Apresentações e Autores


Sobrenome A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Toda(o)s
Modalidade:
 

Submissões gerais

A tipografia no projeto gráfico do livro infantil para além do conteúdo verbal
Willi Piske Junior
CLASSIFICAÇÃO E RECEPÇÃO EM TEM UMA LUA NA MINHA JANELA, DE ANDRÉIA DELMASCHIO
Flora Viguini Viguini do Amaral
A ILUSTRAÇÃO EM CIÇA E CIÇA E A RAINHA, DE NEUSA JORDEM POSSATTI
Roney Jesus Ribeiro
LITERATURA JUVENIL, MÍDIAS E TECNOLOGIAS: O CASO DA OBRA TODOS CONTRA DANTE, DE LUIS DILL
Greyce Mara Correia
LITERATURA INFANTIL, IMAGINAÇÃO E ASSOMBRO: SILÊNCIO FRUTÍFERO DIANTE DO CALAR ESTRIDENTE DAS NOVAS TECNOLOGIAS
Lígia Maria Fiorio Custodio Pessin, Maria José Angeli de Paula
Não entre em pânico: a literatura infantojuvenil na formação crítica e científica do leitor
Nelson Martinelli Filho, Lorrana Bernardes Bastos
Tecnologia e sala de aula: uma leitura para vídeo-resenha
Fabiani Rodrigues Taylor Costa
LITERATURA E MERCADO: UMA LEITURA DA OBRA INFANTO-JUVENIL DE ALCIENE RIBEIRO LEITE
Karina de Fátima Gomes
OS MAIS VENDIDO$: LITERATURA JUVENIL, MERCADO EDITORIAL E A FORMATAÇÃO DO GOSTO
Mariana Passos Ramalhete, Samira da Costa Sten
Página dois: o PNAIC e a Leitura literária em sala de aula
EUDMA POLIANA MEDEIROS ELISBON
Muqueca Editorial - o projeto de uma editora em busca de um mercado
Ivana Esteves Passos de Oliveira
QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS NO FILME A PRINCESA E O SAPO
Jadson Jesus Lima
A LITERATURA INFANTIL QUE ME REPRESENTA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Ananda da Luz Ferreira
ANA MARIA MACHADO E A DISPUTA PELO LUGAR DE FALA
Rogério Rufino Oliveira
Diversidade étnico-racial e literatura: um panorama dos estudos que abordam a perspectiva da criança
Débora Cristina de Araujo, Thiara Cruz de Oliveira
Ilustrações de personagens negras na literatura infantil e juvenil: uma perspectiva semiótica
Débora Cristina de Araujo, Mariana Silva Souza
A representação de meninos negros na literatura infantil e juvenil capixaba: uma pesquisa em andamento
Débora Cristina de Araujo, Juardi Agripino Rodrigues
POR QUE QUERER SER HOMEM? UMA LEITURA DE A BOLSA AMARELA (1976), DE LYGIA BOJUNGA NUNES
Jéssica Souza Haase, Wilberth Salgueiro
EMPODERAMENTO DE MENINAS NAS PRIMEIRAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL: LÚDICO E SEXISMO EM MATILDA
Larissa Rocha Vieira Guedes Alcoforado, Camila David Dalvi
LIBERDADE E QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS NA OBRA LILI, A RAINHA DAS ESCOLHAS, DE ELISA LUCINDA
Edézio Peterle, Mariana Passos Ramalhete, Poliana das Graças Balardino Paste
Outras imagens sobre África na obra Aya de Yopougon, de Marguerite Abouet
Débora Cristina de Araujo, Suzy Loren de Azevedo Cerqueira
IMAGINÁRIO MEDIEVAL E REPRESENTAÇÃO FEMININA EM PROCURANDO FIRME, DE RUTH ROCHA
Ana Cristina Alvarenga de Souza
A ESCOLA E A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DA CRIANÇA NEGRA NO BLACK POWER DE TAYÓ
Fabrícia Bittencourt Pazinatto
Os “Diário(s) de Pilar...”: escrita feminina, com protagonista feminina, para o público feminino.
Laura Ribeiro da Silveira, Lúcio Almeida Neres
O GÊNERO E O GERAL: ABORDAGEM DE “FITA VERDE NO CABELO”, DE ROSA
Lino Lino Machado
