Resumos
Processamento da leitura sob perspectiva conexionista: conexões neurais, apropriação e operacionalização de conhecimentos | |
Marisa Helena Degasperi |
Como a interação professor-aluno pode afetar no processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa? | |
Danielly Lopes Lima |
LETRAMENTO E NORMALIZAÇÃO NO FINAL DO SÉCULO XIX: UMA ANÁLISE DOS MATERIAIS DIDÁTICOS | |
Hosana dos Santos Silva |
ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS E ARGUMENTAÇÃO NO DISCURSO PUBLICITÁRIO DIRIGIDO AO PÚBLICO INFANTIL | |
romison eduardo paulista |
AVALIAÇÃO ESCOLAR: CONTRADIÇÕES REVELADAS NO DIZER DOCENTE | |
Geraldo Generoso Ferreira |
CONTINUIDADES E RUPTURAS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DA LÍNGUA-PÁTRIA BRASILEIRA | |
Hosana dos Santos Silva |
DISCURSO SOBRE O SUJEITO EXECUTIVO NA MÍDIA: ENCAPSULAMENTOS ANAFÓRICOS E CATAFÓRICOS | |
Alessandro Alves da Silva, Pedro Navarro |
A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA ATUANDO NA APLICAÇÃO DAS PESQUISAS EM LINGUÍSTICA APLICADA | |
Sabrina Areias Teixeira |
O LIVRO DIDÁTICO E O PAPEL DA INSTRUÇÃO GRAMATICAL EM SALA DE AULA DE LE. | |
Ana Claudia de de Jesus, Mirella Chaves Lima, Renata Pestana Pacova |
Experiências, crenças e motivações na aprendizagem de Português Língua Estrangeira: um estudo de caso | |
Glauber Heitor Sampaio |
O DESEMPENHO NA HABILIDADE DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA: FORMANDOS DO CURSO DE LETRAS VERSUS FORMANDOS DO ENSINO MÉDIO | |
Eduardo Batista Silva |
UM ESTUDO SOBRE O SEQUENCIADOR DISCURSIVO “MAS AÍ” | |
Edwiges da Fonseca, Carlos Roberto de Souza Rodrigues |
Dialogismo, Polifonia e Interdiscursividade: processo de referenciação no curta "Ilha das Flores" | |
VANESSA CRISTINA ANDRADE LEÃO |
AS REPRESENTAÇÕES DO TRABALHO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA EM DISCURSOS DE GRADUANDOS DE LETRAS | |
Karine Correia dos Santos de Oliveira |
ANÁLISE DE REDAÇÕES EM LÍNGUA INGLESA DE ESTUDANTES DE LETRAS: O QUE REVELAM OS DADOS LINGUÍSTICO-ESTATÍSTICOS | |
Eduardo Batista Silva |
BASE LINGUÍSTICO-COGNITIVA PARA O ENSINO DA COMPREENSÃO | |
Marco Antônio Rodrigues Viera |
A COMPLEXIDADE SEMÂNTICA DO ELEMENTO QUANDO EM PEÇAS PUBLICITÁRIAS. | |
Aparecida da Penha Krohling Christ |
O PROCESSO DE REFERENCIAÇÃO NO DISCURSO DO PROFESSOR DE LÍNGUA MATERNA RECÉM-FORMADO SOBRE O SEU TRABALHO | |
Karine Correia dos Santos de Oliveira |
A CONSTITUIÇÃO DO ETHOS DISCURSIVO NO DISCURSO DOS EPITÁFIOS | |
Raquel Vaccari de Lima Loureiro |
DESENVOLVIMENTO EM LEITURA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DE RELATOS DE ALUNOS DE INGLÊS INSTRUMENTAL | |
Annallena de Souza Guedes |
DA ESCRITA AO VISUAL, EXPERIÊNCIAS EM TRADUÇÃO. UMA ANÁLISE DE TRÊS TRADUÇÕES DO POEMA QUANDO ELA PASSA DO POETA FERNANDO PESSOA DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA LIBRAS | |
Daniele Barboza Moura |
GÊNERO TEXTUAL/DISCURSIVO: MEMORIAL DESCRITIVO NO CURSO DE PEDAGOGIA | |
