO LIVRO DE ARITMÉTICA”: uma tradução e adaptação do “COURS PRÉPARATOIRE D’ARITHMÉTIQUE, par une réunion de professeurs” | |
Tatiana Silva Santos Soares, Claudinei de Camargo Sant'Ana |
A PRESENÇA DA MATEMÁTICA NA REVISTA DO ENSINO DE MINAS GERAIS (1927 e 1928) | |
Flávia Aparecida Britto, Maria Laura Magalhães Gomes |
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: uma experiência da preservação da cultura escolar | |
Yohana Taise Hoffmann, David Antonio da Costa |
OS SABERES ARITMÉTICOS PARA FORMAR O PROFESSOR PRIMÁRIO NO PARANÁ: entre um conteúdo disciplinar e profissional (1920). | |
Martha Raíssa Iane Santana da Silva |
O ENSINO DO DESENHO NA ESCOLA PRIMÁRIA EM SALVADOR, VITÓRIA DA CONQUISTA E CAETITÉ (1925-1940):uma análise dos documentos oficiais | |
Emanuel Silva Santos, Claudinei de Camargo Sant'ana |
PRESCRIÇÃO OU ORIENTAÇÃO? UM EXAME EM PERIÓDICOS LOCALIZADOS EM SERGIPE ACERCA DOS SABERES ELEMENTARES GEOMÉTRICOS APONTADOS PARA OS PROFESSORES PRIMÁRIOS (1900-1926) | |
Maria José de Resende, Denize da Silva Souza |
SABERES ELEMENTARES ARITMÉTICOS E MÉTODO INTUITIVO DE CALKINS: UMA APROXIMAÇÃO A PARTIR DOS PROGRAMAS DE ENSINO DE SERGIPE (1890-1944) | |
Wilma Fernandes Rocha, Ivanete Batista dos Santos |
UMA PROSOPOGRAFIA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA ESCOLA TÉCNICA NACIONAL (1942-1965) | |
Paulo Roberto Castor Maciel |
OS SABERES MATEMÁTICOS E SUAS METODOLOGIAS EM UM MANUAL PEDAGÓGICO DE 1958: o repecurtir de uma reforma | |
Rosangela Miranda Santos, Moyses Gonçalves Siqueira Filho |
PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM BARRA DO GARÇAS - MT: formação na década de 1980 | |
Eliete Grasiela Both, Bruna Camila Both |
BIBLIOGRAFIA ESPECÍFICA DE ESCOLA: produção de uma fonte para a análise de uma trajetória profissional | |
Everaldo Paulo da Silva |
UMA TRAJETÓRIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA, EM SERVIÇO, NA REGIÃO CENTRAL DE RONDÔNIA (1992-2009): em busca de uma construção histórica | |
Marlos Gomes de Albuquerque, Cristiane Lopes de Carvalho Pinto, Lucinalva Aparecida Neves |
PROBLEMAS ARITHMETICOS NOS LIVROS ESCOLARES BRASILEIROS DO FINAL DO SÉCULO XIX | |
Luciane de Fatima Bertini |
“RECRUTAMENTO” DE PROFESSORES PARA O ENSINO SECUNDÁRIO: o Exame de Suficiência | |
Marcos Henrique Silva Lopes, Luzia Aparecida de Souza |
FUNDAMENTOS E MÉTODOS DA HISTÓRIA ORAL E DA MEMÓRIA COMO SUBSÍDIOS PARA A PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
Carlos Aldemir Farias da Silva, Iran Abreu Mendes |
CURRÍCULOS DE MATEMÁTICA DO CURSO TÉCNICO EM ESTRADAS DO IFES: um olhar histórico | |
Gabriel Luiz Santos Kachel |
O SABER MEDIR NO CASO DO ENSINO PRIMÁRIO PAULISTA: uma leitura a partir dos princípios da psicologia de Dewey e McLellan (1895) | |
Deoclecia de Andrade Trindade |
UM EXAME DO SABER “ADIÇÃO” NO MANUAL A ARITMETICA ELEMENTAR ILUSTRADA A LUZ DO MÉTODO INTUTIVO DE CALKINS (1886/1950) | |
