Apresentações e Autores


Sobrenome A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Toda(o)s
Modalidade:
 

Submissões gerais

A tipografia no projeto gráfico do livro infantil para além do conteúdo verbal
Willi Piske Junior
CLASSIFICAÇÃO E RECEPÇÃO EM TEM UMA LUA NA MINHA JANELA, DE ANDRÉIA DELMASCHIO
Flora Viguini Viguini do Amaral
A ILUSTRAÇÃO EM CIÇA E CIÇA E A RAINHA, DE NEUSA JORDEM POSSATTI
Roney Jesus Ribeiro
LITERATURA JUVENIL, MÍDIAS E TECNOLOGIAS: O CASO DA OBRA TODOS CONTRA DANTE, DE LUIS DILL
Greyce Mara Correia
LITERATURA INFANTIL, IMAGINAÇÃO E ASSOMBRO: SILÊNCIO FRUTÍFERO DIANTE DO CALAR ESTRIDENTE DAS NOVAS TECNOLOGIAS
Lígia Maria Fiorio Custodio Pessin, Maria José Angeli de Paula
Não entre em pânico: a literatura infantojuvenil na formação crítica e científica do leitor
Nelson Martinelli Filho, Lorrana Bernardes Bastos
Tecnologia e sala de aula: uma leitura para vídeo-resenha
Fabiani Rodrigues Taylor Costa
LITERATURA E MERCADO: UMA LEITURA DA OBRA INFANTO-JUVENIL DE ALCIENE RIBEIRO LEITE
Karina de Fátima Gomes
OS MAIS VENDIDO$: LITERATURA JUVENIL, MERCADO EDITORIAL E A FORMATAÇÃO DO GOSTO
Mariana Passos Ramalhete, Samira da Costa Sten
Página dois: o PNAIC e a Leitura literária em sala de aula
EUDMA POLIANA MEDEIROS ELISBON
Muqueca Editorial - o projeto de uma editora em busca de um mercado
Ivana Esteves Passos de Oliveira
QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS NO FILME A PRINCESA E O SAPO
Jadson Jesus Lima
A LITERATURA INFANTIL QUE ME REPRESENTA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Ananda da Luz Ferreira
ANA MARIA MACHADO E A DISPUTA PELO LUGAR DE FALA
Rogério Rufino Oliveira
Diversidade étnico-racial e literatura: um panorama dos estudos que abordam a perspectiva da criança
Débora Cristina de Araujo, Thiara Cruz de Oliveira
Ilustrações de personagens negras na literatura infantil e juvenil: uma perspectiva semiótica
Débora Cristina de Araujo, Mariana Silva Souza
A representação de meninos negros na literatura infantil e juvenil capixaba: uma pesquisa em andamento
Débora Cristina de Araujo, Juardi Agripino Rodrigues
POR QUE QUERER SER HOMEM? UMA LEITURA DE A BOLSA AMARELA (1976), DE LYGIA BOJUNGA NUNES
Jéssica Souza Haase, Wilberth Salgueiro
EMPODERAMENTO DE MENINAS NAS PRIMEIRAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL: LÚDICO E SEXISMO EM MATILDA
Larissa Rocha Vieira Guedes Alcoforado, Camila David Dalvi
LIBERDADE E QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS NA OBRA LILI, A RAINHA DAS ESCOLHAS, DE ELISA LUCINDA
Edézio Peterle, Mariana Passos Ramalhete, Poliana das Graças Balardino Paste
Outras imagens sobre África na obra Aya de Yopougon, de Marguerite Abouet
Débora Cristina de Araujo, Suzy Loren de Azevedo Cerqueira
IMAGINÁRIO MEDIEVAL E REPRESENTAÇÃO FEMININA EM PROCURANDO FIRME, DE RUTH ROCHA
Ana Cristina Alvarenga de Souza
A ESCOLA E A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DA CRIANÇA NEGRA NO BLACK POWER DE TAYÓ
Fabrícia Bittencourt Pazinatto
Os “Diário(s) de Pilar...”: escrita feminina, com protagonista feminina, para o público feminino.
