Submissões gerais
A tipografia no projeto gráfico do livro infantil para além do conteúdo verbal | |
Willi Piske Junior |
CLASSIFICAÇÃO E RECEPÇÃO EM TEM UMA LUA NA MINHA JANELA, DE ANDRÉIA DELMASCHIO | |
Flora Viguini Viguini do Amaral |
A ILUSTRAÇÃO EM CIÇA E CIÇA E A RAINHA, DE NEUSA JORDEM POSSATTI | |
Roney Jesus Ribeiro |
LITERATURA JUVENIL, MÍDIAS E TECNOLOGIAS: O CASO DA OBRA TODOS CONTRA DANTE, DE LUIS DILL | |
Greyce Mara Correia |
LITERATURA INFANTIL, IMAGINAÇÃO E ASSOMBRO: SILÊNCIO FRUTÍFERO DIANTE DO CALAR ESTRIDENTE DAS NOVAS TECNOLOGIAS | |
Lígia Maria Fiorio Custodio Pessin, Maria José Angeli de Paula |
Não entre em pânico: a literatura infantojuvenil na formação crítica e científica do leitor | |
Nelson Martinelli Filho, Lorrana Bernardes Bastos |
Tecnologia e sala de aula: uma leitura para vídeo-resenha | |
Fabiani Rodrigues Taylor Costa |
LITERATURA E MERCADO: UMA LEITURA DA OBRA INFANTO-JUVENIL DE ALCIENE RIBEIRO LEITE | |
Karina de Fátima Gomes |
OS MAIS VENDIDO$: LITERATURA JUVENIL, MERCADO EDITORIAL E A FORMATAÇÃO DO GOSTO | |
Mariana Passos Ramalhete, Samira da Costa Sten |
Página dois: o PNAIC e a Leitura literária em sala de aula | |
EUDMA POLIANA MEDEIROS ELISBON |
Muqueca Editorial - o projeto de uma editora em busca de um mercado | |
Ivana Esteves Passos de Oliveira |
QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS NO FILME A PRINCESA E O SAPO | |
Jadson Jesus Lima |
A LITERATURA INFANTIL QUE ME REPRESENTA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
Ananda da Luz Ferreira |
ANA MARIA MACHADO E A DISPUTA PELO LUGAR DE FALA | |
Rogério Rufino Oliveira |
Diversidade étnico-racial e literatura: um panorama dos estudos que abordam a perspectiva da criança | |
Débora Cristina de Araujo, Thiara Cruz de Oliveira |
Ilustrações de personagens negras na literatura infantil e juvenil: uma perspectiva semiótica | |
Débora Cristina de Araujo, Mariana Silva Souza |
A representação de meninos negros na literatura infantil e juvenil capixaba: uma pesquisa em andamento | |
Débora Cristina de Araujo, Juardi Agripino Rodrigues |
POR QUE QUERER SER HOMEM? UMA LEITURA DE A BOLSA AMARELA (1976), DE LYGIA BOJUNGA NUNES | |
Jéssica Souza Haase, Wilberth Salgueiro |
EMPODERAMENTO DE MENINAS NAS PRIMEIRAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL: LÚDICO E SEXISMO EM MATILDA | |
Larissa Rocha Vieira Guedes Alcoforado, Camila David Dalvi |
LIBERDADE E QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS NA OBRA LILI, A RAINHA DAS ESCOLHAS, DE ELISA LUCINDA | |
Edézio Peterle, Mariana Passos Ramalhete, Poliana das Graças Balardino Paste |
Outras imagens sobre África na obra Aya de Yopougon, de Marguerite Abouet | |
Débora Cristina de Araujo, Suzy Loren de Azevedo Cerqueira |
IMAGINÁRIO MEDIEVAL E REPRESENTAÇÃO FEMININA EM PROCURANDO FIRME, DE RUTH ROCHA | |
Ana Cristina Alvarenga de Souza |
A ESCOLA E A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DA CRIANÇA NEGRA NO BLACK POWER DE TAYÓ | |
Fabrícia Bittencourt Pazinatto |
Os “Diário(s) de Pilar...”: escrita feminina, com protagonista feminina, para o público feminino. | |
Laura Ribeiro da Silveira, Lúcio Almeida Neres |