Luzinete Carpin Niedzieluk |
O funcionamento discursivo da polifonia em estruturas narrativas do discurso político: uma análise modular | |
Camila Souza Neris |
A EXPRESSÃO VARIÁVEL DO FUTURO VERBAL NA ESCRITA ESCOLAR DE FEIRA DE SANTANA - BA | |
Josane Moreira de Oliveira |
LÍNGUA, DISCURSO, TEXTO, DIALOGISMO E SUJEITO: COMPREENDENDO OS GÊNEROS DISCURSIVOS NA CONCEPÇÃO DIALÓGICA, SÓCIO-HISTÓRICA E IDEOLÓGICA DA LÍNGUA(GEM) | |
URBANO CAVALCANTE FILHO, Vânia Lúcia Menezes Torga |
A CONFIGURAÇÃO DO GÊNERO DISCURSIVO CHARGE E SUA ARTICULAÇÃO COM O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ABORDAGEM SISTÊMICO-FUNCIONAL | |
Alex Caldas Simões |
PRESSUPOSIÇÃO E PRODUÇÃO DE SENTIDO | |
Verônica de Fátima Camargo Soares |
Aquisição de “Stranded Prepositions” por falantes de Português: uma questão linguística | |
Rosi Ana Gregis |
CONTRIBUIÇÕES E IMPLICAÇÕES DAS TEORIAS LINGUÍSTICAS PARA O ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS: UMA ANÁLISE DOS MÉTODOS | |
Annallena de Souza Guedes, Mirella Patrícia Chaves Lima |
O CONTATO LINGUÍSTICO ENTRE O PORTUGUÊS, O POMERANO E O HOLANDÊS NO ESPÍRITO SANTO | |
Elizana Schaffel Bremenkamp |
UM PACIENTE COM ALZHEIMER EM SITUAÇÃO DE CONVERSAÇÃO ESPONTÂNEA: UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE REFERENCIAÇÃO | |
Bárbara Scalzer Maia |
CARTA DO LEITOR COMO OBJETO DE AÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Atauan Soares de Queiroz |
DIVERGÊNCIAS DE TRANSITIVIDADE EM TRADUÇÕES E VERSÕES: ELAS REALMENTE EXISTEM? | |
Marília Gomes Teixeira |
O FUNCIONAMENTO DAS FORMAÇÕES IMAGINÁRIAS EM COMENTÁRIOS SOBRE A APROVAÇÃO DA UNIÃO CIVIL HOMOAFETIVA | |
Jefferson Fernando Voss dos Santos |
O COMPORTAMENTO DAS VOGAIS NASAIS NO DIALETO QUILOMBOLA GURUTUBANO DOS SERTÕES DAS GERAIS | |
Diocles Igor Castro Pires Alves |
MÉTODOS DE LEITURA: O ENSINO/ APRENDIZAGEM EM AULAS DE E/LE | |
Neila Nazaré Coêlho Souza Menezes |
A NASALIDADE NA LÍNGUA LAKONDÊ | |
Ana Gabriela Modesto Braga, Stella Telles |
O DISCURSO LITERÁRIO NOS CURRÍCULOS DE LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE MULTIDIMENSIONAL DISCURSIVA | |
Rita Ladeia |
O HUMOR NA CRÔNICA “COMO VAI A SELEÇÃO???” DE ANTONIO ROCHA NETO | |
Franciely Corrêa Freitas |
LINGUÍSTICA APLICADA E LEITURA EM AULAS DE ELE | |
Acássia Anjos Santos |
A CONSTRUÇÃO E RECONSTRUÇÃO DO OBJETO DE DISCURSO ACRE NA DESNOTÍCIA: GOOGLE NEGA TER APAGADO O ACRE DO SERVIÇO GOOGLEMAPS | |
Karine Silveira |
COMPARAÇÃO DA ALTERNÂNCIA DE FORMAS INDICATIVAS E SUBJUNTIVAS: SUDESTE/CENTRO-OESTE X NORDESTE | |
Astrid Franco Barbosa |
SUBJETIVIDADE NA INCORPORAÇÃO DA VOZ ALHEIA: A PRESENÇA DO EU NO DISCURSO DO OUTRO | |
Luana Santos Lemos |
CHICO ANYSIO: O HUMOR NO GÊNERO CONTO | |
Luana Ferraz, Ana Cristina Carmelino |
ANÁLISE ACÚSTICO-COMPARATIVA DE VOGAIS BRASILEIRAS COM VOGAIS NORTE-AMERICANAS | |
Irma Iunes Miranda, Alexsandro Rodrigues Meireles |
O COMPORTAMENTO PROSÓDICO DE PALAVRAS COMPOSTAS NO PORTUGUÊS BRASILEIRO | |