Laura Ribeiro da Silveira, Lúcio Almeida Neres
O GÊNERO E O GERAL: ABORDAGEM DE “FITA VERDE NO CABELO”, DE ROSA
Lino Lino Machado
POESIA E MÁ CONSCIÊNCIA: LEITURA DO POEMA “ALÉM DA IMAGINAÇÃO”, DE ULISSES TAVARES (VIVA A POESIA VIVA, 1997)
Wilberth Salgueiro
TODO MUNDO FUTEBOL CLUBE: UMA ANÁLISE DO LIVRO MENINA NÃO ENTRA DE TELMA GUIMARÃES
Lorena Bezerra Vieira, Sandrina Wandel Rei de Moraes
UM ESTUDO SOBRE O LIVRO MEUS DOIS PAIS
CLABER BORGES CAMPOS
A LITERATURA JUVENIL NAS PESQUISAS ACADÊMICAS: O QUE DIZEM AS DISSERTAÇÕES E TESES RECENTES?
DANILO FERNANDES SAMPAIO DE SOUZA, MARIA AMÉLIA DALVI SALGUEIRO
A LITERATURA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II: UM ESTUDO DE TRÊS COLEÇÕES CONTEMPORÂNEAS
Daiani Pignaton Souza Silva
CONTRA TUDO E TODOS: A FORMAÇÃO DE LEITORES EM CONTEXTOS ADVERSOS, NO MUNICÍPIO DA SERRA
Lucecléia Francisco da Silva
PROPOSTA DE MEDIAÇÃO DOCENTE DA LITERATURA EM MATERIAIS DIDÁTICOS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL
Amanda Valiengo, Jannaina Calixto de Lima
AUTOTEORIZAÇÃO LITERÁRIA E SUAS RELAÇÕES COM O ENSINO: A FORMAÇÃO DO LEITOR EM PETER PAN
Taciane Ienk
A PSICOLOGIA HISTÓRICO CULTURAL E OS CASOS DE FRACASSO ESCOLAR: UMA INTERVENÇÃO LITERÁRIA
Milena Nascimento do Rosário, NELSON MARTINELLI FILHO
Formas de ressignificação de O Pequeno Príncipe na formação do leitor crítico
Nelson Martinelli Filho, Marcela Alves Penna da Silva
A TERRA DOS MENINOS PELADOS (1939) NA ESCOLA PÚBLICA: Os ramos infantis caindo nas graças de Graciliano
Diana Souza Barbosa
DESAFIOS DA LITERATURA INFANTIL NO CARNAVAL DE RIOSUCIO (COLÔMBIA)
Carolina Fernanda Gartner Restrepo
APAGAMENTO DO GÊNERO DRAMÁTICO EM OBRAS ADAPTADAS: POSSÍVEIS PERDAS PARA O ENSINO DE LITERATURA
Roberta Patrocínio de Amorim, Lucas dos Passos
LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: CAMINHOS PARA SE PROMOVER A LEITURA DOS CLÁSSICOS BRASILEIROS
Adriana Pin, Adriana Pin
ESTRATÉGIAS DE TRADUÇÃO EM ADAPTAÇÕES LITERÁRIAS: UM ESTUDO SOBRE A OBRA TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA
Ravena Brazil Vinter, Rosana Carvalho Dias Valtão
A TRADUÇÃO INTERSEMIÓTICA EM UM LIVRO DO ZIRALDO: DO BRASIL PARA O MUNDO
Elisa Prado Có, Clara Bianchi, Liliane Malta, Claudia Kawachi-Furlan
MINHA VIDA DE MENINA, DE HELENA MORLEY, E MINIMA MORALIA, DE ADORNO: INCONFORMISMO SOCIAL
Amanda Guimaraes Tito
A tradução de Literatura infantil para libras – a expressividade do corpo na produção de sentidos
Marcilene Penha Gonçalves, Arlene Batista Silva
LITERATURA INFANTOJUVENIL EM LÍNGUA PORTUGUESA E LIBRAS COMO POSSIBILIDADE NUMA PERSPECTIVA BILÍNGUE PARA SURDOS
Daniela Gomes Gumiero
DOZE REIS E A MOÇA NO LABIRINTO DO VENTO, MARINA COLASANTI EM TRADUÇÃO
Rivana Zaché Bylaardt
GUIRIGÓ, O “RAPAZOLA RETINTO” DE GRANDE SERTÃO: VEREDAS: QUEM SÃO ESSE E OUTROS GAROTOS DAS OBRAS DE JOÃO GUIMARÃES ROSA?
Rízia Lima Oliveira Oliveira, Andressa dos Santos Vieira
Um estudo sobre Cuore, de De Amicis, obra referencial no campo da literatura para infância no Brasil.
Heloisa Sousa Pinto Netto
A 'Casa de Papel', de Luiz Raul Machado': tradução muito além das palavras.