O GÊNERO E O GERAL: ABORDAGEM DE “FITA VERDE NO CABELO”, DE ROSA | |
Lino Lino Machado |
POESIA E MÁ CONSCIÊNCIA: LEITURA DO POEMA “ALÉM DA IMAGINAÇÃO”, DE ULISSES TAVARES (VIVA A POESIA VIVA, 1997) | |
Wilberth Salgueiro |
TODO MUNDO FUTEBOL CLUBE: UMA ANÁLISE DO LIVRO MENINA NÃO ENTRA DE TELMA GUIMARÃES | |
Lorena Bezerra Vieira, Sandrina Wandel Rei de Moraes |
UM ESTUDO SOBRE O LIVRO MEUS DOIS PAIS | |
CLABER BORGES CAMPOS |
A LITERATURA JUVENIL NAS PESQUISAS ACADÊMICAS: O QUE DIZEM AS DISSERTAÇÕES E TESES RECENTES? | |
DANILO FERNANDES SAMPAIO DE SOUZA, MARIA AMÉLIA DALVI SALGUEIRO |
A LITERATURA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II: UM ESTUDO DE TRÊS COLEÇÕES CONTEMPORÂNEAS | |
Daiani Pignaton Souza Silva |
CONTRA TUDO E TODOS: A FORMAÇÃO DE LEITORES EM CONTEXTOS ADVERSOS, NO MUNICÍPIO DA SERRA | |
Lucecléia Francisco da Silva |
PROPOSTA DE MEDIAÇÃO DOCENTE DA LITERATURA EM MATERIAIS DIDÁTICOS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
Amanda Valiengo, Jannaina Calixto de Lima |
AUTOTEORIZAÇÃO LITERÁRIA E SUAS RELAÇÕES COM O ENSINO: A FORMAÇÃO DO LEITOR EM PETER PAN | |
Taciane Ienk |
A PSICOLOGIA HISTÓRICO CULTURAL E OS CASOS DE FRACASSO ESCOLAR: UMA INTERVENÇÃO LITERÁRIA | |
Milena Nascimento do Rosário, NELSON MARTINELLI FILHO |
Formas de ressignificação de O Pequeno Príncipe na formação do leitor crítico | |
Nelson Martinelli Filho, Marcela Alves Penna da Silva |
A TERRA DOS MENINOS PELADOS (1939) NA ESCOLA PÚBLICA: Os ramos infantis caindo nas graças de Graciliano | |
Diana Souza Barbosa |
DESAFIOS DA LITERATURA INFANTIL NO CARNAVAL DE RIOSUCIO (COLÔMBIA) | |
Carolina Fernanda Gartner Restrepo |
APAGAMENTO DO GÊNERO DRAMÁTICO EM OBRAS ADAPTADAS: POSSÍVEIS PERDAS PARA O ENSINO DE LITERATURA | |
Roberta Patrocínio de Amorim, Lucas dos Passos |
LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: CAMINHOS PARA SE PROMOVER A LEITURA DOS CLÁSSICOS BRASILEIROS | |
Adriana Pin, Adriana Pin |
ESTRATÉGIAS DE TRADUÇÃO EM ADAPTAÇÕES LITERÁRIAS: UM ESTUDO SOBRE A OBRA TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA | |
Ravena Brazil Vinter, Rosana Carvalho Dias Valtão |
A TRADUÇÃO INTERSEMIÓTICA EM UM LIVRO DO ZIRALDO: DO BRASIL PARA O MUNDO | |
Elisa Prado Có, Clara Bianchi, Liliane Malta, Claudia Kawachi-Furlan |
MINHA VIDA DE MENINA, DE HELENA MORLEY, E MINIMA MORALIA, DE ADORNO: INCONFORMISMO SOCIAL | |
Amanda Guimaraes Tito |
A tradução de Literatura infantil para libras – a expressividade do corpo na produção de sentidos | |
Marcilene Penha Gonçalves, Arlene Batista Silva |
LITERATURA INFANTOJUVENIL EM LÍNGUA PORTUGUESA E LIBRAS COMO POSSIBILIDADE NUMA PERSPECTIVA BILÍNGUE PARA SURDOS | |
Daniela Gomes Gumiero |
DOZE REIS E A MOÇA NO LABIRINTO DO VENTO, MARINA COLASANTI EM TRADUÇÃO | |
Rivana Zaché Bylaardt |
GUIRIGÓ, O “RAPAZOLA RETINTO” DE GRANDE SERTÃO: VEREDAS: QUEM SÃO ESSE E OUTROS GAROTOS DAS OBRAS DE JOÃO GUIMARÃES ROSA? | |
Rízia Lima Oliveira Oliveira, Andressa dos Santos Vieira |
Um estudo sobre Cuore, de De Amicis, obra referencial no campo da literatura para infância no Brasil. | |
Heloisa Sousa Pinto Netto |
A 'Casa de Papel', de Luiz Raul Machado': tradução muito além das palavras. | |
