PALESTRANTES

 

José Jorge

Possui Ph.D em Antropologia Social por The Queen's University Of Belfast (1984); pós-doutorado pela Rice University (1995) e pós-doutorado pela University of Florida (1996). Foi Catedrático Tinker Professor na University of Wisconsin - Madison (1999). Atualmente é Professor Titular no Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília, Pesquisador 1-A do CNPq e Coordenador do INCT - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia e Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa, do Ministério de Ciência e Tecnologia e do CNPq. Seu trabalho como antropólogo se desenvolve principalmente nas seguintes áreas: Etnomusicologia, Estudos Afro-brasileiros, Estudo da Arte, Religiões Comparadas, Mística e Espiritualidade, Culturas Populares, e Ações Afirmativas para os Negros e Indígenas.

 

Alexsandro Rodrigues

Pós Doutorando em Psicologia. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2009). Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2004). Especializado em Alfabetização pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Carangola (1998) e Graduado em Pedagogia Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Carangola  (1997) Professor Associado I do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo na disciplina: Currículo e Formação docente. Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional (PPGPSI/UFES). Coordenador do Grupo de Estudo e Pesquisas em Sexualidades (GEPSs/UFES) e do Núcleo de Pesquisa em Sexualidade (NEPS/UFES). Interesses de pesquisa: Produção de subjetividade, infâncias (des)viadas, gênero, sexualidade e processos formativos de professores e trabalhadores culturais.


Débora Monteiro

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (2007). É Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação pela UFSCar (2010), na linha de pesquisa "Práticas Sociais e Processos Educativos". Doutora em Educação (2014) na mesma Linha de pesquisa. Faz pesquisa na área de Educação Popular com foco na Educação do Campo e Movimentos Sociais do campo. Atualmente é docente na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) atuando como Coordenadora e docente no curso de Licenciatura em Educação do Campo. Coordena Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo do Espírito Santo (GEPECES) e é Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Paulo Freire (GEPPF - UFES). Atua como Docente do Mestrado Profissional em Educação da UFES. Membro no Comitê Estadual de Educação do Campo do Espírito Santo (COMECES)



Douglas Ferrari

Doutor em educação no Programa de Pós-graduação em Educação pela Ufes. Possui graduação em pedagogia (2017) pela Uniube e em história (2003) pela Ufes, especialização (2004) e mestrado (2007) em História pela Ufes. Foi professor da Prefeitura Municipal de Vila Velha de 2004 a 2017. É professor adjunto do Departamento de Educação, Política e Sociedade, do Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo e coordenador do Núcleo de Acessibilidade da Ufes (NAUFES). Trabalha com as questões das áreas da história da educação, políticas públicas de educação, de educação especial e subárea da deficiência visual. Organizador dos livros: "Educação e direito: inclusão das pessoas com deficiência visual" e "Práticas Pedagógicas no Atendimento Educacional Especializado: pessoas com deficiência visual". Autor do livro: Entre a luta e o direito: políticas públicas de educação para pessoas com deficiência visual.



Erineusa Maria da Silva

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na UFES, na linha de pesquisa Educação, formação humana e políticas públicas. Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (1996). Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (1990) e graduação em Direito pelo Centro Universitário de Vila Velha (2003). Especialista em Direito do Trabalho, Previdência e Processo do Trabalho (2005-2007). Atualmente é professora na Universidade Federal do ES e coordena o curso de Licenciatura em Educação Física do CEFD/UFES. Coordena os cursos de extensão "Cuidadores que Dançam" e o "CriaDança" pelo curso de Licenciatura em Educação Física do CEFD/UFES. É professora pesquisadora no Centro de pesquisa em formação inicial e continuada em educação física (Práxis) do Centro de Educação Física e Desportos e no NEPE - Núcleo de Estudos em Políticas Educacionais pelo Centro de Educação, ambos na Universidade Federal do Espírito Santo. É coordenadora e pesquisadora do NUPEGES - Núcleo Interinstitucional de Pesquisa em Gênero e Sexualidades - Ufes/Estácio. É membro da Comissão de Direitos Humanos Cida Barreto da Ufes. Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos seguintes temas: Trabalho Docente, formação docente, política educacional, estudos de gênero.


Gustavo Forde

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2016). Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2008). Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Madre Gertrudes de São José (1999). Atualmente é professor Adjunto do Centro de Educação da Ufes e exerce o cargo de Diretor de Cidadania e Direitos Humanos na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania da Ufes. Foi membro da “Comissão Pró-Cotas da Ufes” de 2005 a 2006 e, da coordenação do “Movimento Social Pró-Cotas para Negros na Ufes” de 2006 a 2007. Membro-diretor do Centro de Estudos da Cultura Negra do Espírito Santo. Membro do Núcleo Capixaba de Pesquisa em História da Educação da Ufes e do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Ufes. Desenvolve estudos e pesquisas em estudos afro-brasileiros e educação, relações étnico-raciais brasileiras, ações afirmativas e movimento negro, com interesse especial nos campos da história da educação da população negra e do ensino de matemática.












Jocelino Tupinikim 

Educador Indígena, pedagogo com Pós graduação em Educação, Diversidade e Culturas Indígenas pela Faculdades EST - RS e possui mestrado profissional em Linguística e Línguas indígenas pelo Museu Nacional/ UFRJ - RJ. Atua como Educador desde o ano de 2002, sendo que de 2010 a 2015 atuou como Diretor da escola indígena. Na comunidade é uma das lideranças e coordenador das ações Culturais.


Olidina Serafim

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências Aplicadas "Sagrado Coração" (2002). Pós-Graduação em Gestão, orientação e supervisão escolar /2004. Pós-Graduação em Alfabetização e Linguística / 2008. Foi Coordenadora do Setor de Relações Étnico Raciais da Secretaria Municipal de Educação de São Mateus-ES / 2004 a 2008. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo -UFES. Tutora da Especialização de Educação do Campo. Atuou na assessoria da equipe UFES do Programa Pro Jovem Campo Saberes da Terra Capixaba. Coordenadora do GT e do Comitê Estadual de Educação Escolar Quilombola da Comissão Quilombola do Sapê do Norte. Titular do Fórum Estadual de Cultura Afro Brasileira. Esteve como Membro Titular do CEPIR - Conselho Estadual de Igualdade Racial do Espirito Santo. Esteve a frente da Coordenação Estadual de Comunidades Tradicionais e Diversidade Religiosa na SEADH - Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do Espírito Santo de 2010/2015. Servidora efetiva da Prefeitura Municipal de São Mateus -ES -Secretaria Municipal de Educação de São Mateus-ES. Lotação definitiva na, EMEF. Valério Coser.