- » Processo de Avaliação pelos Pares
- » Política de Acesso às Edições Anteriores
- » Normas de Submissão
Processo de Avaliação pelos Pares
A política de avaliação dos resumos e trabalhos completos é "por pares", ou seja, os trabalhos são submetidos à aprovação de dois avaliadores especialistas nos temas, e serão enviados sem a identificação de autoria, como forma de garantir um parecer isento de qualquer influência. Após a avaliação, se aprovadas, as propostas são encaminhadas ao Conselho Editorial, responsável pela organização final da edição.
Política de Acesso às Edições Anteriores
As apresentações que compõem as conferências atual e anteriores neste site são de acesso livre e estão disponíveis para leitura gratuitamente, em benefício de autores e leitores interessados.
Normas de Submissão
Orientações gerais:
O IX SIDH só aceitará a submissão de TEXTOS COMPLETOS, tendo um resumo sintético como parte do texto. O resultado da avaliação pelo Comitê Científico será divulgado no site do evento e a Carta de Aceite será enviada, via email, para o autor do texto, cabendo a este comunicar aos coautores. Os textos enviados, quando aprovados pelo Comitê Científico, implicarão na cessão dos direitos autorais para publicação nos Anais Eletrônicos do evento.
Os autores assumem total responsabilidade pelas ideias e informações contidas no texto enviado para a publicação, bem como pelo respeito às normas da língua portuguesa e da ABNT. Serão aceitas também comunicações em língua castelhana, seguindo as normas desta língua e do país de origem.
Só serão aceitas submissões de trabalho em que todos os autores tenham pago a taxa de inscrição. A taxa de inscrição é pessoal e intransferível e não será devolvida em nenhuma hipótese.
Farão jus ao certificado de apresentação, os trabalhos que tenham sido efetivamente apresentados por, pelo menos, um dos seus autores.
A formatação do texto deverá ser conforme as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT): NBR 6022/2003(sobre estrutura de artigo em publicação periódica científica); NBR6028/2003 (sobre elaboração de resumo); NBR 6024/2003(sobre numeração progressiva); NBR 10520/2002 (sobre citações no texto); e NBR 6023/2002 (sobre referências). Além disso, atentar para as orientações a seguir:
- Utilizar editor de texto no padrão do Microsoft Office Word, salvos na extensão “.doc”, tendo o mínimo de 15 páginas e máximo de 25 páginas com referências.
- As páginas deverão ter o formato de A4 e as margens superior, inferior, direita e esquerda com 2,5 cm.
- O tipo de letra deverá ser Times New Roman, tamanho 12.
- O texto deverá ser justificado, com tabulação de parágrafo (1,25) com a exceção da primeira linha de cada subtítulo.
- O espaçamento entre linhas e parágrafos de 1,5.
- As páginas não terão cabeçalho e o rodapé apenas incluirá o número de página.
Estrutura do texto:
Grupo Temático (indicar o número e título)
Título (em caixa alta, centralizado e em negrito)
Autor (nome em ordem direta)
Instituição (nome por extenso e sigla)
Coautores (seguir os itens exigidos para o autor)
Os dados do autor e dos coautores (nome, instituição e email), não constarão da cópia do trabalho enviada aos avaliadores.
Resumo:
Deverá ter entre 300 a 500 palavras, espaçamento entre linhas simples, sem parágrafos, justificado. Em português ou castelhano, para os textos apresentados nesta língua.
Palavras-chave: em número de três, que identificam o conteúdo do texto, separadas entre si por ponto e finalizadas por ponto.
Introdução
Apresentação sucinta do contexto geral do trabalho, contemplando uma breve revisão da literatura sobre a temática em que o trabalho se insere, os objetivos da pesquisa e descrição das metodologias utilizadas para atingir os objetivos propostos.
Desenvolvimento (expresso nos subtítulos de acordo com a temática)
Poderá contar com seções e subseções, em função da abordagem do tema e do método. Exposição do assunto tratado.Apresentação dos resultados obtidos e a sua discussão em relação ao conhecimento já disponível.
- Os subtítulos:
Os subtítulos deverão ser em negrito, tamanho 12, sem tabulação de parágrafo. Se necessitar de utilizar outro nível de subtítulo utilizar itálico negrito. Espaço duplo antes do subtítulo.
- Citações:
Diretas no texto com o uso de aspas, e com mais de 3 linhas, deverá ter destaque sem aspas, tamanho da letra 11, espaçamento 1.
- Figuras, Gráficos, Tabelas, Quadros ou Imagens:
Nos resultados poderão ser apresentadas tabelas, gráficos e outras ilustrações que sejam essenciais à boa compreensão do texto. Cada um destes elementos deverá ter uma legenda e uma numeração independente. O texto incluído nestes elementos, assim como a legenda, deverão utilizar letra Times New Roman, tamanho 10. A legenda centrada. As figuras deverão ter uma resolução de 600 dpi no caso das monocromáticas e 300 dpi nas coloridas ou em escalas de cinza.
- Nota de Rodapé:
Apenas para esclarecimentos e complementações; tamanho 10, espaçamento 1.
Conclusões
Indicação, de forma objetiva, das principais conclusões obtidas pelo trabalho.
Referências
O texto das referências deverá ser escrito em Times New Roman, tamanho 10 e os parágrafos serão alinhados à esquerda com espaçamento simples e com espaçamento duplo entre eles. As referências deverão incluir apenas as obras utilizadas no texto. Exemplos:
Livros – AUTOR DA OBRA (SOBRENOME, Nomes). Título da obra em itálico: subtítulo. Número da edição. Local de Publicação: Editor, ano de publicação. Número de páginas ou volume. (Série).
Capítulos de Livros –AUTOR da parte. Título da parte. Termo In: Autor da obra. Título da obra em itálico: subtítulo. Número da edição. Local de Publicação: Editor, Ano de publicação. Número ou volume, se houver, páginas inicial-final da parte, e/ou isoladas.
Dissertações ou teses – AUTOR. Título em itálico: subtítulo. Ano de apresentação. Número de folhas ou volumes. Categoria (Grau e área de concentração) – Instituição, local.
Congressos, Conferências e outros Eventos Científicos – AUTOR. Título do trabalho. In: NOME DO CONGRESSO, número, ano, Cidade onde se realizou o Congresso. Título em itálico. Local de publicação: Editora, data de publicação. Volume, se houver. Páginas inicial-final do trabalho.
Referências Legislativas – PAÍS, ESTADO ou MUNICÍPIO. Lei ou Decreto, número, data (dia, mês e ano). Ementa. Dados da publicação que publicou a lei ou decreto.
Periódicos – TITULO DO PERIÓDICO. Local de publicação (cidade): Editora, ano do primeiro e último volume. Periodicidade. ISSN (Quando houver).
Artigo de Revista – AUTOR DO ARTIGO. Título do artigo. Título da Revista, (abreviado ou não) em itálico. Local de Publicação, Número do Volume, Número do Fascículo, Páginas inicial-final, mês e ano.
Artigo de Jornal – AUTOR DO ARTIGO. Título do artigo. Título do Jornalem itálico, Local de Publicação, dia, mês e ano. Número ou Título do Caderno, seção ou suplemento e, páginas inicial-final do artigo.
Fontes on-line – AUTOR. Título. Informações complementares (Coordenação, desenvolvida por, apresenta..., quando houver etc...). Disponível em:<XXXX>. Acesso em: data (ex. 21 abr. 2014).