Mariana Soares, Larissa Castro, Liliane Salera, Claudia Kawachi
LITERATURA INFANTIL: FALANDO DE GÊNERO E SEXUALIDADE
rossana ramos henz
A LITERATURA INFANTO-JUVENIL E A TRADUÇÃO COMO LETRAMENTO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE INGLÊS
LILIANE SALERA MALTA, Cláudia Kawachi
UMA LEITURA DA OBRA "O MISTÉRIO DO COELHO PENSANTE" DE CLARICE LISPECTOR
Marcela Paiva
A potência da voz da criança contada na literatura e na psicanálise
Fabiana Monnerat de Melo
LITERATURA CENSURADA: O POLITICAMENTE (IN)CORRETO NA LITERATURA PARA CRIANÇAS E JOVENS
DANILO FERNANDES SAMPAIO DE SOUZA
A TRADUÇÃO DA POESIA DE ELISA LUCINDA EM LIVRO INFANTO-JUVENIL E A SUBJETIVIDADE DOS SENTIMENTOS
Douglas Freitas Dos Santos, Ana Luíza Henriques Coan, Liliane Salera Malta, Cláudia Jotto Kawachi Furlan
CECÍLIA MEIRELES E A LITERATURA INFANTIL: UMA VISÃO CRÍTICA
Lorena Santos de Araújo
Fantasia, memória e formação estético-literária infantil e juvenil: um diálogo com a Teoria Crítica -literária infantil e juvenil: um diálogo com a Teoria Crítica
Robson Loureiro
PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E A LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO ARTE DE RICAS OBJETIVAÇÕES
Míriam da Gama Henrique, Ana Carolina Galvão Marsiglia
A DESCONSTRUÇÃO DA VISÃO FALOCENTRICA DE MUNDO: UMA ANÁLISE DE A BOLSA AMARELA, DE LYGIA BOJUNGA
Thiago Oliveira Braga, Viviana Leite Pimentel, Mariana Passos Ramalhete
AS PERSONAGENS FEMININAS NA LITERATURA JUVENIL DE STELLA MARIS REZENDE
Daniela Aparecida Francisco
AMANHECER ESMERALDA: UMA ANÁLISE IDENTITÁRIA NO ENTORNO DA SALA DE AULA
Ana Paola Laeber, Selma Lucia Pereira
A FOME DE VIVER EM “CIÇA”, DE NEUSA JORDEM POSSATTI
Héber Ferreira de Souza
MEMÓRIA E ESCRITA: A (RE)INVENÇÃO DO GOSTO NAS ÁGUAS DE LIA, DE ANDRÉIA DELMASCHIO
Wallysson Francis Soares
LITERATURA E ENSINO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA: AS LENDAS DE DANDARA EM SALA DE AULA
Carolinne Quintanilha Ornellas
LENDO FICÇÃO SOBRE O HOLOCAUSTO: UMA PROPOSTA DE AMPLIAÇÃO DO REPERTÓRIO LITERÁRIO DO LEITOR DA EJA
Terezila Barra Silva de Oliveira
LITERATURA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: APORTE CULTURAL E PROCESSO DE CRIAÇÃO.
MARIA DAS DORES SANTOS SILVA
O PAPEL DO MEDIADOR NA LEITURA DE LIVROS INFANTIS: O USO DAS ESTRATÉGIAS DE LEITURA COMO POTENCIALIZADOR DO TEXTO LITERÁRIO
CINTHIA MARA CECATO DA DA SILVA, Elizabete Gerlânia Caron Sandrini
LITERATURA INFANTIL NOS CURSOS DE PEDAGOGIA: COMO É PERCEBIDA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO
Olga Rodrigues Vicente Fernandes
UM JOGO ENTRE IMAGINAÇÃO E CRIAÇÃO EM O QUE É QUE TINHA NO SÓTÃO?
Rogerio de Nazareth SOARES
A RELAÇÃO CULTURAL ENTRE A ESCOLA BILINGUE PARA SURDOS E A LITERATURA SURDA
Maria Rerbelânia de Souza Pereira, Maria Eneida Feitosa
"A TRADUÇÃO DE LIVROS INFANTO-JUVENIS COMO ESTÍMULO À IMAGINAÇÃO EM 'GATO PRA CÁ, RATO PRA LÁ', DE SYLVIA ORTHOF".
Jéssica Gonçalves de Souza, Bruno Mozer, Liliane Salera Malta, Cláudia Kawachi
DIALOGISMO, RESPONSIVIDADE E POLIFONIA EM CHAPEUZINHO AMARELO, DE CHICO BUARQUE
Letícia Queiroz Carvalho, Rodrigo Gonçalves Dias Pitta