Priscila Marques Toneli |
LEITURA: UM DIAGNÓSTICO DAS PESQUISAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DO IEL (INSTITUTO DE ESTUDOS DA LINGUAGEM) UNICAMP | |
Suellen Lopes Barroso |
A AMBIGUIDADE COMO ESTRATÉGIA DISCURSIVA EM PROPAGANDAS DAS HAVAIANAS | |
renata barreto |
ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS DE UM SUJEITO AFÁSICO EM ATIVIDADE DIALÓGICA | |
Priscila Marques Toneli, Evani Andreatta Amaral Camargo, Rosana do Carmo Novaes-Pinto, Ivone Panhoca |
TÓPICO DISCURSIVO EM TEXTOS DE HUMOR: ESTUDO DE CHARGES JORNALÍSTICAS EM A GAZETA – 2006 | |
Silênia Azevedo Silveira Rangel |
MULTIMODALIDADE E OS MECANISMOS DE COESÃO TEXTUAL: UMA ANÁLISE DE PÁGINAS HUMORÍSTICAS DA REVISTA RAÇA BRASIL | |
Sabrina Gabriela Vicentini |
NARRATIVAS DE IDENTIDADE: O DISCURSO DOS QUILOMBOLA DOS SERTÕES DAS GERAIS | |
Ana Cristina Santos Peixoto |
A DUPLA NEGAÇÃO NO PORTUGUÊS FALADO EM VITÓRIA/ES: TRAÇO DA IDENTIDADE LINGUÍSTICA CAPIXABA? | |
Cristiana Aparecida Reimann |
ANÁLISE DA TRADUÇÃO DO FILME INFANTIL "DEU A LOUCA NA CHAPEUZINHO" (HOODWINKED") | |
Marília Gomes Teixeira |
A INDETERMINAÇÃO DO SUJEITO EM TEXTOS ESCOLARES E AS INTERVENÇÕES DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS | |
Antonio José dos Santos Junior |
CONSTITUIÇÃO DA DISCIPLINA CURRICULAR LÍNGUA PORTUGUESA: LIVROS DIDÁTICOS E CONFIGURAÇÃO GRÁFICA AO LONGO DAS DÉCADAS | |
Joceli Cargnelutti |
ANÁLISE DA REPETIÇÃO LEXICAL NA ESTRUTURAÇÃO DO PENSAMENTO SOCIAL E CULTURAL DE UMA COMUNIDADE QUILOMBOLA | |
Marco Antônio Rodrigues Vieira, Sandra Ramos |
TU EM FUNÇÃO DO SEXO: UMA ANÁLISE SOBRE A VARIAÇÃO PRONOMINAL EM BRASÍLIA | |
Carolina Queiroz Andrade |
ESTRUTURA SILÁBICA DA LÍNGUA DE IMIGRAÇÃO POMERANA: ANÁLISES PRELIMINARES | |
Shirlei Conceição Barth Schaeffer, Alexsandro Rodrigues Meireles |
O RACIOCÍNIO SEMIÓTICO DIAGRAMÁTICO | |
Tatiana Cristina Ferreira |
A PROGRESSÃO REFERENCIAL E TÓPICA EM DEPOIMENTOS DE ORKUT | |
Lorena Santana Gonçalves |
A VALORAÇÃO SOCIAL E ROTULAÇÃO: UMA ANÁLISE DA FUNÇÃO DE ORIENTADO ARGUMENATIVO DOS RÓTULOS EM ARTIGO DE OPINIÃO | |
Gisele de Freitas Paula Oliveira |
REFLEXÕES SOBRE TEMPO LINGUISTICO (OU GRAMATICAL) NA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM | |
Rosilene Alves Ribeiro Strecker, Nayra Borges |
ASPECTOS COEXISTENTES NAS ESTRATÉGIAS DE FOCALIZAÇÃO POR MEIO DA CLIVAGEM | |
Fernanda Figueira Fonseca, Equeni Sobrinha Rios Passos |
ASPECTOS COEXISTENTES NAS ESTRATÉGIAS DE FOCALIZAÇÃO POR MEIO DA CLIVAGEM | |
Equeni Sobrinha Rios Passos, Fernanda Figueira Fonseca |
OS USOS DO “ONDE” NA LÍNGUA FALADA E ESCRITA DO PORTUGUÊS CONTEMPORÂNEO | |
Tatiane Xavier Silva |
GAROTAS BOAS DE GARFO: O PAPEL DAS EMOÇÕES NA CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DE SI NO DISCURSO ADOLESCENTE SOBRE ALIMENTAÇÃO | |
Luana Ferreira Souza |
O ANO SACERDOTAL E A BATALHA: O DISCURSO RELIGIOSO CATÓLICO SOB A PERSPECTIVA DA NOVA RETÓRICA | |