Daiane de Santana Santos |
O ENSINO PELOS PROFESSORES LEIGOS EM FERNANDO DE NORONHA (1981 À 1987) | |
Liliane dos Santos Gutierre |
ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS PRODUZIDOS NA BAHIA NAS DÉCADAS DE 1960 E 1970: comparando a apresentação de conteúdos algébricos | |
José Cassiano Teixeira Santos, Larissa Pinca Sarro Gomes |
TRAÇOS HISTÓRICOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO MUNICIPIO DE ARARI-MA | |
Jasmines Fernandes Chaves, Genielson de Jesus Nasaré Mendes |
COMO THEOBALDO MIRANDA SANTOS TRATA DA PROVA DOS NOVE NA OBRA “ARITMÉTICA PRÁTICA” (1952) | |
Alana Godoy Lacava, David Antonio da Costa |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O ENSINO DE MATEMÁTICA NA CIDADE DE SÃO LUÍS OITOCENTISTA: tentativas de criação de uma Escola Normal | |
Waléria de Jesus Barbosa Soares |
A COMISSÃO DO LIVRO TÉCNICO E DO LIVRO DIDÁTICO (COLTED) E O TREINAMENTO DE PROFESSORES PARA O USO DO LIVRO DIDÁTICO | |
Mônica Menezes de Souza, Carmyra Oliveira Batista, Edilene Simões Costa dos Santos |
APROPRIAÇÃO DO MÉTODO INTUITIVO DE PESTALOZZI NO LIVRO CURSO DE PEDAGOGIA DE HELVÉCIO DE ANDRADE | |
Jefferson dos Santos Ferreira, Ivanete Batista dos Santos |
O DESENHO A ENSINAR EM RUI BARBOSA: elementos ou rudimentos? | |
Marcos Denilson Guimarães |
O MANUAL DIDÁTICO “PRÁTICAS ESCOLARES” (1940) E O PROGRAMA MÍNIMO PARA O ENSINO PRIMÁRIO DE SÃO PAULO (1934): aspectos da apropriação do ideário da Escola Nova | |
Juliana Chiarin Balbino Fernandes |
O CONTEXTO HISTÓRICO E AS PRÁTICAS DE INICIAÇÃO À DOCENCIA DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFPA | |
Raimundo Otoni Melo Figueiredo, Rita Sidmar Alencar Gil, Maria Lucia Pessoa Chaves Rocha, Fernando Cardoso de Matos, Raimundo Neves de Souza |
DOS ESTADOS UNIDOS PARA O BRASIL: as referências da Arithmetica Primaria de Antonio Trajano (final do século XIX) | |
Marcus Aldenisson Oliveira |
BIBLIOTECA DIDÁTICA BRASILEIRA: o Manual de Testes e as propostas escolanovistas em cursos de formação de professores (1950-1970) | |
Denise Medina França |
FORMAÇÃO DE PROFESSOR E HISTÓRIA ORAL: narrativas e algumas (im)possibilidades metodológicas | |
Rosemeiry de Castro Prado, Katia Guerchi Gonzales |
OS SABERES MATEMÁTICOS NO GRUPO ESCOLAR CASTRO ALVES EM JEQUIÉ-BA NA DÉCADA DE 1960: uma análise do manual Didática das Matemáticas Elementares | |
Eliana Maria de Jesus, Janice Cassia Lando |
UM ENSAIO HISTÓRICO SOBRE A GEOMETRIA: proximidades com a perspectiva de Malba Tahan na revista Al-Karismi | |
Flávia de Fatima Santos Silva, Cristiane Coppe de Oliveira |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO CENTRO INTEGRADO LUIZ NAVARRO DE BRITO EM ALAGOINHAS-BA (1968 A 1979) | |
Ivanise Gomes Arcanjo Diniz, Joubert Lima Ferreira |
O DESENHO PRESCRITO PARA O ENSINO PRIMÁRIO EM MINAS GERAIS NA TRANSIÇÃO ENTRE OS SÉCULOS XIX E XX | |