Mariana Soares, Larissa Castro, Liliane Salera, Claudia Kawachi |
LITERATURA INFANTIL: FALANDO DE GÊNERO E SEXUALIDADE | |
rossana ramos henz |
A LITERATURA INFANTO-JUVENIL E A TRADUÇÃO COMO LETRAMENTO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE INGLÊS | |
LILIANE SALERA MALTA, Cláudia Kawachi |
UMA LEITURA DA OBRA "O MISTÉRIO DO COELHO PENSANTE" DE CLARICE LISPECTOR | |
Marcela Paiva |
A potência da voz da criança contada na literatura e na psicanálise | |
Fabiana Monnerat de Melo |
LITERATURA CENSURADA: O POLITICAMENTE (IN)CORRETO NA LITERATURA PARA CRIANÇAS E JOVENS | |
DANILO FERNANDES SAMPAIO DE SOUZA |
A TRADUÇÃO DA POESIA DE ELISA LUCINDA EM LIVRO INFANTO-JUVENIL E A SUBJETIVIDADE DOS SENTIMENTOS | |
Douglas Freitas Dos Santos, Ana Luíza Henriques Coan, Liliane Salera Malta, Cláudia Jotto Kawachi Furlan |
CECÍLIA MEIRELES E A LITERATURA INFANTIL: UMA VISÃO CRÍTICA | |
Lorena Santos de Araújo |
Fantasia, memória e formação estético-literária infantil e juvenil: um diálogo com a Teoria Crítica -literária infantil e juvenil: um diálogo com a Teoria Crítica | |
Robson Loureiro |
PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E A LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO ARTE DE RICAS OBJETIVAÇÕES | |
Míriam da Gama Henrique, Ana Carolina Galvão Marsiglia |
A DESCONSTRUÇÃO DA VISÃO FALOCENTRICA DE MUNDO: UMA ANÁLISE DE A BOLSA AMARELA, DE LYGIA BOJUNGA | |
Thiago Oliveira Braga, Viviana Leite Pimentel, Mariana Passos Ramalhete |
AS PERSONAGENS FEMININAS NA LITERATURA JUVENIL DE STELLA MARIS REZENDE | |
Daniela Aparecida Francisco |
AMANHECER ESMERALDA: UMA ANÁLISE IDENTITÁRIA NO ENTORNO DA SALA DE AULA | |
Ana Paola Laeber, Selma Lucia Pereira |
A FOME DE VIVER EM “CIÇA”, DE NEUSA JORDEM POSSATTI | |
Héber Ferreira de Souza |
MEMÓRIA E ESCRITA: A (RE)INVENÇÃO DO GOSTO NAS ÁGUAS DE LIA, DE ANDRÉIA DELMASCHIO | |
Wallysson Francis Soares |
LITERATURA E ENSINO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA: AS LENDAS DE DANDARA EM SALA DE AULA | |
Carolinne Quintanilha Ornellas |
LENDO FICÇÃO SOBRE O HOLOCAUSTO: UMA PROPOSTA DE AMPLIAÇÃO DO REPERTÓRIO LITERÁRIO DO LEITOR DA EJA | |
Terezila Barra Silva de Oliveira |
LITERATURA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: APORTE CULTURAL E PROCESSO DE CRIAÇÃO. | |
MARIA DAS DORES SANTOS SILVA |
O PAPEL DO MEDIADOR NA LEITURA DE LIVROS INFANTIS: O USO DAS ESTRATÉGIAS DE LEITURA COMO POTENCIALIZADOR DO TEXTO LITERÁRIO | |
CINTHIA MARA CECATO DA DA SILVA, Elizabete Gerlânia Caron Sandrini |
LITERATURA INFANTIL NOS CURSOS DE PEDAGOGIA: COMO É PERCEBIDA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO | |
Olga Rodrigues Vicente Fernandes |
UM JOGO ENTRE IMAGINAÇÃO E CRIAÇÃO EM O QUE É QUE TINHA NO SÓTÃO? | |
Rogerio de Nazareth SOARES |
A RELAÇÃO CULTURAL ENTRE A ESCOLA BILINGUE PARA SURDOS E A LITERATURA SURDA | |
Maria Rerbelânia de Souza Pereira, Maria Eneida Feitosa |
"A TRADUÇÃO DE LIVROS INFANTO-JUVENIS COMO ESTÍMULO À IMAGINAÇÃO EM 'GATO PRA CÁ, RATO PRA LÁ', DE SYLVIA ORTHOF". | |
Jéssica Gonçalves de Souza, Bruno Mozer, Liliane Salera Malta, Cláudia Kawachi |
