Comunicações
UM ESTUDO PRELIMINAR DO MANUSCRITO MS. 189 DEDICADO À “ARITMÉTICA PRIMÁRIA” DE CHARLES SANDERS PEIRCE | |
Alexandre Souza de Oliveira, Fumikazu Saito |
OS JOGOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: a proposta de Irene Albuquerque em seu livro Jogos e Recreações Matemáticas (1958) | |
Cintia Schneider, David Antonio da Costa |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO “PRIMEIRO LIVRO DE ARITMÉTICA”: uma tradução e adaptação do “COURS PRÉPARATOIRE D’ARITHMÉTIQUE, par une réunion de professeurs” | |
Tatiana Silva Santos Soares, Claudinei de Camargo Sant'Ana |
OS SABERES ARITMÉTICOS PARA FORMAR O PROFESSOR PRIMÁRIO NO PARANÁ: entre um conteúdo disciplinar e profissional (1920). | |
Martha Raíssa Iane Santana da Silva |
O ENSINO DO DESENHO NA ESCOLA PRIMÁRIA EM SALVADOR, VITÓRIA DA CONQUISTA E CAETITÉ (1925-1940):uma análise dos documentos oficiais | |
Emanuel Silva Santos, Claudinei de Camargo Sant'ana |
SABERES ELEMENTARES ARITMÉTICOS E MÉTODO INTUITIVO DE CALKINS: UMA APROXIMAÇÃO A PARTIR DOS PROGRAMAS DE ENSINO DE SERGIPE (1890-1944) | |
Wilma Fernandes Rocha, Ivanete Batista dos Santos |
OS SABERES MATEMÁTICOS E SUAS METODOLOGIAS EM UM MANUAL PEDAGÓGICO DE 1958: o repecurtir de uma reforma | |
Rosangela Miranda Santos, Moyses Gonçalves Siqueira Filho |
“RECRUTAMENTO” DE PROFESSORES PARA O ENSINO SECUNDÁRIO: o Exame de Suficiência | |
Marcos Henrique Silva Lopes, Luzia Aparecida de Souza |
CURRÍCULOS DE MATEMÁTICA DO CURSO TÉCNICO EM ESTRADAS DO IFES: um olhar histórico | |
Gabriel Luiz Santos Kachel |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O ENSINO DE MATEMÁTICA NA CIDADE DE SÃO LUÍS OITOCENTISTA: tentativas de criação de uma Escola Normal | |
Waléria de Jesus Barbosa Soares |
APROPRIAÇÃO DO MÉTODO INTUITIVO DE PESTALOZZI NO LIVRO CURSO DE PEDAGOGIA DE HELVÉCIO DE ANDRADE | |
Jefferson dos Santos Ferreira, Ivanete Batista dos Santos |
UM ENSAIO HISTÓRICO SOBRE A GEOMETRIA: proximidades com a perspectiva de Malba Tahan na revista Al-Karismi | |
Flávia de Fatima Santos Silva, Cristiane Coppe de Oliveira |
CENAS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM PARANAÍBA-MS | |
Natalia Cristina da Silva, Thiago Pedro Pinto |
UM ESTUDO SOBRE AS POTENCIALIDADES DA REVISTA AL-KARISMI PARA ATIVIDADES HISTÓRICAS INVESTIGATIVAS: iniciando uma pesquisa | |
Jeyze Santos de Sousa, Ana Carolina Costa Pereira |
GEOMETRIA E DESENHO: como ensiná-los em tempos de escola nova? | |
Débora Rodrigues Caputo, Nicolly Peçanha do Nascimento Silva, Maria Cristina Araújo de Oliveira |
ESCOLA NORMAL: habilitação do profissional da educação em Sergipe (1835-1894) | |
Heloísa Helena Silva |
UMA ANÁLISE INTERNA DE UM DOS MANUSCRITOS DA ARITMÉTICA DE CHARLES SANDERS PEIRCE: aritmética prática | |
Leandro Josué de Souza, Maria Ednéia Martins-Salandim |
A REFORMA DO ENSINO NA PRIMEIRA GESTÃO DE ANÍSIO TEIXEIRA COMO DIRETOR DA INSTRUÇÃO PÚBLICA NA BAHIA: alguns indicativos da matemática proposta | |
Cézar Jesus da Rocha, Moysés Gonçalves Siqueira Filho |
MEDIDA: um saber em construção (1896) | |
Janayna Bispo Santana, Ivanete Batista dos Santos |
COMPÊNDIO DE PEDAGOGIA PRÁTICA DE ALAGOAS (1886): obra baseada nas teorias Mr. Daligault | |
Edlene Cavalcanti Santos, Elisabete Pereira Fernandes, Miriam Correia da Silva |
INDÍCIOS DE EXPERIMENTAÇÕES MATEMÁTICAS NO CENTRO EDUCACIONAL CARNEIRO RIBEIRO | |
Juliany Santos, Eliene Lima |
GEOMETRIA EXPERIMENTAL: possibilidades e contexto legislacional | |
Nádia Aparecida Santos Sant'Ana, Elenice de Souza Lodron Zuin |
UM EXAME DO SABER GEOMÉTRICO POLÍGONO NO PERIÓDICO A ESCOLA NORMAL DA DÉCADA DE 1920 | |
Joana Kelly Souza dos Santos, Ivanete Batista dos Santos |
PROGRAMAS DE ENSINO, REVISTAS PEDAGÓGICAS E ORIENTAÇÕES AOS PROFESSORES SOBRE PROBLEMAS ARITMÉTICOS (1890-1911) | |
Andreia Fernandes de Souza |
A ESCOLA NORMAL DE PORTO ALEGRE E AS MATEMÁTICAS NOS SEUS PROGRAMAS DE ESTUDO | |
Elisabete Zardo Búrigo, Janine Garcia dos Santos |
Mesas Redondas
INVESTIGAÇÕES ACERCA DE TRÊS ESCOLAS BRASILEIRAS: inovadoras, diferenciadas ou subversivas? | |
Maria Edneia Martins Salandim, Maria Eliza Furquim Pereira Nakamura, Silvana Matucheski |
Clique aqui para conferir a programação e fazer sua inscrição
Realização:
Grupo de Estudos do Discurso Midiático (GEDIM)
Link: Grupo de Estudos Discursivos e Midiáticos
Apoio Institucional:
Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL)
Núcleo de Pesquisa e Texto e Cognição - NUPETC
Núcleo de Estudo Textuais e Discursivos - NETED
Laboratório de Práticas Sociais – LaPSo