Waneuza Soares Eulálio, Ana Márcia Ruas de Aquino |
A ALTERIDADE DOS RAPPERS RACIONAIS | |
Tatiana Aparecida Moreira |
O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NA ESCOLA PÚBLICA: UMA INVESTIGAÇÃO ACERCA DAS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DO PARANÁ | |
Ana Amélia Calazans Da Rosa |
NÃO MAIS EU, MAS O NOME DE DEUS: A CONSTITUIÇÃO DA CENA ENUNCIATIVA EM FOLHETOS EVANGÉLICOS | |
Raquel Camargo Trentin |
O VOCABULÁRIO RURAL NO VALE DO JEQUITINHONHA: ESTUDO DO LÉXICO DE MINAS NOVAS | |
Maryelle Joelma Cordeiro, Maria Cândida Trindade Costa de Seabra |
CONSTRUÇÃO DE IMAGEM PÚBLICA POR LINGUAGEM NA FUNÇÃO EMOTIVA NO GÊNERO PERFIL DE ORKUT | |
KELLY CHRISTINE LISBOA DINIZ |
DO “MELÔ DO POM POM POM” AO “EU SOU DE JESUS”: A ARGUMENTAÇÃO DA CANÇÃO GOSPEL PELA BUSCA DA PROXIMIDADE COM O PÚBLICO | |
Gisele Siqueira Gonçalves, Mônica Santos de Souza Melo |
CAUSATIVAS NO PORTUGUÊS BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO: ESPECIFICIDADES DO VERBO DEIXAR | |
MANOEL BOMFIM PEREIRA, HELOISA MARIA MOREIRA LIMA DE ALMEIDA SALLES |
DISCURSO MIDIÁTICO NO RÁDIO: ENTRE CONVENÇÕES E INTENÇÕES | |
Cristiane Alvarenga Rocha Santos |
CRENÇAS DE ALUNOS ADOLESCENTES APRENDENDO INGLÊS COM MÚSICA EM ATIVIDADES DE GRUPO: UMA ABORDAGEM SOCIOCULTURAL | |
Fernando Silvério de Lima |
A ELABORAÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO PARA ATIVIDADES DE LEITURA E ESCRITA EM CONTEXTO ACADÊMICO: O PROGRAMA DE TUTORIA DA UFV | |
Fernando Silvério de Lima, Gisele Siqueira Gonçalves |
A PRESENÇA DO HUMOR NAS FÁBULAS DE MILLÔR FERNANDES | |
Dayana Vicente Vicente Gualberto |
O JORNALISMO NA CIDADE DE MONTES CLAROS EM 1930: UMA ANÁLISE SOBRE O ENTRELAÇAMENTO DE POLÍTICA E IMPRENSA NA RELAÇÃO POLÊMICA DOS SEMANÁRIOS GAZETA DO NORTE E FOLHA DO NORTE | |
gustavo leal teixeira |
FORMAÇÕES DISCURSIVAS:INTERDISCURSOS E INTRADISCURSOS PRESENTES EM FRAGMENTOS DE FALA DA CANDIDATA DILMA ROUSSEF | |
Terezinha Maria Marques Teixeira, Maria de Lourdes Guimarães de Carvalho |
CONCEITUALIZAÇÃO DE BRASIL NA FALA DE ULYSSES GUIMARÃES: POR UMA ANÁLISE LINGUÍSTICO-COGNITIVA DO DISCURSO | |
Vitor Cordeiro Costa |
CRENÇAS E EMOÇÕES NA SALA DE AULA: RELATOS DE ALUNOS SOBRE A PRODUÇÃO ORAL NA LÍNGUA INGLESA | |
Thalita Rezende |
Sobre a variação dialetal das fricativas posteriores do espanhol | |
Diego Jiquilin-Ramirez |
AMBIGUIDADE INTENCIONAL EM PUBLICIDADES E PROPAGANDAS | |
Daniela imaculada Pereira Costa, Hejaine de Oliveira Fonseca, Sandra Ramos |
ATOS DE FALA INDIRETOS: UMA INVESTIGAÇÃO COM GRADUANDOS DO CURSO DE LETRAS | |
Hejaine Oliveira Fonseca, Herbertz Ferreira, Waneuza Soares Eulálio |
UM BREVE ESTUDO FUNCIONAL E COGNITIVO NA RELAÇÃO DAS CONSTRUÇÕES NOMINALIZADAS COM O SUFIXO -ARIA | |
Carlos Roberto de Souza Rodrigues |
A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM CONTEXTO DE ENSINO A DISTÂNCIA | |
Maria Cristina Ataide Lobato |
FALA, VITÓRIA! - A VARIAÇÃO DO IMPERATIVO EM VITÓRIA/ES E SUA POSIÇÃO NO CENÁRIO NACIONAL | |