Andréia Magalhães Dias Almeida, Maria Cristina Araújo de Oliveira |
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NAS LICENCIATURAS DOS INSTITUTOS FEDERAIS? | |
Oscar Silva Neto |
ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR DO ENSINO PRIMÁRIO PARA ENSINAR NÚMERO: os manuais de Backheuser e Thorndike | |
Viviane Barros Maciel |
PRÁTICAS E SABERES MATEMÁTICOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NORMALISTAS: o Instituto de Educação General Flores da Cunha de Porto Alegre | |
Andreia Dalcin, Elisete Maria Bonfada, Juliana Mercedes Rheinheimer |
UM EXAME SOBRE SE E COMO O SABER ARITMÉTICO OPERAÇÃO FOI PROPOSTO PARA PROFESSORES DO ENSINO PRIMÁRIO EM PERIÓDICOS QUE CIRCULARAM EM SERGIPE NAS DÉCADAS DE 1910 E 1920 | |
Josefa Lourença Souza do Nascimento, Ivanete Batista dos Santos |
O ENSINO DE DESENHO NO CONTEXTO DA LEI ORGÂNICA DE 1946 | |
Maria das Graças Schinniger Assun Garcia, Maria Cristina Araújo Oliveira |
CENAS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM PARANAÍBA-MS | |
Natalia Cristina da Silva, Thiago Pedro Pinto |
UM ESTUDO SOBRE AS POTENCIALIDADES DA REVISTA AL-KARISMI PARA ATIVIDADES HISTÓRICAS INVESTIGATIVAS: iniciando uma pesquisa | |
Jeyze Santos de Sousa, Ana Carolina Costa Pereira |
OS SABERES GEOMÉTRICOS E A REVISTA PEDAGOGICA (1891) | |
Gabriel Luís da Conceição, Maria Célia Leme da Silva |
INDÍCIOS HISTÓRICOS SOBRE O ENSINO DE GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS DO MUNICÍPIO DE CARAVELAS – BA | |
Marcos Antônio Guedes Caetano, Lucia Maria Aversa Villela |
PSICOLOGIA E ARITMÉTICA DOIS CAMINHOS QUE SE CRUZAM | |
Nara Vilma Lima Pinheiro |
GEOMETRIA E DESENHO: como ensiná-los em tempos de escola nova? | |
Débora Rodrigues Caputo, Nicolly Peçanha do Nascimento Silva, Maria Cristina Araújo de Oliveira |
O DESEMBARQUE DO MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA NO ENSINO BAIANO (1960-1970) | |
Miriam Gelli da Costa Andrade, Moysés Gonçalves Siqueira Filho |
ESCOLA NORMAL: habilitação do profissional da educação em Sergipe (1835-1894) | |
Heloísa Helena Silva |
UMA ANÁLISE INTERNA DE UM DOS MANUSCRITOS DA ARITMÉTICA DE CHARLES SANDERS PEIRCE: aritmética prática | |
Leandro Josué de Souza, Maria Ednéia Martins-Salandim |
A REFORMA DO ENSINO NA PRIMEIRA GESTÃO DE ANÍSIO TEIXEIRA COMO DIRETOR DA INSTRUÇÃO PÚBLICA NA BAHIA: alguns indicativos da matemática proposta | |
Cézar Jesus da Rocha, Moysés Gonçalves Siqueira Filho |
MEDIDA: um saber em construção (1896) | |
Janayna Bispo Santana, Ivanete Batista dos Santos |
ESCOLAS NORMAIS E ALGUNS ESTUDOS: a formação de professores e a matemática elementar | |
Simone Simionato dos Santos Laier |
COMPÊNDIO DE PEDAGOGIA PRÁTICA DE ALAGOAS (1886): obra baseada nas teorias Mr. Daligault | |
Edlene Cavalcanti Santos, Elisabete Pereira Fernandes, Miriam Correia da Silva |