Relação dos trabalhos a serem apresentados no III Seminário de Educação em Direitos Humanos e I Seminário estadual do Escola Que Protege

 

Título

Autores

Data / Horário

Local

Formato

 

 

 

1

Formação de educadores: subsídios para atuar na prevenção e enfrentamento às diferentes formas de violência contra a criança e o adolescente

 

Aline Rosa Benedito Lucas

Elizete Bremenkamp

Maria Luzia de Lima Ferreira

Vanessa de Oliveira Freire Ferreira

 

 

09/12/11

09h50min

ás 12h00

 

 

Auditório Externo Cemuni VI

 

 

ORAL

 

 

 

 

2

 

 

Lições de Cidadania

 

 

Ademir Carvalho Ferreira Sobrinho                                                           Claudiceia Maria S. Peisino                                                              Hoelber Gonçalves dos santos                                                              Maria Dilzeni santos dos santos

 

 

09/12/11

09h50min

ás 12h00

 

 

Cine Metropolis

 

 

ORAL

 

 

 

 

3

 

 

O futuro é agora

 

 

Delma Ribeiro Bodart

Gessi Furtado Zeferino

Márcia Barbosa Monteiro Gegenheimer

Marta Nunes  Rodrigues Pereira

 

09/12/11

09h50min

ás 12h00

 

Cine Metropolis

 

 

ORAL

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4

 

 

Rede de Proteção a Criança e ao Adolescente: uma proposta de Trabalho Integrado

Wendell Pires Batista

Adenilda da Glória Miranda Borges

Cíntia Alves da Silva

Cristiane Candal Viana

Fernanda Barboza Cordeiro Batista

Karla da Silva Liberato Freitas

Maria Enilza da Conceição

Paula Heringer Pontes de Almeida

Stephany da Silva Porto Machado

Tânia Marcia Marvila Mendes

 

 

09/12/11

09h50min

ás 12h00

 

 

 

Auditório Externo Cemuni VI

 

 

 

 

ORAL

 

5

Projeto Promotores de Cidadania

 

Simony Oliveira Dias

Arielly Moura Prata

09/12/11

09h50min

ás 12h00

Cine Metropolis

 

ORAL

 

 

 

6

 

 

 

 

Brincando e aprendendo com a Ginástica

 

Fernanda Borges Bissoli,

Gustavo Marchetti Correia,

Izabela Bissoli Garcia,

Leandro Viegas da Silva,

Leilane Lauer Huber

Ludmila Lima Peterle,

Mariana Vieira Ferreira,

Matheus Marim de Freitas

Paula Karoline Ferrareiz Menezes.

 

 

09/12/11

09h50min

ás 12h00

Cine Metropolis

 

 

 

 

ORAL

 

 

7

O voleibol sentado e suas contribuições aos processos de inclusão da pessoa com deficiência física

 

 

José Francisco Chicon

Maria das Graças C. Silva de Sá

Aron de Oliveira Pereira Vilete

Fernando Rocha Sousa

Matheus Marin de Freitas

Michelly de Menezes Garcia

João Pedro Boni de Sá

Renata Sousa Santos

 

09/12/11

09h50min

ás 12h00

 

Auditório Externo Cemuni VI

 

 

 

ORAL

 

 

 

 

8

 

A ginástica geral como ferramenta potencializadora aos processos inclusivos de jovens e adultos com deficiência intelectual

 

 

José Francisco Chicon

Maria das Graças C. Silva de Sá

Aron de Oliveira Pereira Vilete

Bruno de Oliveira Melo

Carlos de Menezes Costa

Daniele Rodrigues

Karolina Matos

Leonardo Pasolini

Michelly de Menezes Garcia

Paula Karoline Ferrareiz Menezes

Rodrigo Pimentel de C. Lopes

 

 

 

09/12/11

09h50min

ás 12h00

 

 

 

Cine Metropolis

 

 

 

 

 

ORAL

 

 

 

9

O protagonismo de pessoas com deficiência intelectual no processo de ensino-aprendizagem da capoeira

Laís Albuquerque Rodrigues

Renata de Souza Santos

José Francisco Chicon

André da Silva Mello

 

09/12/11

09h50min

ás 12h00

 

Cine Metropolis

 

 

ORAL

 

 

 

10

Manifestação da cultura corporal de movimento: o basquete e a pessoa com deficiência

José Francisco Chicon,

Maria das Graças C. Silva de Sá,

Bruno de Oliveira Melo

Fábio dos Santos Ventura

Mirely Cristina Coelho Pontin

 