DIALOGISMO, RESPONSIVIDADE E POLIFONIA EM CHAPEUZINHO AMARELO, DE CHICO BUARQUE | |
Letícia Queiroz Carvalho, Rodrigo Gonçalves Dias Pitta |
Relação dos trabalhos a serem apresentados no III Seminário de Educação em Direitos Humanos e I Seminário estadual do Escola Que Protege
| Título | Autores | Data / Horário | Local | Formato |
1 | Formação de educadores: subsídios para atuar na prevenção e enfrentamento às diferentes formas de violência contra a criança e o adolescente |
Aline Rosa Benedito Lucas Elizete Bremenkamp Maria Luzia de Lima Ferreira Vanessa de Oliveira Freire Ferreira |
09/12/11 09h50min ás 12h00
|
Auditório Externo Cemuni VI |
ORAL |
2 |
Lições de Cidadania
|
Ademir Carvalho Ferreira Sobrinho Claudiceia Maria S. Peisino Hoelber Gonçalves dos santos Maria Dilzeni santos dos santos |
09/12/11 09h50min ás 12h00
|
Cine Metropolis |
ORAL |
3 |
O futuro é agora
|
Delma Ribeiro Bodart Gessi Furtado Zeferino Márcia Barbosa Monteiro Gegenheimer Marta Nunes Rodrigues Pereira |
09/12/11 09h50min ás 12h00 |
Cine Metropolis |
ORAL |
4 |
Rede de Proteção a Criança e ao Adolescente: uma proposta de Trabalho Integrado | Wendell Pires Batista Adenilda da Glória Miranda Borges Cíntia Alves da Silva Cristiane Candal Viana Fernanda Barboza Cordeiro Batista Karla da Silva Liberato Freitas Maria Enilza da Conceição Paula Heringer Pontes de Almeida Stephany da Silva Porto Machado Tânia Marcia Marvila Mendes |
09/12/11 09h50min ás 12h00 |
Auditório Externo Cemuni VI |
ORAL |
5 | Projeto Promotores de Cidadania
| Simony Oliveira Dias Arielly Moura Prata | 09/12/11 09h50min ás 12h00 | Cine Metropolis |
ORAL |
6 |
Brincando e aprendendo com a Ginástica
| Fernanda Borges Bissoli, Gustavo Marchetti Correia, Izabela Bissoli Garcia, Leandro Viegas da Silva, Leilane Lauer Huber Ludmila Lima Peterle, Mariana Vieira Ferreira, Matheus Marim de Freitas Paula Karoline Ferrareiz Menezes. |
09/12/11 09h50min ás 12h00 | Cine Metropolis |
ORAL |
7 | O voleibol sentado e suas contribuições aos processos de inclusão da pessoa com deficiência física
| José Francisco Chicon Maria das Graças C. Silva de Sá Aron de Oliveira Pereira Vilete Fernando Rocha Sousa Matheus Marin de Freitas Michelly de Menezes Garcia João Pedro Boni de Sá Renata Sousa Santos |
09/12/11 09h50min ás 12h00 |
Auditório Externo Cemuni VI |
ORAL |
8 |
A ginástica geral como ferramenta potencializadora aos processos inclusivos de jovens e adultos com deficiência intelectual
| José Francisco Chicon Maria das Graças C. Silva de Sá Aron de Oliveira Pereira Vilete Bruno de Oliveira Melo Carlos de Menezes Costa Daniele Rodrigues Karolina Matos Leonardo Pasolini Michelly de Menezes Garcia Paula Karoline Ferrareiz Menezes Rodrigo Pimentel de C. Lopes |
09/12/11 09h50min ás 12h00 |
Cine Metropolis |
ORAL |
9 | O protagonismo de pessoas com deficiência intelectual no processo de ensino-aprendizagem da capoeira | Laís Albuquerque Rodrigues Renata de Souza Santos José Francisco Chicon André da Silva Mello |
09/12/11 09h50min ás 12h00 |
Cine Metropolis |
ORAL |
10 | Manifestação da cultura corporal de movimento: o basquete e a pessoa com deficiência | José Francisco Chicon, Maria das Graças C. Silva de Sá, Bruno de Oliveira Melo Fábio dos Santos Ventura Mirely Cristina Coelho Pontin |
