Os interessados poderão submeter trabalhos em quatro modalidades, seguindo a NBR 6022:
artigos teórico-empíricos,
artigos técnicos,
artigos tecnológicos, e
casos para ensino.
O artigo teórico-empírico parte de um problema que ocorre no momento atual, buscando em seu contexto os dados que poderão descrever e explicar o fenômeno, correlacionar variáveis, mapear procedimentos, dentre outros, tendo como suporte teorias que digam respeito aos fatos, com o objetivo de chegar a novas conclusões a partir de outros trabalhos já realizados.
O artigo técnico consiste no relato de um experimento, de um procedimento ou de processo de produção, de uma tomada de decisão, entre outros, que tem por objetivo o registro de patente ou de uma ideia, o registro de procedimentos em empresas de pesquisa, a prestação de contas referentes de eventos técnicos, a produção de memória de fatos específicos.
O artigo tecnológico toma por base problemas reais focando, predominantemente, em sua solução. configura-se, pois, no relato de uma experiência organizacional na qual tenha havido: a implementação de novas tecnologias de gestão, mapeamento de processos; intervenções de percurso; desenvolvimento de novas formas de gerenciar ou conduzir processos; utilização de softwares diferentes dos já utilizados; novas metodologias de implementação e implantação de procedimentos de natureza administrativa ou tecnológica e assemelhados.
De acordo com Motta (2017, p.1) eles têm sido apresentados como:
(a) modelos e processos de gestão; (b) protocolos; (c) sistemas (também softwares); (d) propostas metodológicas (inclusive para pesquisa); (e) manuais de operação; (f) material instrucional (somam-se didáticos), dentre outros. É claro que, para a RAC, essas soluções têm que ter foco na área de Administração e em áreas correlatas.
MOTTA, Gustavo da Silva. Como Escrever um Bom Artigo Tecnológico?. Rev. adm. contemp., Curitiba , v. 21, n. 5, p. 4-8, Oct. 2017 .
O caso para ensino tem por objetivo subsidiar a construção de uma ponte entre a teoria e a prática em instituições de ensino, servindo também para dar suporte à tomada de decisão em ambientes organizacionais, quando não se tem uma metodologia já consolidada sobre um problema específico. Operacionalmente, consiste em um relato de uma situação organizacional inusitada, um dilema, do qual o(s) autor(es) participou(aram) que pode ser levado às salas de aula (graduação e pós-graduação), onde poderá ser analisado, na busca de uma solução.
_______________________
Os trabalhos deverão ser submetidos pela página do evento (www.eventos.ufes.br/CIPGP) onde estarão disponíveis campos de identificação e instruções para encaminhamento de arquivo eletrônico com o trabalho.
ATENÇÃO: Para submissão, é necessário realizar o cadastro na plataforma, clicando aqui. Você deve preencher os dados do perfil e marcar a opção "Autor: Permitido submeter à conferência" ao final do cadastro. Caso já possua cadastrado, clique aqui e selecione a opção "Autor: Permitido submeter à conferência". Se já está cadastrado como autor, clique aqui para submissão.
- Os trabalhos que não atenderem às características e critérios técnicos exigidos pelo CIPGP não terão sua submissão aceita.
- Cada autor poderá submeter até três trabalhos diferentes e inéditos, sem distinção de autoria ou coautoria.
- A comprovação de ineditismo é de responsabilidade dos autores.
- Serão aceitos trabalhos submetidos em português, inglês ou espanhol.
- É de responsabilidade do(s) autor(es) fazer a revisão da redação e ortografia.
- No ato da submissão dos trabalhos, deve ser feita a inclusão de todos os autores conforme a página do congresso. Não poderão ser incluídos outros autores após a submissão do artigo.
- Antes de enviar os trabalhos o(s) autor(es) deverão verificar se existe vírus.
- O tamanho do arquivo não deve ser superior a um megabyte.
- Não serão aceitos artigos que exijam softwares diferentes dos que integram o Microsoft Office.
- Os trabalhos não podem ter identificação do(s) autor(es).
Formatação:
- Papel: A4 (29,7 x 21 cm)
- Orientação do papel: retrato
- Margens: superior - 3 cm
inferior - 2 cm
direita - 2 cm
esquerda - 3 cm
- Editor de texto: Word do Office 2003 ou posterior
- Fonte: Arial, tamanho 12 em 100% e com espaçamento normal
- Espaçamento: simples
- Texto: justificado
- Páginas: mínimo de 10 (dez) páginas e máximo de 16 (dezesseis). Para a contagem das páginas deverão ser considerados como parte integrante do artigo: resumo, tabelas, figuras, referências bibliográficas e notas de final de texto. Não usar notas de rodapé.
- Paginação: canto inferior direito.
- Utilizar os conceitos de tabelas, quadros, gráficos e figuras, conforme a ABNT.
- As citações no corpo do texto e as referências ao final do artigo deverão seguir as normas da ABNT, evitando-se o uso de “apud”.
Conteúdo da primeira página (apenas):
- Título do trabalho (com todas as palavras principais iniciando-se em maiúsculas)
- Resumo do trabalho até 100 palavras