POESIA E MÁ CONSCIÊNCIA: LEITURA DO POEMA “ALÉM DA IMAGINAÇÃO”, DE ULISSES TAVARES (VIVA A POESIA VIVA, 1997)
Wilberth Salgueiro
TODO MUNDO FUTEBOL CLUBE: UMA ANÁLISE DO LIVRO MENINA NÃO ENTRA DE TELMA GUIMARÃES
Lorena Bezerra Vieira, Sandrina Wandel Rei de Moraes
UM ESTUDO SOBRE O LIVRO MEUS DOIS PAIS
CLABER BORGES CAMPOS
A LITERATURA JUVENIL NAS PESQUISAS ACADÊMICAS: O QUE DIZEM AS DISSERTAÇÕES E TESES RECENTES?
DANILO FERNANDES SAMPAIO DE SOUZA, MARIA AMÉLIA DALVI SALGUEIRO
A LITERATURA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II: UM ESTUDO DE TRÊS COLEÇÕES CONTEMPORÂNEAS
Daiani Pignaton Souza Silva
CONTRA TUDO E TODOS: A FORMAÇÃO DE LEITORES EM CONTEXTOS ADVERSOS, NO MUNICÍPIO DA SERRA
Lucecléia Francisco da Silva
PROPOSTA DE MEDIAÇÃO DOCENTE DA LITERATURA EM MATERIAIS DIDÁTICOS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL
Amanda Valiengo, Jannaina Calixto de Lima
AUTOTEORIZAÇÃO LITERÁRIA E SUAS RELAÇÕES COM O ENSINO: A FORMAÇÃO DO LEITOR EM PETER PAN
Taciane Ienk
A PSICOLOGIA HISTÓRICO CULTURAL E OS CASOS DE FRACASSO ESCOLAR: UMA INTERVENÇÃO LITERÁRIA
Milena Nascimento do Rosário, NELSON MARTINELLI FILHO
Formas de ressignificação de O Pequeno Príncipe na formação do leitor crítico
Nelson Martinelli Filho, Marcela Alves Penna da Silva
A TERRA DOS MENINOS PELADOS (1939) NA ESCOLA PÚBLICA: Os ramos infantis caindo nas graças de Graciliano
Diana Souza Barbosa
DESAFIOS DA LITERATURA INFANTIL NO CARNAVAL DE RIOSUCIO (COLÔMBIA)
Carolina Fernanda Gartner Restrepo
APAGAMENTO DO GÊNERO DRAMÁTICO EM OBRAS ADAPTADAS: POSSÍVEIS PERDAS PARA O ENSINO DE LITERATURA
Roberta Patrocínio de Amorim, Lucas dos Passos
LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: CAMINHOS PARA SE PROMOVER A LEITURA DOS CLÁSSICOS BRASILEIROS
Adriana Pin, Adriana Pin
ESTRATÉGIAS DE TRADUÇÃO EM ADAPTAÇÕES LITERÁRIAS: UM ESTUDO SOBRE A OBRA TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA
Ravena Brazil Vinter, Rosana Carvalho Dias Valtão
A TRADUÇÃO INTERSEMIÓTICA EM UM LIVRO DO ZIRALDO: DO BRASIL PARA O MUNDO
Elisa Prado Có, Clara Bianchi, Liliane Malta, Claudia Kawachi-Furlan
MINHA VIDA DE MENINA, DE HELENA MORLEY, E MINIMA MORALIA, DE ADORNO: INCONFORMISMO SOCIAL
Amanda Guimaraes Tito
A tradução de Literatura infantil para libras – a expressividade do corpo na produção de sentidos
Marcilene Penha Gonçalves, Arlene Batista Silva
LITERATURA INFANTOJUVENIL EM LÍNGUA PORTUGUESA E LIBRAS COMO POSSIBILIDADE NUMA PERSPECTIVA BILÍNGUE PARA SURDOS
Daniela Gomes Gumiero
DOZE REIS E A MOÇA NO LABIRINTO DO VENTO, MARINA COLASANTI EM TRADUÇÃO
Rivana Zaché Bylaardt
GUIRIGÓ, O “RAPAZOLA RETINTO” DE GRANDE SERTÃO: VEREDAS: QUEM SÃO ESSE E OUTROS GAROTOS DAS OBRAS DE JOÃO GUIMARÃES ROSA?
Rízia Lima Oliveira Oliveira, Andressa dos Santos Vieira
Um estudo sobre Cuore, de De Amicis, obra referencial no campo da literatura para infância no Brasil.
Heloisa Sousa Pinto Netto
A 'Casa de Papel', de Luiz Raul Machado': tradução muito além das palavras.
Mariana Soares, Larissa Castro, Liliane Salera, Claudia Kawachi
LITERATURA INFANTIL: FALANDO DE GÊNERO E SEXUALIDADE
rossana ramos henz
A LITERATURA INFANTO-JUVENIL E A TRADUÇÃO COMO LETRAMENTO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE INGLÊS
LILIANE SALERA MALTA, Cláudia Kawachi