AS REVISTAS PEDAGÓGICAS COMO LENTES PARA O ESTUDO DAS FINALIDADES DO ENSINO DA ARITMÉTICA NO CURSO PRIMÁRIO (1929-1978) | |
Rosimeire Aparecida Soares Borges |
INDÍCIOS DE EXPERIMENTAÇÕES MATEMÁTICAS NO CENTRO EDUCACIONAL CARNEIRO RIBEIRO | |
Juliany Santos, Eliene Lima |
GEOMETRIA EXPERIMENTAL: possibilidades e contexto legislacional | |
Nádia Aparecida Santos Sant'Ana, Elenice de Souza Lodron Zuin |
UM EXAME DO SABER GEOMÉTRICO POLÍGONO NO PERIÓDICO A ESCOLA NORMAL DA DÉCADA DE 1920 | |
Joana Kelly Souza dos Santos, Ivanete Batista dos Santos |
ESCOLA NOVA E O ENSINO DE ARITMÉTICA: direcionamento para a capacitação e formação docente nas revistas pedagógicas brasileiras | |
Elenice de Souza Lodron Zuin |
PROGRAMAS DE ENSINO, REVISTAS PEDAGÓGICAS E ORIENTAÇÕES AOS PROFESSORES SOBRE PROBLEMAS ARITMÉTICOS (1890-1911) | |
Andreia Fernandes de Souza |
TRAITÉ ÉLÉMENTAIRE D’ARITHMÉTIQUE A L'USAGE DE L'ÉCOLE CENTRALE DES QUATRE-NATIONS: uma leitura da leitura de Lacroix | |
Mirian Maria Andrade |
SABERES GEOMÉTRICOS E A CIRCULAÇÃO DE MANUAIS ESCOLARES EM TEMPOS DE MODERNIZAÇÃO ESCOLANOVISTA | |
Marcio Oliveira Desquivel |
APONTAMENTOS SOBRE O DOCUMENTO: Processo de Reconhecimento do Curso de Graduação em Matemática da UNIDERP/CESUP | |
Renata Aparecida Zandomenighi, Thiago Pedro Pinto |
O ENSINO DA ARITMÉTICA NA ESCOLA SECUNDÁRIA NO CONTEXTO DA DÉCADA DE 1960 | |
Antonio Henrique Pinto, Daniele Aquino Gomes |
A ESCOLA NORMAL DE PORTO ALEGRE E AS MATEMÁTICAS NOS SEUS PROGRAMAS DE ESTUDO | |
Elisabete Zardo Búrigo, Janine Garcia dos Santos |
SABERES ELEMENTARES DE GEOMETRIA NO LIVRO “PINCELADAS VERDE-AMARELAS (ADMISSÃO AO GINÁSIO)”, DE 1968. | |
Mélany dos Santos Mello, Makele Verônica Heidt, Diogo Franco Rios |
MANUAIS PEDAGÓGICOS DA ESCOLA NORMAL DE NATAL NAS DÉCADAS DE 1950/1970 | |
Márcia Maria Alves Assis, Iran Abreu Mendes |
SABERES PARA ENSINAR CÁLCULO MENTAL NA ESCOLA PRIMÁRIA: programas e manuais pedagógicos em meados do séc. XX | |
Neuza Bertoni Pinto |
Mesas Redondas
ESCOLAS, CAMPANHAS E CENTROS: formações de professores que ensinam Matemática | |
Ivete Maria Baraldi, Rosinéte Gaertner, Bruna Camila Both |
INVESTIGAÇÕES ACERCA DE TRÊS ESCOLAS BRASILEIRAS: inovadoras, diferenciadas ou subversivas? | |
Maria Edneia Martins Salandim, Maria Eliza Furquim Pereira Nakamura, Silvana Matucheski |
POR QUE MICHEL FOUCALT EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA? | |
Filipe Santos Fernandes, Marcelo Bezerra Morais, Rosilda dos Santos Morais |
Clique aqui para conferir a programação e fazer sua inscrição
Realização:
Grupo de Estudos do Discurso Midiático (GEDIM)
Link: Grupo de Estudos Discursivos e Midiáticos
Apoio Institucional:
Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL)
Núcleo de Pesquisa e Texto e Cognição - NUPETC
Núcleo de Estudo Textuais e Discursivos - NETED
Laboratório de Práticas Sociais – LaPSo