09/12/11 09h50min ás 12h00 | Salão Conexões/Centro de Vivencias |
ORAL |
11 |
“Brinquedoteca: Aprender Brincando”
| José Francisco Chicon Maria das Graças C. Silva de Sá Aline Surlo da Silva Ana Carolina Mobrine Miguel Jéssica de Andrade Ribeiro Leilane Lauer Huber Lucas Freitas Albino Mayara Cristina Silva Mello, Neli Aparecida Mattos de Souza, Tamara Guimarães Ricardo e Thaís Rodrigues Mardegan de Albiáis |
09/12/11 09h50min ás 12h00 |
Salão Conexões/Centro de Vivencias |
ORAL |
12 |
Atividades lúdicas no meio aquático: possibilidades para inclusão | José Francisco Chicon Maria das Graças C. Silva de Sá Alaynne Silva Fontes Ana Carolina Alves de Souza Anderson Moratti Rossi Dayane dos Anjos Ribeiro Dayane Silva Rocha Jolimar Cosmo Katia Helena Bondis Matheus Luchi Bernardes Raiane Barcellos de Mesquita. |
09/12/11 09h50min ás 12h00 |
Auditório Externo Cemuni VI |
ORAL |
13 | EXERCENDO CIDADANIA – Sub-projeto Ciclo de Palestras. |
Simony Oliveira Dias Sônia Pereira do Nascimento
| 09/12/11 09h50min ás 12h00 | Auditório Externo Cemuni VI |
ORAL |
14 | Discutindo Gênero na Escola: Experiência da Rede de Proteção da Criança e Adolescente
|
Wilson Camerino dos Santos Junior
| 09/12/11 09h50min ás 12h00 | Salão Conexões/Centro de Vivencias |
ORAL |
15 | Mobilizando Famílias: Estatuto dos Direitos da Criança e Adolescente Como Mecanismo de Diálogo
| Cizenando Antonio dos Santos Wilson Camerino dos Santos Junior
|
09/12/11 09h50min ás 12h00 |
Cine Metropolis |
ORAL |
16 | Possibilidades e Limites do Estatuto dos Direitos da Criança e Adolescente Enquanto Política Social |
Wilson Camerino dos Santos Junior |
09/12/11 09h50min ás 12h00 | Salão Conexões/Centro de Vivencias |
ORAL |
17 | EXERCENDO CIDADANIA” – Curso de Formação Básica em Direitos Humanos. Coordenação: Simony Oliveira Dias |
Angelo Eduardo Carneiro Dias Sônia Pereira do Nascimento
|
09/12/11 09h50min ás 12h00 | Salão Conexões/Centro de Vivencias |
ORAL |
18 | Prevenção do uso de substancias psicoativas entre escolares do ensino fundamental | Lorena Silveira Cardoso Cíntia Lepaus Thomas Kallen Dettmann wandekoken Marluce Miguel Ciqueira | 09/12/11 09h50min ás 12h00 | Salão Conexões/Centro de Vivencias |
ORAL |
19 | Programa de extensão e pesquisa cada doido com sua mania (CDSM) centro de atenção continuada a infancia e adolescência e adultos (CACIA) |
Geraldo Alberto Viana Murta Tania Mara Alves Prates Geane Uliana Miranda Lorena Abreu Dias Thamy Cristine C. Martins Raiany de Oliveiro Ribeiro |
09/12/11 09h50min ás 12h00 |
Auditório Externo Cemuni VI |
ORAL |
20 |
Projeto socializar | Cíntia de oliveira largura, Jaudinéia Tozato Lima Rosiene Firme de Almeida Sirléia da silva Oliveira | 09/12/11 09h50min ás 12h00 | Salão Conexões/Centro de Vivencias |
ORAL |
21 | Escola/Comunidade: Ação conjunta | Maria Cristina Alves Brandão. | 09/12/11 09h50min ás 12h00 | Auditório Externo Cemuni VI |
ORAL |
22 | Projeto Escola que Protege /Projeto Escola, família, unidos pela Educação | Márcia Hildilene M. Freitas | 09/12/11 09h50min ás 12h00 | Cine Metropolis | ORAL |