Elaine Meireles Evangelista |
A CONSTRUÇÃO DO ETHOS DISCURSIVO NO DISCURSO INDÍGENA | |
Adriana Recla |
O preenchimento da posição do objeto direto anafórico no falar capixaba | |
Aline Berbert Fonseca, Lilian Coutinho Yacovenco, Maria Marta Pereira Scherre |
A ALTERNÂNCIA NÓS/A GENTE EM TEMPO REAL DE CURTA DURAÇÃO NAS REVISTAS DA TURMA DA MÔNICA | |
Priscilla Gevigi de Andrade, Lilian Coutinho Yacovenco |
AS AFRICADAS BAIANAS EM SERGIPE E ALAGOAS A PARTIR DOS DADOS DO PROJETO ALiB | |
ANDREA MAFRA OLIVEIRA DOS SANTOS |
ANÁLISE DOS VERBOS DAR E DOAR: UM OLHAR FUNCIONALISTA | |
Samira Colombi |
OFERECENDO UMA IMAGEM DE SI: A (DES) CONSTRUÇÃO DO ETHOS DISCURSIVO DA CANDIDATA DILMA ROUSSEFF | |
Renato Pereira Aurélio |
A IMPLEMENTAÇÃO DO VERBO TER NO CAMPO DE HAVER NA VARIEDADE CAPIXABA | |
Fabiane Galiza |
A CONSTITUIÇÃO DO ETHOS DISCURSIVO NO DISCURSO DOS EPITÁFIOS | |
Raquel Vaccari de Lima Loureiro |
O ETHOS PRÉVIO E O ETHOS DISCURSIVO DE DILMA ROUSSEFF | |
Camila Barcelos Ferreira |
PALAVRAS NA ESCOLA: INDÍCIOS DE AUTORIA? | |
Isaura Maria de Carvalho Monteiro |
A concordância nominal na fala capixaba | |
Janaína Biancardi |
A APRENDIZAGEM COLABORATIVA DURANTE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE INGLÊS: OS ALUNOS-PROFESSORES ESTÃO SENDO PREPARADOS PRA SEREM COLABORATIVOS? | |
Fernanda Santana da Silva |
DIALOGISMO, POLIFONIA E INTERDISCURSIVIDADE: PROCESSO DE REFERENCIAÇÃO NO CURTA “ILHA DAS FLORES”. | |
Romison Eduardo Paulista, Vanessa Cristina Andrade Leão |
EM BUSCA DA IDENTIDADE LINGUÍSTICA CAPIXABA: O CASO DA VARIAÇÃO MORFOSSINTÁTICA DO ARTIGO DEFINIDO | |
Heitor da Silva Campos Júnior |
Formas supletivas no imperativo como expressão da modalidade optativa. | |
Moacir Natercio Ferreira Junior, Heloísa Moreira Salles |
EXPANSÃO E REDUÇÃO DE ORAÇÕES FINAIS: A INFLUÊNCIA DA VARIÁVEL EXPLICITAÇÃO DO SUJEITO | |
Carlos Eduardo Deoclécio |
LINGUAGEM, IDENTIDADE E RECEPÇÃO DA DEFICIÊNCIA NA INTERNET | |
Amanda Cristina Gomes |
A EXPRESSÃO DO TEMPO VERBAL FUTURO NO JORNAL A GAZETA: UM ESTUDO DIACRÔNICO | |
Leila Maria Tesch |
A PARTÍCULA “LE” COMO AGENTE RECONSTRUTOR NA FALA DE UM SUJEITO AFÁSICO | |
Nathalia do Nascimento Epifânio, Edwiges Morato |
UM ESTUDO SOBRE ENUNCIADOS DEFINIDORES DO TIPO “É QUANDO” | |
Marcel Caldeira da Silva |
A LÓGICA NA SEMIÓTICA EM UMA ABORDAGEM TRANSDISCIPLINAR | |
Lucas Coelho |
ESTUDO FONÉTICO-ACÚSTICO DA VARIAÇÃO RÍTMICA NO DIALETO CAPIXABA | |
Viviany Paula Gambarini |
A TRANSITIVIDADE DE VERBOS CODIFICADORES DE ESCALA OU EXTENSÃO: ANÁLISE EM CONTEXTOS DE USO | |
HELOÁ FERREIRA CRISTÓVÃO |
ESTRUTURAS COM O VERBO-SUPORTE DAR UMA X-(A)DA: ASPECTOS MORFOSSEMÂNTICO-MODALIZADOR | |
alzira penha davel, alzira penha davel |
Paixões e Timia no Noturno Opus 9 n. 1 de F. Chopin | |
Marina Maluli César |
A RELAÇÃO DE CONSUBSTANCIALIDADE E PREPONDERÂNCIA DOS DIFERENTES NÍVEIS DO FATO LINGUAGEIRO NOS GÊNEROS-CONTRATOS | |
Antonio Wallace Lordes |