09/12/11

09h50min

ás 12h00

Salão Conexões/Centro de Vivencias

 

 

ORAL

 

 

 

 

11

 

 

 

“Brinquedoteca: Aprender Brincando”

 

José Francisco Chicon

Maria das Graças C. Silva de Sá

Aline Surlo da Silva

Ana Carolina Mobrine Miguel

Jéssica de Andrade Ribeiro

Leilane Lauer Huber

Lucas Freitas Albino

Mayara Cristina Silva Mello,

Neli Aparecida Mattos de Souza,

Tamara Guimarães Ricardo e Thaís Rodrigues Mardegan de Albiáis

 

 

 

 

09/12/11

09h50min

ás 12h00

 

 

 

Salão Conexões/Centro de Vivencias

 

 

 

 

 

ORAL

 

 

 

 

 

12

 

 

 

Atividades lúdicas no meio aquático: possibilidades para inclusão

José Francisco Chicon

Maria das Graças C. Silva de Sá

Alaynne Silva Fontes

Ana Carolina Alves de Souza

Anderson Moratti Rossi

Dayane dos Anjos Ribeiro

Dayane Silva Rocha

Jolimar Cosmo

Katia Helena Bondis

Matheus Luchi Bernardes

Raiane Barcellos de Mesquita.

 

 

 

09/12/11

09h50min

ás 12h00

 

 

 

Auditório Externo Cemuni VI

 

 

 

 

 

ORAL

 

 

13

EXERCENDO CIDADANIA – Sub-projeto Ciclo de Palestras.

 

Simony Oliveira Dias

Sônia Pereira do Nascimento

 

09/12/11

09h50min

ás 12h00

Auditório Externo Cemuni VI

 

ORAL

 

 

14

Discutindo Gênero na Escola: Experiência da Rede de Proteção da Criança e Adolescente

 

 

Wilson Camerino dos Santos Junior

 

09/12/11

09h50min

ás 12h00

Salão Conexões/Centro de Vivencias

 

 

ORAL

 

 

15

Mobilizando Famílias: Estatuto dos Direitos da Criança e Adolescente Como Mecanismo de Diálogo

 

Cizenando Antonio dos Santos

Wilson Camerino dos Santos Junior

 

 

09/12/11

09h50min

ás 12h00

 

Cine Metropolis

 

 

ORAL

 

 

 

16

Possibilidades e Limites do Estatuto dos Direitos da Criança e Adolescente Enquanto Política Social

 

 

Wilson Camerino dos Santos Junior

 

09/12/11

09h50min

ás 12h00

Salão Conexões/Centro de Vivencias

 

 

ORAL

 

 

 

17

EXERCENDO CIDADANIA” – Curso de Formação Básica em Direitos Humanos.

Coordenação: Simony Oliveira Dias

 

 

Angelo Eduardo Carneiro Dias

Sônia Pereira do Nascimento

 

 

 

09/12/11

09h50min

ás 12h00

Salão Conexões/Centro de Vivencias

 

 

 

ORAL

 

 

 

18

Prevenção do uso de substancias psicoativas entre escolares do ensino fundamental

Lorena Silveira Cardoso

Cíntia Lepaus Thomas

Kallen Dettmann wandekoken

Marluce Miguel Ciqueira

09/12/11

09h50min

ás 12h00

Salão Conexões/Centro de Vivencias

 

 

ORAL

 

 

 

 

19

Programa de extensão e pesquisa cada doido com sua mania (CDSM) centro de atenção continuada a infancia e adolescência e adultos (CACIA)

 

Geraldo Alberto Viana Murta

Tania Mara Alves Prates

Geane Uliana  Miranda

Lorena Abreu Dias

Thamy Cristine C. Martins

Raiany de Oliveiro Ribeiro

 

09/12/11

09h50min

ás 12h00

 

Auditório Externo Cemuni VI

 

 

 

ORAL

 

20

 

Projeto socializar

Cíntia de oliveira largura,

Jaudinéia Tozato Lima

Rosiene Firme de Almeida

Sirléia da silva Oliveira

09/12/11

09h50min

ás 12h00

Salão Conexões/Centro de Vivencias

 

 

ORAL

 

 

21

Escola/Comunidade: Ação conjunta

Maria Cristina Alves Brandão.

09/12/11

09h50min

ás 12h00

Auditório Externo Cemuni VI

 

ORAL

22

Projeto Escola que Protege /Projeto Escola, família, unidos pela Educação

Márcia Hildilene M. Freitas

09/12/11

09h50min

ás 12h00

Cine Metropolis

ORAL