UMA LEITURA DA OBRA "O MISTÉRIO DO COELHO PENSANTE" DE CLARICE LISPECTOR
Marcela Paiva
A potência da voz da criança contada na literatura e na psicanálise
Fabiana Monnerat de Melo
LITERATURA CENSURADA: O POLITICAMENTE (IN)CORRETO NA LITERATURA PARA CRIANÇAS E JOVENS
DANILO FERNANDES SAMPAIO DE SOUZA
A TRADUÇÃO DA POESIA DE ELISA LUCINDA EM LIVRO INFANTO-JUVENIL E A SUBJETIVIDADE DOS SENTIMENTOS
Douglas Freitas Dos Santos, Ana Luíza Henriques Coan, Liliane Salera Malta, Cláudia Jotto Kawachi Furlan
CECÍLIA MEIRELES E A LITERATURA INFANTIL: UMA VISÃO CRÍTICA
Lorena Santos de Araújo
Fantasia, memória e formação estético-literária infantil e juvenil: um diálogo com a Teoria Crítica -literária infantil e juvenil: um diálogo com a Teoria Crítica
Robson Loureiro
PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E A LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO ARTE DE RICAS OBJETIVAÇÕES
Míriam da Gama Henrique, Ana Carolina Galvão Marsiglia
A DESCONSTRUÇÃO DA VISÃO FALOCENTRICA DE MUNDO: UMA ANÁLISE DE A BOLSA AMARELA, DE LYGIA BOJUNGA
Thiago Oliveira Braga, Viviana Leite Pimentel, Mariana Passos Ramalhete
AS PERSONAGENS FEMININAS NA LITERATURA JUVENIL DE STELLA MARIS REZENDE
Daniela Aparecida Francisco
AMANHECER ESMERALDA: UMA ANÁLISE IDENTITÁRIA NO ENTORNO DA SALA DE AULA
Ana Paola Laeber, Selma Lucia Pereira
A FOME DE VIVER EM “CIÇA”, DE NEUSA JORDEM POSSATTI
Héber Ferreira de Souza
MEMÓRIA E ESCRITA: A (RE)INVENÇÃO DO GOSTO NAS ÁGUAS DE LIA, DE ANDRÉIA DELMASCHIO
Wallysson Francis Soares
LITERATURA E ENSINO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA: AS LENDAS DE DANDARA EM SALA DE AULA
Carolinne Quintanilha Ornellas
LENDO FICÇÃO SOBRE O HOLOCAUSTO: UMA PROPOSTA DE AMPLIAÇÃO DO REPERTÓRIO LITERÁRIO DO LEITOR DA EJA
Terezila Barra Silva de Oliveira
LITERATURA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: APORTE CULTURAL E PROCESSO DE CRIAÇÃO.
MARIA DAS DORES SANTOS SILVA
O PAPEL DO MEDIADOR NA LEITURA DE LIVROS INFANTIS: O USO DAS ESTRATÉGIAS DE LEITURA COMO POTENCIALIZADOR DO TEXTO LITERÁRIO
CINTHIA MARA CECATO DA DA SILVA, Elizabete Gerlânia Caron Sandrini
LITERATURA INFANTIL NOS CURSOS DE PEDAGOGIA: COMO É PERCEBIDA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO
Olga Rodrigues Vicente Fernandes
UM JOGO ENTRE IMAGINAÇÃO E CRIAÇÃO EM O QUE É QUE TINHA NO SÓTÃO?
Rogerio de Nazareth SOARES
A RELAÇÃO CULTURAL ENTRE A ESCOLA BILINGUE PARA SURDOS E A LITERATURA SURDA
Maria Rerbelânia de Souza Pereira, Maria Eneida Feitosa
"A TRADUÇÃO DE LIVROS INFANTO-JUVENIS COMO ESTÍMULO À IMAGINAÇÃO EM 'GATO PRA CÁ, RATO PRA LÁ', DE SYLVIA ORTHOF".
Jéssica Gonçalves de Souza, Bruno Mozer, Liliane Salera Malta, Cláudia Kawachi
DIALOGISMO, RESPONSIVIDADE E POLIFONIA EM CHAPEUZINHO AMARELO, DE CHICO BUARQUE
Letícia Queiroz Carvalho, Rodrigo Gonçalves Dias Pitta


Clique aqui para conferir a programação e fazer sua inscrição

 

Realização:

Grupo de Estudos do Discurso Midiático (GEDIM)
Link: Grupo de Estudos Discursivos e Midiáticos

 

Apoio Institucional:


Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL)

Núcleo de Pesquisa e Texto e Cognição - NUPETC

Núcleo de Estudo Textuais e Discursivos - NETED

Laboratório de Práticas Sociais – LaPSo