A SITUAÇÃO DE COMUNICAÇÃO NO ATO LINGUAGEIRO: UMA PROPOSTA PARA O ESTUDO DOS GÊNEROS | |
Antonio Wallace Lordes |
A REFERENCIALIDADE DA FORMA A GENTE NO CORPUS PORTVIX | |
Alexandre Kronemberger Mendonça |
PERCEPÇÃO, MEMÓRIA E GRAMÁTICA: ESTUDO FUNCIONAL E ORGANOLÓGICO DA TERMINOLOGIA GRAMATICAL | |
LUIZ ROBERTO PEEL FURTADO DE OLIVEIRA |
TRANSITIVIDADE E EFEITOS DE PODER NO BREUE MEMORIAL DOS PECADOS E COUSAS QUE PERTENCE(M) HA CÕFISSÃ, DE GARCIA DE RESENDE | |
Hérvickton Israel Nascimento |
Descrição do verbo pegar para identificação de verbo suporte | |
Lorena Silva Teixeira da Cruz |
ESTUDO DE VERBOS NO JOGO DA LINGUAGEM: UM OLHAR FUNCIONALISTA | |
Aline Morais Oliveira, Carmelita Minelio da Silva Amorim, Lúcia Helena Peyroton da Rocha, Sabrina Pinto Ferraz |
UM RECURSO LINGUÍSTICO PARA PROCESSAMENTO AUTOMÁTICO DE LINGUAGEM NATURAL: DESCRIÇÃO DO VERBO “PASSAR” | |
Aucione Smarsaro Smarsaro |
DESCRIÇÃO SINTÁTICO-SEMÂNTICA DO VERBO PASSAR | |
Lúcia Peyroton Rocha |
A TRANSITIVIDADE NA ESCRITA DO SURDO BILÍNGUE SEGUNDO A ABORDAGEM FUNCIONALISTA | |
SILVANIA DUELES DA CRUZ |
A COMPREENSÃO DOS CLÍTICOS DE 3ª PESSOA POR CRIANÇAS DO PRIMEIRO CICLO | |
José Carlos Vieira Júnior |
ANÁLISE DO FRAME EXPERIÊNCIA DE DANO CORPORAL EM CONSTRUÇÕES DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA O DESENVOLVIMENTO DA FRAMENET BRASIL | |
Michelle Teixeira Silva |
ESTUDO DE VERBOS NO JOGO DA LINGUAGEM: UM OLHAR FUNCIONALISTA | |
Aline Morais Oliveira, Carmelita Minelio da Silva Amorim, Helena Peyroton Rocha, Sabrina Pinto Ferraz |
ENUNCIAÇÃO PROVERBIAL E ARGUMENTAÇÃO POR AUTORIDADE EM CARTAS DO LEITOR. | |
Yves Figueiredo |
POLIDEZ COMO OPÇÃO: O ANALISTA DE BAGÉ NO DIVÃ | |
Yves Figueiredo |
CONTRIBUIÇÕES DA LÍNGUA MAXAKALÍ PARA A DESCRIÇÃO LÉXICO-GRAMATICAL DA LÍNGUA PATAXÓ | |
Carlo Sandro de Oliveira Campos |
A PERCEPÇÃO SEMIÓTICA E MNEMÔNICA DA CATEGORIZAÇÃO SEMÂNTICA | |
Priscilla Chantal Duarte Silva, Dani Cristina de Castro Gonçalves |
DESCRIÇÃO DE ESTRUTURAS LEXICAIS | |
CARLOS AUGUSTO LESSA RANGEL |
A CONSTRUÇÃO NARRATIVA DA IDENTIDADE DE UMA PROFESSORA EM FORMAÇÃO INICIAL | |
Marta Deysiane Alves Faria |
A COLOCAÇÃO DO PRONOME CLÍTICO NA FALA DO DIALETO MINEIRO | |
Wisla Madaleni Ferreira, Mônica Guieiro Ramalho de Alkmin |
RETEXTUALIZAÇÃO, ESTRATÉGIAS DE CONDENSAÇÃO E ESTRUTURAÇÃO ARGUMENTATIVA EM TEXTOS DO ENSINO MÉDIO | |
Márcia Souza Maia e Araujo |
TERMINOLOGIA E REFERENCIAÇÃO DISCURSIVA EM ENTREVISTAS DA MÍDIA IMPRESSA | |
Janayna Bertollo Cozer Casotti |
SER CAPIXABA: O DISCURSO JORNALÍSTICO E A (RE)CONTRUÇÃO DE IDENTIDADES NA ERA DO PRÉ-SAL | |
Marcos Roberto Machado |
Mitigando os mistérios da dissertação escolar | |
Luciano Novaes Vidon, Flávia Conceição Rocha Ricardo |
Relação dos trabalhos a serem apresentados no III Seminário de Educação em Direitos Humanos e I Seminário estadual do Escola Que Protege
| Título | Autores | Data / Horário | Local | Formato |
