Programa

Horário

Dia 12/03

8h30

Credenciamento

9h

Solenidade de abertura

9h30

Conferência de  Abertura – Profª. Drª. Leda Scheibe UFSC

Pesquisadora na área de Formação de professores no ensino superior, principalmente, na área de políticas de formação.  Professora Emérita Titular Aposentada da Universidade Federal de Santa Catarina. Recebeu o Prêmio Destaque Pesquisador da UFSC (50 Anos) em 2010. Ex-Presidente Nacional da ANFOPE (Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação). Foi Vice-Presidente da ANPED (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação). Membro do CTC da Educação Básica da Capes 2008-2011, reconduzida para 2012-2015. Membro do Concelho Editorial da revista Retratos da Escola e atual editora da revista (CNTE).

12h

Almoço

14h – 16h

Mesa  Redonda:

A gestão democrática da educação e o sistema de provimento do cargo de Diretor Escolar no ES:  reflexões e experiências

Rodrigo Coelho (Deputado Estadual – Autor do projeto de eleição direta para diretores da rede estadual de Ensino)

Prof. MS. Edson Maciel Peixoto – Ifes

SEME – Cariacica

SEME – Vitória

Profª. Drª. Gilda Cardoso de Araujo (Debatedora)

As discussões acerca da gestão democrática da educação impulsionaram a instituição de formas também mais democráticas de escolha dos dirigentes escolares, em contraposição ao clientelismo político ainda presente nas indicações de diretores. No estado do Espírito Santo, ainda convivem diferentes modalidades de  provimento do cargo de diretores. Esta mesa se propõe  a discutir a experiências de vários municípios e da rede estadual face aos desafios da meta 19  da lei 13.005/2014.

16h – 16h30

Coffe breack

16h30- 18h30

Comunicações Orais

 

Horário

Dia 13/03

9h

Mesa  Redonda:

Inter-relação entre  o ensino médio, educação profissional e ensino superior:  perspectivas.

Prof. Dr. João Oliveira UFG

Prof. Dr. Itamar Mendes da Silva

Prof. Dr. Marcelo Lima

Prof. MSc. Francisco Jose Soares Costa (Debatedor)

 

A  conclusão da educação básica e a democratização da educação superior devem ser entendidas como uma exigência da sociedade moderna e  um direito social numa sociedade de direitos que aprofunda o processo democrático. Apesar da expansão da taxa  da escolarização superior do Brasil, existem dificuldades estruturais na oferta publica do ensino médio e da educação profissional. Nesse sentido, discutir a expansão do ensino médio e da educação profissional, seus problemas e a relação com o ensino superior é objetivo desta mesa.

 

11h

Reunião plenária da ANPAE ES

11h30

Encerramento



Liga de Audiologia - UFES