1 | Formação de educadores: subsídios para atuar na prevenção e enfrentamento às diferentes formas de violência contra a criança e o adolescente |
Aline Rosa Benedito Lucas Elizete Bremenkamp Maria Luzia de Lima Ferreira Vanessa de Oliveira Freire Ferreira |
09/12/11 09h50min ás 12h00
|
Auditório Externo Cemuni VI |
ORAL |
2 |
Lições de Cidadania
|
Ademir Carvalho Ferreira Sobrinho Claudiceia Maria S. Peisino Hoelber Gonçalves dos santos Maria Dilzeni santos dos santos |
09/12/11 09h50min ás 12h00
|
Cine Metropolis |
ORAL |
3 |
O futuro é agora
|
Delma Ribeiro Bodart Gessi Furtado Zeferino Márcia Barbosa Monteiro Gegenheimer Marta Nunes Rodrigues Pereira |
09/12/11 09h50min ás 12h00 |
Cine Metropolis |
ORAL |
4 |
Rede de Proteção a Criança e ao Adolescente: uma proposta de Trabalho Integrado | Wendell Pires Batista Adenilda da Glória Miranda Borges Cíntia Alves da Silva Cristiane Candal Viana Fernanda Barboza Cordeiro Batista Karla da Silva Liberato Freitas Maria Enilza da Conceição Paula Heringer Pontes de Almeida Stephany da Silva Porto Machado Tânia Marcia Marvila Mendes |
09/12/11 09h50min ás 12h00 |
Auditório Externo Cemuni VI |
ORAL |
5 | Projeto Promotores de Cidadania
| Simony Oliveira Dias Arielly Moura Prata | 09/12/11 09h50min ás 12h00 | Cine Metropolis |
ORAL |
6 |
Brincando e aprendendo com a Ginástica
| Fernanda Borges Bissoli, Gustavo Marchetti Correia, Izabela Bissoli Garcia, Leandro Viegas da Silva, Leilane Lauer Huber Ludmila Lima Peterle, Mariana Vieira Ferreira, Matheus Marim de Freitas Paula Karoline Ferrareiz Menezes. |
09/12/11 09h50min ás 12h00 | Cine Metropolis |
ORAL |
7 | O voleibol sentado e suas contribuições aos processos de inclusão da pessoa com deficiência física
| José Francisco Chicon Maria das Graças C. Silva de Sá Aron de Oliveira Pereira Vilete Fernando Rocha Sousa Matheus Marin de Freitas Michelly de Menezes Garcia João Pedro Boni de Sá Renata Sousa Santos |
09/12/11 09h50min ás 12h00 |
Auditório Externo Cemuni VI |
ORAL |
8 |
A ginástica geral como ferramenta potencializadora aos processos inclusivos de jovens e adultos com deficiência intelectual
| José Francisco Chicon Maria das Graças C. Silva de Sá Aron de Oliveira Pereira Vilete Bruno de Oliveira Melo Carlos de Menezes Costa Daniele Rodrigues Karolina Matos Leonardo Pasolini Michelly de Menezes Garcia Paula Karoline Ferrareiz Menezes Rodrigo Pimentel de C. Lopes |
09/12/11 09h50min ás 12h00 |
Cine Metropolis |
ORAL |
9 | O protagonismo de pessoas com deficiência intelectual no processo de ensino-aprendizagem da capoeira | Laís Albuquerque Rodrigues Renata de Souza Santos José Francisco Chicon André da Silva Mello |
09/12/11 09h50min ás 12h00 |
Cine Metropolis |
ORAL |
10 | Manifestação da cultura corporal de movimento: o basquete e a pessoa com deficiência | José Francisco Chicon, Maria das Graças C. Silva de Sá, Bruno de Oliveira Melo Fábio dos Santos Ventura Mirely Cristina Coelho Pontin |
09/12/11 09h50min ás 12h00 | Salão Conexões/Centro de Vivencias |
ORAL |
11 |
“Brinquedoteca: Aprender Brincando”
| José Francisco Chicon Maria das Graças C. Silva de Sá Aline Surlo da Silva Ana Carolina Mobrine Miguel Jéssica de Andrade Ribeiro Leilane Lauer Huber Lucas Freitas Albino Mayara Cristina Silva Mello, Neli Aparecida Mattos de Souza, Tamara Guimarães Ricardo e Thaís Rodrigues Mardegan de Albiáis |
09/12/11 09h50min ás 12h00 |
Salão Conexões/Centro de Vivencias |
ORAL |
12 |
Atividades lúdicas no meio aquático: possibilidades para inclusão | José Francisco Chicon Maria das Graças C. Silva de Sá Alaynne Silva Fontes Ana Carolina Alves de Souza Anderson Moratti Rossi Dayane dos Anjos Ribeiro Dayane Silva Rocha Jolimar Cosmo Katia Helena Bondis Matheus Luchi Bernardes Raiane Barcellos de Mesquita. |
09/12/11 09h50min ás 12h00 |
Auditório Externo Cemuni VI |
ORAL |
13 | EXERCENDO CIDADANIA – Sub-projeto Ciclo de Palestras. |
Simony Oliveira Dias Sônia Pereira do Nascimento
| 09/12/11 09h50min ás 12h00 | Auditório Externo Cemuni VI |
ORAL |
14 | Discutindo Gênero na Escola: Experiência da Rede de Proteção da Criança e Adolescente
|
Wilson Camerino dos Santos Junior
| 09/12/11 09h50min ás 12h00 | Salão Conexões/Centro de Vivencias |
ORAL |
15 | Mobilizando Famílias: Estatuto dos Direitos da Criança e Adolescente Como Mecanismo de Diálogo
| Cizenando Antonio dos Santos Wilson Camerino dos Santos Junior
|
09/12/11 09h50min ás 12h00 |
Cine Metropolis |
ORAL |
16 | Possibilidades e Limites do Estatuto dos Direitos da Criança e Adolescente Enquanto Política Social |
Wilson Camerino dos Santos Junior |
09/12/11 09h50min ás 12h00 | Salão Conexões/Centro de Vivencias |
ORAL |
17 | EXERCENDO CIDADANIA” – Curso de Formação Básica em Direitos Humanos. Coordenação: Simony Oliveira Dias |
Angelo Eduardo Carneiro Dias Sônia Pereira do Nascimento
|
09/12/11 09h50min ás 12h00 | Salão Conexões/Centro de Vivencias |
ORAL |
18 | Prevenção do uso de substancias psicoativas entre escolares do ensino fundamental | Lorena Silveira Cardoso Cíntia Lepaus Thomas Kallen Dettmann wandekoken Marluce Miguel Ciqueira | 09/12/11 09h50min ás 12h00 | Salão Conexões/Centro de Vivencias |
ORAL |
19 | Programa de extensão e pesquisa cada doido com sua mania (CDSM) centro de atenção continuada a infancia e adolescência e adultos (CACIA) |
Geraldo Alberto Viana Murta Tania Mara Alves Prates Geane Uliana Miranda Lorena Abreu Dias Thamy Cristine C. Martins Raiany de Oliveiro Ribeiro |
09/12/11 09h50min ás 12h00 |
Auditório Externo Cemuni VI |
ORAL |
20 |
Projeto socializar | Cíntia de oliveira largura, Jaudinéia Tozato Lima Rosiene Firme de Almeida Sirléia da silva Oliveira | 09/12/11 09h50min ás 12h00 | Salão Conexões/Centro de Vivencias |
ORAL |
21 | Escola/Comunidade: Ação conjunta | Maria Cristina Alves Brandão. | 09/12/11 09h50min ás 12h00 | Auditório Externo Cemuni VI |
ORAL |
22 | Projeto Escola que Protege /Projeto Escola, família, unidos pela Educação | Márcia Hildilene M. Freitas | 09/12/11 09h50min ás 12h00 | Cine Metropolis | ORAL |